Eleições 2022: “cola” no dia da votação é permitida? Veja!

Sim, o eleitor pode levar uma cola com suas preferências de voto nessas eleições. Porém, a cola deverá ser impressa.

Uma ‘cola” no dia da eleição pode ajudar o eleitor a ganhar mais tempo e não ter que se lembrar dos números! Saiba como preparar o seu, mas obedeça a lei.

O primeiro turno das eleições de 2022 será no dia 2 de outubro. Há muitos números a serem lembrados, então a maioria dos eleitores prefere anotar a sequência dos números para não correr o risco de errar no dia da eleição. O que muitos duvidam é se podem levar os papéis (as conhecidas “colas”) para a cabine de votação. Veja o que diz a regra.

Contagem de cada candidato de sua escolha. É uma forma de facilitar a votação e evitar erros que podem acontecer, principalmente por falta de hábito e prática com a urna eletrônica.

Uso da cola nas eleições

Incialmente, a justiça eleitoral não só permite, como incentiva que o eleitor até leve algum tipo de cola no dia da eleição. Não há nada de errado com a prática, afinal é uma forma de agilizar ainda mais a digitação, o que beneficia todos os demais eleitores e reduz o tempo de espera.

Sem contar que muitas pessoas ainda acham difícil lembrar a sequência dos números. Com cola, isso não acontece, para que o eleitor não corra o risco de ter que anular o voto por não lembrar o número do candidato.

Para facilitar ainda mais o eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral preparou um arquivo . Assim, o eleitor pode acessar com muita facilidade o conteúdo do site do TSE disponível na aba Eleições 2022.

Basta digitar, baixar o modelo e imprimir. O documento inclui locais para anotar os números dos candidatos, além da ordem correta que o eleitor usará no dia da eleição.

Este ano é necessário votar nos cargos de:

  • Deputado Federal;
  • Deputado Estadual;
  • Senador;
  • Governador;
  • Presidente;

Embora o uso da cola no voto seja permitida, em regra, os cidadãos devem estar cientes de que só é possível anotar os números anotados em papel, pelo que não é permitido utilizar o telemóvel na cabine.

Veja também:

 

Assim, se houver um segundo turno, ela já está prevista para 30 de outubro. Se necessário, o eleitor pode levar um adesivo com o número do candidato. Se você esqueceu um número ao inserir a urna, pode corrigi-lo e começar de novo.

Sobre as eleições 2022

Primordialmente, as eleições gerais no Brasil em 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro, para o primeiro turno, e em 30 de outubro em caso de um segundo turno.

Assim, nesses dias, serão eleitos o Presidente, o Vice-Presidente e o Congresso Nacional. As eleições para governadores e vice-governadores estaduais e distrital, Assembleias Legislativas Estaduais e Câmara Legislativa do Distrito Federal acontecerão simultaneamente.

Nesse sentido, segundo decisão de 2020 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos devem atribuir parte de suas listas e tempo de emissão durante a campanha eleitoral a candidatos afro-brasileiros.

# Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.