Faculdades no Brasil: Confira as opções mais baratas e boas

Quer entrar na faculdade sem estourar o orçamento? Veja as instituições com mensalidades mais baratas e opções para estudar pagando menos.

Quer entrar na faculdade sem estourar o orçamento? Veja as instituições com mensalidades mais baratas e opções para estudar pagando menos.

Com a infinidade de opções de cursos universitários e universidades particulares espalhadas pelo Brasil, decidir o que fazer e onde estudar está se tornando cada vez mais difícil para a maioria dos estudantes.

Além de pesar as melhores opções para a vida profissional, é preciso considerar cuidadosamente as mensalidades de cada instituição. Afinal, todos nós precisamos ter certeza de que podemos arcar com os valores mensais, certo?

Fique conosco e veja quais são as faculdades mais baratas

Lista das faculdades mais baratas do país

Geralmente, as faculdades das áreas de biologia e saúde são as mais caras, como medicina, mas mesmo se você quiser tentar cursos de artes liberais ou ciências, pode encontrar preços muito altos. Encaixar isso nas finanças pessoais não é fácil, e para garantir a saúde financeira é preciso ficar atento aos pequenos detalhes.

Assim, a localização, taxas e custos de transporte são alguns deles, mas o mais importante é comparar os preços das universidades para ver qual se adapta melhor ao seu orçamento. Você já pensou sobre isso?

Para saber qual é a faculdade mais barata, tomamos como referência o valor das mensalidades do curso de administração na modalidade presencial, já que este é o curso com maior número de alunos matriculados no Brasil, segundo o último censo de nível superior de Educação.

Abaixo está uma lista das faculdades particulares mais baratas do país.

  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Faculdade Unime
  • Centro Educacional Anhanguera
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Centro Universitário de Maringá (CESUMAR)
  • Universidade Braz Cubas (UBC)

Decida qual curso você quer estudar e quanto você pode gastar

A primeira coisa a fazer é decidir qual curso você quer seguir. Faça uma boa pesquisa sobre cada curso existente e liste os que lhe interessam. Se possível, tenha uma segunda opção para que, se você comparar os preços da universidade e descobrir que a primeira opção não pode ser paga, você tem o ‘plano B’.

Veja quanto do seu orçamento é para pagar as mensalidades podem ser fornecidas. Liste as despesas fixas e subtraia quanto você ganha. Não se esqueça de levar em consideração o custo das refeições. Anote quanto você deixou para a faculdade.

Faça uma lista

Uma vez que você tenha certeza do que deseja, é hora de pesquisar as universidades que oferecem o diploma desejado. Veja quais são e liste-os fornecendo a cidade e o estado de cada um para facilitar a decisão. Afinal, além de comparar os preços da universidade, você também precisa ver se pode morar na cidade onde ela está localizada, certo?

Considere mudar para outra cidade ou estado

Mudar para um curso universitário torna muitas coisas mais caras, mas existem alguns cursos que poucas instituições oferecem, ou seja, a mudança é inevitável. Este é o seu caso? Portanto, pense cuidadosamente sobre onde você pode morar.

Se você tem uma das cidades que tem um parente ou onde o custo de vida é mais baixo, isso pode ajudar. Se você não puder alternar, selecione apenas as universidades da sua cidade ou próximas da sua lista para que você possa ir e voltar diariamente.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.