Pais narcisistas: descubra 5 principais sinais tóxicos

Suspeita que tem pais narcisistas? É bom ficar de olho. Confira alguns comportamentos tóxicos mais comuns desses adultos para identificá-los.

Suspeita que tem pais narcisistas? É bom ficar de olho. Confira alguns comportamentos tóxicos mais comuns desses adultos para identificá-los.

Primordialmente, ter um filho é um momento muito especial. Ser bebê é muito diferente de estar junto quando adulto, pois já pode haver certos conflitos. Aliado a isso, os pais menos preparados projetam seus traços tóxicos em seus filhos, criando um relacionamento ruim muito prejudicial entre eles.

Assim, como tal, é muito importante reconhecer os sinais que podem facilitar a identificação dos pais narcisistas. Isso é uma coisa boa, porque é a única maneira de entender como a mente dessas pessoas funciona.

Entenda o que são pais narcisistas

Para um pai ser considerado narcisista, muitos fatores devem ser abordados, ou seja, não basta que ele seja meramente egoísta ou manipulador. Esses pais consolidam essas atitudes desde cedo, causando traumas e gatilhos na vida adulta. Veja a partir de agora como eles atuam.

Eles olham para seus filhos para validação

Os pais narcisistas geralmente não têm orgulho genuíno de seus filhos. Por outro lado, muitas vezes mostram aos outros suas conquistas de crianças e jovens.

Isso não faz sentido na mente das crianças, pois o comportamento é diferente em particular do que quando outras pessoas estão na platéia.

Ele impõe seus desejos aos filhos

Nesta situação, os sonhos dos mais novos são completamente negligenciados e os desejos dos pais são atendidos. Como resultado, a frustração e a falta de visão são construídas na vida da criança sem o desejo de alcançar o que os pais desejam.

Ele não recebe apoio para buscar o que faz sentido para sua vida.

Eles são muito emocionais e chantagistas

Nesse aspecto, um pai tóxico e narcisista precisa expressar seus sentimentos a todo custo. Na maioria das vezes, esses são sentimentos negativos em relação às crianças.

Portanto, o choro, a reclamação, a decepção e a represália são muito mais dramáticos do que poderiam ser. Além disso, a chantagem é uma característica forte desse tipo de pessoa, pois é como ela consegue a maioria das coisas.

Quando há vários filhos, fica claro qual é o preferido

Entrementes, pais com mais de um filho não devem ter preferência, pois isso causa conflito e dor para aqueles que compartilham se sentem excluídos.

Logo, no caso de um relacionamento tóxico com pais narcisistas, eles não se importam com quem se sente rejeitado. Se um oferece mais benefícios, o outro será deixado de lado.

Eles invertem os papéis

Na mente desses pais, seus filhos devem assumir as responsabilidades que lhes são naturais. Desde cedo, a criança fica sobrecarregada, pois precisa assumir algumas tarefas, como cuidar da casa e cuidar dos irmãos mais novos.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.