Eleições 2022: Saiba o que fazer se for votar noutra cidade

Prazo para solicitar à Justiça permissão para votar em trânsito nas eleições de 2022 começou em 18 de julho e vai até o dia 18 de agosto. Confira!

Prazo para solicitar à Justiça permissão para votar em trânsito nas eleições de 2022 começou em 18 de julho e vai até o dia 18 de agosto. Confira mais detalhes abaixo!

Nesse sentido, o eleitor que não estiver em seu local de residência durante a eleição não precisa renunciar à votação. O voto em trânsito é uma forma de quem não está na cidade ou estado em que está votando, mas deseja exercer sua cidadania votando em seus representantes.

Desse modo, o prazo para solicitar a autorização judicial começou em 18 de julho e vai até 18 de agosto. Em 2022, as eleições estão marcadas para 2 de outubro e 30 de novembro, caso seja necessária uma segunda votação.

Os brasileiros vão eleger deputados estaduais e federais, senhores, governadores e o novo presidente da república.

Tipos de voto em trânsito

Existem dois tipos de votação em trânsito, a saber:

  • O eleitor está em uma cidade diferente do mesmo estado de sua residência eleitoral;
  • O eleitor está em um estado diferente de sua residência eleitoral;

No primeiro caso, o cidadão pode votar em todos os cargos em disputa.

Já na segunda hipótese, ele tem o direito de eleger apenas o Presidente. A opção não inclui aqueles localizados no exterior.

Como solicito um voto em trânsito?

O requerimento para votar em outra cidade deve ser feito exclusivamente nos cadernos eleitorais do país, sem possibilidade de requerimento via internet. Apenas capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores são elegíveis, e a lista está disponível aqui.

Assim, o eleitor deve ir ao Colégio Eleitoral mais próximo com uma identificação com foto emitida pelo governo para se inscrever. Você pode optar por votar em apenas uma ou ambas as cédulas em trânsito.

No que tange aos cidadãos residentes fora do Brasil que desejem votar em seus representantes, estes devem registrar seu título de eleitor na embaixada do país de destino.

Sobre as eleições 2022

Cabe mencionar que as eleições gerais no Brasil em 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro, para o primeiro turno, e em 30 de outubro em caso de haver um segundo turno.

Desse modo, nesses dias, serão eleitos o Presidente, o vice-presidente e o Congresso Nacional.

As eleições para governadores e vice-governadores estaduais, legislativos estaduais e legislativo do distrito federal são realizadas simultaneamente.

Uma decisão de 2020 do Supremo Tribunal Eleitoral exigirá que os partidos políticos destinem parte de suas listas e tempo de antena a candidatos afro-brasileiros durante a campanha eleitoral.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.