Apólice de seguro: O que é? e para que serve!? Confira agora!

Uma das dúvidas mais comuns de se entender é a apólice de seguro, que é um documento emitido pela seguradora onde o seguro foi contratado. Confira mais!

Apólice é um documento emitido por uma seguradora quando da aquisição de um bem, que pode ser um produto ou serviço, e faz um seguro o qual explica exatamente o que o Segurado, a pessoa que celebrou o contrato de seguro, está contratando; quais são as cláusulas, condições e riscos deste contrato.

Este documento é a formalização do contrato. Inclui o que você realmente está contratando, a cobertura, o prazo e o suporte que o seguro oferece.

Também estão incluídos na apólice os direitos e obrigações das partes, bem como os termos e condições gerais e especiais do contrato.

Por exemplo, se você faz seguro de um veículo, geralmente é necessária uma franquia para desbloquear o benefício quando necessário e isso é especificado no contrato.

A apólice também contém os documentos necessários para ativar e receber o pagamento da cobertura contratada.

Quais informações devem constar na apólice?

Em regra, uma apólice de seguro contém os dados pessoais do segurado e os dados da seguradora que presta o serviço. Além disso, três cláusulas ou condições principais devem ser incluídas na apólice.

Condições Gerais

São os direitos e obrigações de cada parte contratante, ou seja, o segurado e a seguradora. As condições gerais também contêm informações como coberturas, valores para cada cobertura, forma de pagamento do prêmio e prazo de validade do contrato.

Condições especiais

Estas são as condições específicas do contrato. Variam de acordo com o tipo de apólice e seguro contratado.

Condições especiais

Nesta parte o que o seguro cobre, indenizações, beneficiários do contrato, quanto cada um pode receber em cada situação e também a duração do contrato o seguro contratado .

Quais são os principais tipos de apólices de seguro?

Quando uma pessoa compra um seguro, o objetivo é se proteger contra imprevistos que podem causar danos materiais ou serem convertidos em valor monetário.

Por exemplo, dependendo da apólice, o seguro de carro protege o segurado e terceiros envolvidos em um acidente.

Com o seguro patrimonial, caso o contratante seja vítima de roubo, o contratante poderá receber novos bens ou valor em dinheiro, dependendo do acordo contratual. O tipo de apólice fornece informações sobre como o seguro funciona e o que ele cobre.

Apólice Abrangente ou Multirriscos

Este tipo de apólice é o mais utilizado e oferece cobertura para diferentes tipos de riscos em um único documento. Pode proteger o segurado e seus bens.

Apólice de Risco Nomeado

Este tipo de seguro cobre apenas o que está estipulado no contrato. Ao contratar o seguro, o cliente escolhe o escopo do contrato de acordo com suas necessidades.

Apólice de recebo

Este tipo de apólice é utilizado para contratos a prazo, ex. B. Uma viagem com data de início e de término. Serve também como comprovante de pagamento e garante a cobertura do prêmio do seguro.

Seguro de responsabilidade civil

Este tipo de seguro destina-se a ressarcir danos morais ou físicos causados ​​pelo segurado a outra pessoa.

Isso significa que se o segurado cometer um crime que cause dano a outra pessoa e o pagamento for necessário, esse tipo de apólice garante a cobertura do valor.

Apólice aberta e fechada

Quando uma apólice é aberta, ela pode ser alterada de acordo com as necessidades do segurado. Você pode adicionar ou remover mercadorias ou pessoas do contrato. No caso de uma apólice fechada, não são permitidas alterações após a contratação do seguro.

Apólice de seguro reembolsável

Ao contrário de outros tipos de seguro, esta apólice permite que o segurado pague o valor investido no seguro ou seja, receber pagamentos de prêmios. Quanto mais tempo o seguro estiver ativo, maior será o percentual que o segurado poderá receber em relação ao valor total pago até o momento.

Apólices individuais e em grupo

A apólice também pode ser contratada por uma única pessoa ou como um grupo. No segundo caso, normalmente é contratado por empresas ou associações em nome de várias pessoas.

Apólice obrigatória ou facultativa

O segurado contrata uma apólice facultativa. No caso de seguro obrigatório, ou seja, seguro obrigatório, como o DPVAT, as condições não podem ser negociadas por se tratar de uma obrigação legal.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

a apólice de seguro de transportea apólice de seguro é constituída pora importância da apólice de segurosapólice de seguroapólice de seguro à vendaapólice de seguro de responsabilidade civilapólice de seguro empresarialapólice de seguro exemploapolice de seguro o q éapólice de seguro o que eapolice de seguro oq eapólice de seguro significadob apólice de seguro o que está funcionacomo conseguir a apólice de segurocomo consultar a apolice de segurocomo entender a apolice de segurocomo funciona a apolice de segurocomo saber a apolice de seguroo que e a apólice de seguroo que é apólice de seguro de automovel