Eleições: Como justificar o voto e não pagar multa? Confira!

Todas as pessoas que não compareceram às eleições no último domingo devem justificar o voto. Caso contrário deverão pagar multa ao TSE;

Todos os eleitores que não participaram das eleições do último domingo 2 têm que justificar seu voto a partir de agora.

Nesse sentido, há um prazo de 60 dias para acessar o aplicativo digital e-Título (no Android ou iOS) ou acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em www.tse.jus.br.

Além da mídia digital, também é possível justificar pessoalmente no dia. Isto deveria ter ocorrido no dia 2 nos balcões de justificação instalados nas assembleias de voto.

Visite a seção eleitoral disponível no site do tribunal eleitoral regional (TER) de sua cidade para descobrir onde estão localizados os postos de justificação. O procedimento também será utilizado no segundo turno, em 30 de outubro deste ano.

Formas de justificar seu voto nas eleições

Os eleitores ausentes também podem justificar seu voto por correspondência. Basta enviar o pedido de justificação eleitoral à autoridade judiciária da circunscrição responsável pelo título.

Contudo, é obrigatório anexar um documento que justifique o motivo da não participação.

Veja também:

Se você está fora do país e não mudou sua residência eleitoral, é possível justificar seu voto até 30 dias após seu retorno ao Brasil.

As pessoas residentes no exterior que transferiram o título também têm 60 dias a partir de 2 de outubro passado.

A justificativa é dada separadamente em cada uma das rodadas de votação. Isto significa que não é possível justificar duas faltas ao mesmo tempo.

Quem não justificar deve pagar multa

Todos os eleitores que faltarem e não justificarem sua ausência devem pagar multa de R$ 3,51. Nesse caso, o pagamento é feito por meio de boleto da União no Banco do Brasil. Sistema Pix ou cartão de crédito também podem ser usados.

Acesse o site do TSE (https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/quitacao-de-multas), preencha o formulário e apresente o comprovante de depósito.

Eleições 2022

A eleição geral brasileira de 2022 foi realizada em 2 de outubro no primeiro turno, sendo o segundo turno em 30 de outubro em alguns casos inclusive por decisão do Presidente da República.

Nesses dias, são eleitos o Presidente, o Vice-Presidente, os Governadores, os deputados estaduais e federais e os senadores. As eleições para os estados, o distrito federal, o legislativo estadual e o legislativo do distrito federal são realizadas simultaneamente.

Uma decisão de 2020 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exigiu que os partidos políticos destinassem parte de suas listas e tempo de antena a candidatos afro-brasileiros durante a campanha eleitoral.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.