Criminosos acessam contas de banco online; Saiba se proteger

Estratégias antigas são reeditadas: golpe em que criminosos se passam por funcionários de banco cresceu 340% em 2021.

Estratégias antigas são reeditadas: golpe em que criminosos se passam por funcionários de banco cresceu 340% em 2021.

Atualmente, realizar operações bancárias pela Internet (Internet Banking) é sinônimo de comodidade e economia de custos: entre outras vantagens, você não precisa fazer fila, pode realizar transações em horários ou datas em que as agências não funcionam e dependendo do serviço, você pode obter preços mais baratos.

Contudo, o problema é onde há dinheiro, há criminosos. Infelizmente, no mundo online não é diferente: é provável que você conheça alguém que já tenha sido vítima de uma fraude bancária envolvendo acesso via Internet – você mesmo pode ter passado por isso.

Assim, para ajudar a evitar situações como essa,  preparamos algumas dicas para evitar golpes e fraudes de internet banking.

No final do texto você saberá como agir caso o problema ocorra com você ou com alguém que você conhece.

Dicas para proteger sua conta no Internet Banking de criminosos

Sempre verifique o endereço do site do banco antes de usá-lo

Um dos truques mais comuns usados ​​por criminosos para acessar contas bancárias pela Internet é criar sites bancários falsos, que, no entanto, são muito parecidos com os reais.

Se o usuário não perceber que está inserindo um endereço não original, ele está inserindo informações confidenciais, como o número da conta atual e a senha.

Por esse motivo, é muito importante verificar o endereço do site (URL) antes de inserir as informações da sua conta.

Essa verificação deve ser realizada em todo e qualquer acesso, pois os criminosos podem usar truques simples a mais complexos para atrair o usuário para o site falso.

Nisso, configura as configurações de DNS das máquinas e redireciona o navegador para um site falso quando o usuário insere um endereço real do banco.

Como o site fraudulento imita o site real, a pessoa geralmente não percebe a diferença.

Portanto, se você achar que o endereço do site possui alguma diferença ou característica suspeita – por exemplo www.nomedobanco.abc.net em vez de www.nomedobanco.com.br – não compartilhe seus dados.

Em caso de dúvida, ligue para o banco e pergunte se esse endereço é realmente utilizado pela empresa.

Cuidado com e-mails falsos, mensagens SMS e WhatsApp em nome do banco

Outro truque muito utilizado pelos golpistas é enviar e-mails falsos (golpes de phishing) em nome do banco. A mensagem tenta induzir o usuário a clicar em um link ou arquivo anexado com propriedades maliciosas.

Por exemplo, o texto pode indicar que o usuário tem uma dívida pendente ou que recentemente teve um determinado valor debitado de sua conta.

Apavorada, a pessoa clica no suposto link ou arquivo que fornece mais detalhes sobre o problema, mas isso na verdade leva a um site falso ou instala malware que captura dados digitados, por exemplo.

Portanto, fique atento aos e-mails em nome dos bancos. Tenha em mente que as instituições bancárias normalmente não cobram por e-mail.

Além disso, essas mensagens costumam ter características que as tornam mais fáceis de identificar, como erros ortográficos, formatação irregular ou conteúdo atraente (que convence você de algo com argumentos fortes).

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.