Correios irá exigir CPF ou CNPJ para envio de encomendas

Segudo os Correios, a exigência de CPF, CNPJ ou passaporte traz mais segurança e ajuda no rastreamento das encomendas. Veja!

Após meses de rumores, os Correios confirmaram uma mudança importante: agora é obrigatório declarar CPF ou CNPJ no envio de encomendas nacionais. A medida entrará em vigor no dia 1º de setembro e, segundo a estatal, pretende dar mais segurança ao processo.

Estrangeiros podem usar o passaporte como documento.

Segundo Paula Guinatti, superintendente executiva de Canais de Vendas dos Correios,  as informações não só oferecem mais segurança, como também permitem o rastreamento de pedidos e outras funções.

Nisso, para pedidos destinados aos cacifos dos Correios e serviço de clique e recolha, são necessários os dados do remetente e também os destinatários CPF, CNPJ ou passaporte e telefone celular ou e-mail.

Se o remetente não fornecer as informações, o atendimento ao cliente não publicará.

Os correios também informam que as datas não serão publicadas nas etiquetas. As informações aparecem apenas nos sistemas internos que seguem as diretrizes do Código Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Já foi exigido CPF ou CNPJ dos destinatários para pedidos internacionais.

Correios e a nova mudança

Há especulações sobre uma mudança desde fevereiro.

Desse modo, há meses que há rumores sobre a exigência. Em fevereiro de 2022, o Tecnoblog apurou que algumas agências dos Correios já estavam alertando seus clientes que os remetentes e destinatários CPF ou CNPJ seriam exigidos a partir de abril.

A mesma informação circulou entre os funcionários. Algumas empresas de logística, entretanto, assumiram que o regulamento estava em vigor desde 1 de janeiro.

Na ocasião, a reportagem entrou em contato com a estatal, que disse que a informação era opcional e servia apenas para dar acesso a alguns serviços e funcionalidades. A recomendação às agências foi a retirada desses avisos.

Sobre os Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente Correios, é uma sociedade anônima federal responsável, mas não se limitando, à implementação do sistema de envio e entrega de correspondência no Brasil.

Assim, realiza a distribuição de encomendas em todo o território nacional e presta outros serviços de apoio ao governo – em todas as áreas – e de apoio à população, tais como a distribuição de vacinas e medicamentos, manuais escolares, serviços bancários serviços, entrega de exames do ENEM, entre outros serviços sociais, como a Carta Social dos beneficiários do Bolsa Família.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.