Veja como montar o currículo ideal para garantir um emprego

Você tem dúvidas sobre o que escrever no seu currículo? Então confira algumas dicas para você arrasar na hora de montar um currículo ideal.

A busca por um emprego é algo que deixa muitas pessoas nervosas, isso porque a maior parte do processo de seleção não é algo que podemos controlar. Mas existem atitudes que podemos tomar para melhorar nossa apresentação ao possível empregador.

Uma boa apresentação pessoal, uma boa articulação na entrevista de emprego e um bom currículo são alguns pontos em que podemos nos esforçar para melhorar nossas chances de conquistar a tão sonhada vaga.

Mas o que você pode fazer hoje para melhorar o seu currículo e fazer ele ser notado pelos recrutadores? Será que existe um modelo ideal? Para ajudar você na sua busca pelo emprego dos sonhos reunimos algumas dicas para você criar um bom currículo. 

Menos é mais

O ideal é que o recrutador possa encontrar as suas informações mais importantes assim que ele pegar o seu currículo. Por isso é importante que você faça um documento limpo e organizado. 

É claro que às vezes, dependendo da vaga, você pode querer ser criativo e usar um design diferente e tudo bem. Mas se esse não é o caso, prefira os modelos minimalistas. Afinal, um currículo super elaborado visualmente pode confundir o pessoal do RH.

Você também precisa ler:

Cuidado com o tamanho do seu currículo

Alguns especialistas defendem que o currículo ideal deve ter no máximo uma página. Mas isso não é necessariamente uma regra. Se você acredita que as informações são indispensáveis de serem colocadas no papel, você não precisa deixá-las de fora. um currículo com duas páginas é perfeitamente aceitável.

Mas se ainda assim você não estiver confiante, um layout diferente pode ajudar. Usar um design com duas colunas vai ajudar a economizar espaço e manter suas informações fáceis de serem encontradas. E lembre de sempre enviar seu currículo no formato PDF, isso facilita para quem vai ler.

Analise as informações

Na hora de compartilhar suas informações seja criterioso, não é necessário pôr no currículo números de documentos, como RG e CPF, por exemplo. Você também não é obrigado a colocar foto ou indicar se tem filhos. 

Seja claro quanto ao seu objetivo profissional, uma descrição clara e objetiva é suficiente. Se você não sabe o que colocar neste item, explique ao recrutador porque você se encaixa naquela vaga mesmo não tendo experiência, é o momento de “vender o seu peixe”.

Quando for falar de suas experiências profissionais escolha as mais relevantes para a vaga que você está concorrendo. Se não possui experiência escreva os projetos que participou na graduação, cursos extracurriculares, trabalho voluntário. Mostre seu comprometimento profissional.

O que evitar no seu currículo

Não minta no currículo! Essa ação é antiética e pode deixar você em maus lençóis. Já imaginou ser demitido por uma bobagem dessas? Seja sincero e vá em busca da sua qualificação, honestidade é uma característica admirável.

Cuidado com os endereços de e-mail! Se o seu e-mail parece infantil ou é fruto de uma brincadeira da adolescência, repense colocá-lo no seu currículo. Na dúvida, crie um e-mail exclusivo para o trabalho, algo que transmita seriedade e compromisso.

Seja simples na escolha dos elementos gráficos do seu currículo, cuidado com fontes difíceis de serem lidas. Lembre-se que os recrutadores recebem centenas de currículos todos os dias e precisam ser rápidos na hora de ler uma quantidade tão grande de informação.

Agora que você já sabe o que fazer e o que evitar no seu currículo é hora de pôr a mão na massa. Boa sorte!

Assine nossa News later para receber conteúdos exclusivos! Entre também no nosso canal do telegram e receba notícias diárias! 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.