Lula é eleito novamente Presidente da República do Brasil

O candidato Lula volta ao poder após 12 anos. Até as 19h56 deste domingo (30), ele havia recebido 50,83% dos votos válidos. Confira!

Luiz Inácio Lula da Silva (PT – Partido dos Trabalhadores) é o novo presidente da República.

O candidato venceu o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), que pleiteava a sua reeleição no segundo turno das Eleições Gerais de 2022.

Assim, esta é a primeira vez que um ex-presidente retorna ao mais alto cargo do Executivo em toda a história do Brasil.

Neste domingo (30) às 19h56, com 98,91% das urnas apuradas, Lula foi tido como eleito após receber 59.563.912 votos (50,83% dos votos válidos), em desfavor de 57.675.427 votos (49,17% dos votos válidos) de Jair Bolsonaro.

Com isso, o número de votos válidos, até o mencionado horário, foi de 117.305.567. Ademais, foram registrados 1.751.415 votos brancos (1,43%) e 3.889.466 votos nulos (3,16%).

Vale ressaltar que a abstenção alcançou a 20,90%.

O candidato já havia ocupado o cargo entre os anos de 2003 e 2011. Ele disputou a Presidência seis vezes desde a redemocratização do país, em 1989 — venceu três e perdeu três, uma vez para Fernando Collor e duas para Fernando Henrique Cardoso.

 

No ano de 2018, Lula não participou da corrida presidencial após ficar preso por cerca de 580 dias em razão da “Operação Lava Jato”, acusado de participação em um esquema de corrupção na Petrobras.

Veja também:

Contudo, todos os processos que embasaram a sua condenação e o levaram a prisão acabaram posteriormente anulados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu pela suspeição do ex-juiz Sergio Moro e firmou a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Eleições 2022

De volta ao palco eleitoral para a disputa de 2022, Lula formou uma coligação de nove partidos (a maior nesta eleição) e elegeu um de seus principais adversários nos últimos anos: o ex-governador de São Paulo e fundador do PSDB Geraldo Alckmin, agora membro do PSB.

No segundo turno, Lula conquistou o apoio dos principais candidatos presidenciais que se interpuseram em seu caminho.

Assim, Simone Tebet (MDB), que terminou em terceiro no primeiro turno com 4,2% do total de votos, aderiu à campanha.

Ao contrario de Ciro Gomes (PDT), quarto no primeiro turno. Ele também declarou seu apoio a Lula e seguiu as diretrizes do partido, mas se manteve afastado da campanha.

Entre as principais promessas de Lula e Alckmin durante a campanha estão o fim do teto de gastos e a proposta de Nova Legislação trabalhista, a ampliação e reestruturação do Bolsa Família.

Além disso, também defenderam a aprovação da reforma agrária e a isenção do Imposto de Renda Pessoa Física para trabalhadores com renda de até R$ 5 mil, além de uma reforma tributária que simplifica os impostos e aumenta a tributação dos mais ricos.

Sobre o candidato Lula

Para quem não sabe, o candidato eleito Luiz Inácio Lula da Silva, tem 77 anos, é natural de Garanhuns (PE) e concorreu pela coligação Brasil da Esperança (formada por FE Brasil (PT/PCdoB/PV)/Solidariedade/Federação PSOL-Rede/PSB/Agir/Avante/Pros).

Ademais, foi Presidente da República entre os anos 2003 e 2010. Atualmente ele é casado com Rosângela Silva, conhecida por “Janja”, e tem como vice-presidente o médico e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

Nascido no ano de 1945 no município de Caetés (PE), então distrito de Garanhuns (PE), o candidato Lula emigrou para Santos (SP) aos sete anos de idade com seis irmãos e sua mãe, apelidada de Eurides e conhecida como Dona Lindu.

A família mudou-se então para o município de Guarujá (SP), onde Aristides Inácio da Silva, pai de Lula e dos outros filhos, havia formado uma nova família.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.