Educação pública no Brasil: Qual é a importância dela?

O setor de educação pública brasileira é uma das que mais abrem vagas. Os candidatos com formação nesta área tem muitas oportunidades.

O setor de educação pública brasileira é um dos que mais abrem vagas.

Os candidatos com formação nesta área podem candidatar-se a vagas oferecidas por instituições que vão desde o ensino básico ao ensino básico, secundário, superior e técnico.

As competições serão abertas por agências locais, estaduais e federais em todo o país.

Dentre as ocupações educacionais, o cargo com mais vagas é o de professor com capacidade para ministrar aulas de diversas disciplinas em todos os níveis de ensino.

Assim, se pretende trabalhar nesta área, mantenha-se a par dos concursos públicos que estão a ser lançados em várias cidades para a seleção de educadores para o ano letivo de 2022.

Outros cargos licitatórios destacados publicamente são os de agentes escolares, coordenadores e diretores de escolas.

Simultaneamente, Thais Cassoli Reato Cézar, Diretora Acadêmica da LFG, informa que há muitas oportunidades para quem quer seguir carreira na educação pública.

Segundo ela, há espaço para crescimento tanto por meio de promoção interna quanto por meio de concorrência interna ou externa, afirma.

Educação pública: Benefícios

Ela também menciona os benefícios da estabilidade, principalmente no contexto atual do país onde as pessoas convivem com a incerteza de perder o emprego devido às incertezas da economia.

A educadora Sonelise Cizoto observa que a importância da educação para a sociedade se consolidou ao longo da história.

Esse reconhecimento se ampliou no século 21, diz ela, que é professora há 35 anos e também autora da Coleção de Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental aprovada pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático).

Para os candidatos que querem entrar nessa área, ela ressalta a importância do talento e da preparação profissional.

Logo, mais do que o desejo de poder atuar na área da educação e estar preparado para isso, o concurseiro deve reunir elementos reais que garantam essa formação, afirma Sonelise.

Você também precisa ler:

Neste ponto, o professor ressalta que os cursos de graduação não podem abranger toda a gama de conteúdos exigidos nos concursos.

Aconselha ainda sobre quem quer ter sucesso neste contexto a ter o máximo cuidado para completar e expandir a formação inicial que adquiriu durante os seus estudos.

Do ponto de vista dos educadores, o campo da educação é imensamente promissor, reúne qualidades que o tornam indispensável para ampliar as competências de todos os sujeitos da sociedade e fortalecer o país.

Para falar um pouco mais sobre as oportunidades de carreira na educação pública, vejamos alguns pontos.

O que significa educação pública?

A educação pública é fornecida pelo Estado a todos os cidadãos, sustentada por impostos pagos por todos os brasileiros. Principalmente oferecido gratuitamente.

A educação pública está disponível em todos os níveis:

  • Ensino infantil (0 a 6 anos);
  • Ensino fundamental (7 a 14 anos);
  • Ensino médio (15 a 17 anos);
  • Ensino superior.

Vale ressaltar que ainda há formação técnica não obrigatória e presente principalmente nos Institutos Federais (IFs).

Qual a importância da educação pública?

O acesso à educação trata-se de um direito garantido na Constituição Federal.

Constante no artigo 205, a CF afirma que a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, é promovida e apoiada em colaboração com a sociedade.

Assim, isso tem o objetivo de promover o pleno desenvolvimento da pessoa, sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação profissional.

É, portanto, dever do Estado garantir o acesso à educação para toda a população brasileira.

Isso porque o acesso à educação afeta diretamente a economia, a saúde, a segurança pública e outras esferas sociais.

Os alunos podem conseguir melhores empregos, adquirir ideias sobre saúde e proteção ambiental, além de entender melhor como funcionam as leis e, portanto, direitos de acesso.

Qual é a situação atual da educação brasileira?

A cada dia, diversos atores sociais afirmam a importância da educação pública para o país.

Mas, na prática, a educação pública não é valorizada como deveria. Muitas escolas têm problemas de infraestrutura e alguns estados não cumprem o salário mínimo obrigatório para educadores.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 26% das escolas de ensino fundamental (jardim de infância, ensino fundamental e ensino médio) não tinham acesso à água encanada em 2019.

Ademais, cerca de 21% não tinham coleta de lixo, 49% não tinham rede de esgoto e 16% não tinham banheiros dentro dos prédios.

É de salientar que o número de jovens que frequentam a escola está a aumentar: em 1980, frequentavam a escola 80% das Pessoas com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos.

Em 2015, 97,7% dos jovens entre os 6 e os 14 anos frequentaram a escola.

Nesse aspecto, o investimento do governo em educação não acompanhou essa expansão: o orçamento total para educação em 2021 (118,4 bilhões de reais) foi o menor desde 2012 (121,2 bilhões de reais).

Portanto, é um consenso entre todos educadores, sociedade, pais e alunos que a educação brasileira precisa ser aprimorada.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.