Eleições 2022: Tudo que você precisa saber para votar. Veja!

Nessas eleições, os brasileiros vão às urnas no dia 2 de outubro escolher o próximo presidente da República e mais outros quatro cargos.

Nessas eleições, os brasileiros vão comparecer às urnas no dia 2 de outubro para escolher o próximo presidente da República e mais outros quatro cargos.

Contudo, é preciso ficar atento às regras do que pode e o que não pode neste dia, como por exemplo levar o celular na cabine de votação, se é preciso o título de eleitor impresso ou pode ser a versão digital, quais os documentos obrigatórios, o horário de abertura e fechamento das urnas, entre outros pontos.

Desse modo, para ajudar o eleitor a tirar as principais dúvidas acerca do domingo de eleição, preparamos uma série de orientações levando em conta a Resolução 23.669/2021, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a qual determina as regras para o pleito.

Confira abaixo, as orientações do que pode e o que não é permitido no dia, com mais informações em cada uma delas.

Horário de votação e horário local nas eleições

O TSE unificou a votação em todos os estados usando o horário de Brasília, independentemente do fuso horário em algumas regiões.

Desse modo, todos os brasileiros votarão entre 8h e 17h, com ajustes no Norte e Fernando de Noronha. Confira aqui o horário de votação em seu estado.

Depois de saber o horário de funcionamento das urnas eletrônicas, será preciso saber o local de votação.

Assim, no próprio titulo de eleitor impresso ou digital, será possível encontrar os números da zona e da seção em que está inscrito, mas deve primeiro verificar se o endereço continua a ser aquele a que está habituado.

Para quem já possui o e-Título, o aplicativo móvel com o cartão de eleitor digital, basta abrir o aplicativo e localizar o endereço da zona e da assembleia de voto.

Não pode ir armado

Caso  você não esteja a serviço de nenhuma força de segurança, não poderá portar armas de fogo a menos de 100 (cem) metros das seções eleitorais, mesmo se tiver autorização, de acordo com a nova redação da Resolução 23.669/2021.

Camiseta, adesivo ou broche de candidato

Nesse sentido, está permitido a utilização de camiseta, adesivo, broche ou boné alusivos a candidatos ou partidos no local de votação, contanto  que seja de forma silenciosa e apenas na sua vestimenta.

Veja também:

Por outro lado, chegar com o seu celular tocando o ‘jingle’ de campanha em volume alto, não é permitido de forma alguma, e nem mesmo andar vários amigos próximos um aos outros vestindo as mesmas roupas, situação esta que pode caracterizar boca de urna.

Documentos para votar

Depois de identificar a sua assembleia de voto, deve trazer o seu título de eleitor impresso e um documento de identificação com fotografia que o identifique, mesmo que esteja expirado.

Assim, se já instalou e validou o e-Título no seu telemóvel, não necessita de documentos adicionais. Na assembleia de voto, todos os eleitores também são identificados biometricamente.

Celular não é permitido

Após se identificar, você será encaminhado à cabine de votação, mas deverá deixar seu celular na mesa de votação, conforme nova redação da Resolução 23.669/2021.

O objetivo é impedir que os brasileiros registrem seu voto – que é secreto.

Ordem de votação e “cola” dos candidatos

Nessas eleições, o eleitor poderá recorrer a popular “colinha” com os números dos candidatos para selecionar e votar, porém é preciso escrever os números em um papel.

Dessa forma, ela é realmente necessária nas eleições deste ano. Até por que, você vai votar para cinco cargos, nesta ordem: deputado federal (4 números), deputado estadual ou distrital (5 números), senador (3 números), governador (2 números) e presidente (2 números).

Você não pode votar com acompanhante

Se você realmente não precisa de ajuda na votação, como pressionando os botões da urna eletrônica, é proibido entrar na cabine de votação com um acompanhante. E não, nem mesmo seu filho pequeno pode ajudá-lo a exercer sua cidadania.

O que é essa outra urna eletrônica?

Alguns brasileiros vão encontrar uma urna eletrônica diferente da que estão acostumados nesta eleição.

Trata-se de um modelo novo e mais moderno que faz parte do projeto de atualização do equipamento. Além de um formato maior e melhor processamento, o modelo oferece mais recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva.

Não votei no primeiro turno, posso votar no segundo?

Sim, porque o TSE considera cada cédula um único voto. Só pode votar se o seu título tiver sido anulado ou em situação irregular de votação.

Essas foram algumas dicas para ajudar voce nessas de 2022, obrigado pela leitura e esperamos ter ajudado você!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.