Concurso Agepen DF é AUTORIZADO com 1.179 vagas

O cargo de Agente de Execução Penal do Estado do Distrito Federal (Agepen DF) foi autorizado hoje mesmo. O provimento de 400 vagas será feito até julho do ano que vem, 2021. Continue lendo este artigo para saber mais sobre o concurso Agepen DF. Separamos este artigo do seguinte modo para ajudar na sua leitura:

  • Concurso Agepen DF: 400 vagas autorizadas;
  • Concurso Agepen DF: último edital;
  • Concurso Agepen DF: cargo de agente;
  • Concurso Agepen DF: inscrições;
  • Concurso Agepen DF: avaliação;
  • Concurso Agepen DF: considerações finais;






Concurso Agepen DF: 400 vagas autorizadas

O concurso está com o provimento de cargos referentes ao artigo 1, ainda dependente da prévia autorização da Secretaria de Estado de Economia.

Nesse contexto, ele está condicionado à existência de vagas na data de publicação. Ademais, está autorizada a previsão do cadastro de reservas desse ano de 779 vagas. No ano de 2022, as vagas serão limitadas em 400 e em 2023, limitadas a 379 vagas.

Ao todo, serão 1.179 vagas com 400 para início imediato e 779 para cadastro reserva. A remuneração será de R$4.745,00, de acordo com o último edital. Além disso, vamos falar um pouco sobre o edital anterior do Concurso Agepen DF.

Confira a publicação:






Concurso Agepen DF: último edital

O último edital do Concurso Agepen DF foi divulgado em 2014. Nele, foram ofertadas 1100 vagas para Agente Penitenciário do Distrito Federal.

O concurso selecionaria 200 candidatos para vagas imediatas e 900 cadastros de reserva. O concurso teria duas etapas. Nesse contexto, a primeira etapa seria composta pelas fases:

  1. Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Teste de aptidão física, de caráter fase eliminatória;
  3. Avaliação psicológica, fase eliminatória;
  4. Sindicância de vida pregressa e investigação social, fase eliminatória.

A segunda etapa, contudo, seria um curso de formação com caráter único de eliminação. Todas as provas foram realizadas na cidade de Brasília/DF.






Concurso Agepen DF: cargo de agente

O cargos seria agente de atividades penitenciárias e o requisito seria um curso de nível superior, de graduação, de instituição reconhecida pelo MEC. As atribuições do agente seriam:

  • Exercer e operacionalizar tarefas de atendimento, serviço de vigilância, custódia, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais do Distrito Federal;
  • Acompanhar e instruir processos de reeducação, reintegração social e ressocialização do detento;
  • Organizar e trabalhar de modo geral com documentos, controle de pessoal, tramitar processos e expedientes dos estabelecimentos penais, além de arquivar e atualizar fichários e prontuários da instituição;
  • Ajudar internos nos estabelecimentos penais, especialmente em áreas religiosas, sociais, educacionais e profissionais;
  • Atualizar e cadastrar visitantes, familiares de internos que são autorizados para entrar na instituição penal;
  • Assistir gerências e chefias dos estabelecimentos penais;
  • Realizar o serviço de expediente junto ao Poder Judiciário e aos demais órgãos ou às demais entidades, bem como fiscalizar suprimentos necessários e entrega de produtos;
  • Outras atividades compatíveis com sua função.

Todas essas atividades são atribuídas ao cargo.






Concurso Agepen DF: inscrições

As inscrições do Concurso Agepen DF 2014 foram realizadas pela internet do dia 19 de janeiro de 2015 até o dia 24 de fevereiro de 2015.

Para isso, bastava acessar o site https://www.universa.org.br no período de inscrições. A taxa de inscrição era de R$77,00 e era possível requisitar a isenção da taxa. O pagamento era feito por meio do boleto bancário e o prazo era até um dia depois do término das inscrições.

Concurso Agepen DF: avaliação

A prova objetiva era simples: de caráter eliminatŕio e classificatório, composta por 150 questões. Ela valia 150 pontos. Cada conteúdo teria itens a serem julgados como certos ou errados.

Nesse sentido, o candidato deve assinalar certo ou errado de acordo com a veracidade da questão. Seriam 50 questões de conhecimentos básicos e mais 100 conhecimentos específicos.

Os candidatos que não atingirem no mínimo a pontuação 10 nos conhecimentos básicos e 40 nos conhecimentos específicos era reprovado imediatamente.

Na prova toda, era essencial acertar no mínimo 60 pontos. Ou seja, havia mínimo para cada conteúdo e também para a prova total.






Concurso Agepen DF: considerações finais

O concurso Agepen DF 2020 foi autorizado. Isso significa que em breve o edital será lançado. Por enquanto, só podemos apresentar informações de concursos que já ocorreram.

Ainda assim, o concurso não será muito diferente, especialmente se a banca for a mesma. Sendo assim, fique ligado nas notícias que em breve o edital para o concurso finalmente será divulgado.

Assine nossa newsletter e siga-nos em nossas redes sociais para saber mais.






Comentários (0)
Adicionar comentário