Poupança: conceito flexível nos seus hábitos de consumo

A poupança deve ser um conceito flexível nos seus hábitos de consumo. Veja algumas dicas para o seu planejamento financeiro.

A economia pode fazer parte de um processo flexível em sua rotina, por isso é importante ter clareza sobre quais são seus objetivos para definir suas metas.

Poupança: abordagem flexível aos seus hábitos de consumo

Dentro da abordagem de poupança flexível, é importante que os seus objetivos iniciais sejam baseados em seus hábitos de compra e gastos. Isso permite que você analise o que pode mudar na sua rotina.

Faça uma troca barata

Por exemplo, você pode trocar seu cartão de crédito tradicional por uma opção sem taxa. Porque as fintechs oferecem serviços bancários em sua maioria gratuitos.

Portanto, essa mudança também pode ser viável com sua conta bancária. No entanto, como parte do conceito de flexibilidade na poupança, é importante poupar todas as quantias poupadas, mesmo que sejam quantias insignificantes.

Visualize seu processo de forma tangível

Desta forma, você cria um processo flexível e uma visualização tangível de seu processo; o que será muito importante para construir uma relação positiva com suas finanças no longo prazo.

Repita seu planejamento periodicamente

Com o tempo, é possível revisar seu planejamento financeiro, definir metas específicas e redirecionar valores fixos em poupança. No entanto, o conceito de flexibilidade refere-se a uma melhor observação de seus hábitos (atuais) financeiramente prejudiciais.

Observe o mercado e conheça outras opções

Além disso, é possível você estudar o mercado de investimentos e explorar outras opções de renda fixa considerando as inúmeras oportunidades disponíveis para quem tem certeza de aumentar sua rentabilidade.

No entanto, é possível, assim como quando você iniciou seu processo, estudar as possibilidades e planejar de forma incremental.

É importante entender a poupança como um conceito dentro da sua rotina, pois através dessa observação e flexibilidade planejada é possível que você questione seus hábitos de compra e consumo e, principalmente, diminua seus impulsos de compra.

Não desista desse processo

Mesmo que seu planejamento financeiro seja feito de forma não linear, é possível que você não desista desse processo; pois quando você desiste de planejar suas finanças, você perde o controle de algo que já está acontecendo na sua rotina.

Por isso, é importante que você tenha total flexibilidade em seu processo e fluxo de trabalho para que o planejamento financeiro se torne um processo positivo e não uma fonte de subsistência; pois assim tendem a abrir mão de todo o seu fluxo e não adote o conceito de economia em seus hábitos de consumo.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

 

 

Comentários estão fechados.