Saiba como agir em casos de assédio moral no trabalho

O assédio moral no trabalho é um tema que precisa ser discutido. Para instruir você em uma situação dessas reunimos algumas dicas. Confira.

O assédio moral no trabalho é um tema que precisa ser discutido tanto pelos profissionais quanto pelos empregadores. Infelizmente essa prática ainda existe dentro de empresas e muitos profissionais sofrem esse tipo de agressão e por medo ou vergonha não denunciam.

Esse problema é algo que deve ser combatido, felizmente cada vez mais vemos casos de profissionais que denunciam esse tipo de agressão e ajudam outras pessoas a terem coragem para denunciar essas situações.

Para instruir você em uma situação dessas, vamos falar sobre como agir em caso de assédio moral no ambiente de trabalho. Confira.

O que é assédio moral?

Esse tipo de violência se caracteriza pela perseguição a um profissional em seu ambiente de trabalho por parte do seu chefe ou de pessoas que ocupam cargos de gerência. Entre os objetivo de um assediador moral estão:

  • Pressionar um profissional a pedir demissão;
  • Desestabilizar um profissional emocionalmente;
  • Fazer com que a pessoa se sujeite a humilhações e agressões passivamente;
  • Provocar a remoção de um profissional para outro local de trabalho.

Formas comuns de assédio moral

Existem muitas formas de uma pessoa ser assediada moralmente no seu ambiente de trabalho, mas aqui está uma lista de algumas das formas mais comuns para que você possa identificar se está sofrendo essa violência, ou se algum colega está passando por essa situação. Confira.

  • Sobrecarga de trabalho;
  • Críticas/brincadeiras de mau gosto em público;
  • Ameaças e insultos;
  • Dificultar o trabalho do profissional e isolá-lo da equipe;
  • Impor horários sem justificativa;
  • Exigir trabalhos urgentes sem necessidade;
  • Ignorar um profissional de propósito, por exemplo, o chefe não responde quando certo profissional o cumprimenta mas responde aos outros profissionais;
  • Atribuir erros imaginários ao profissional;
  • Cobrança de metas impossíveis de serem atingidas.

Como agir em caso de assédio moral?

Primeiro, o trabalhador precisa entender que ele não tem culpa de nada e portanto não precisa sentir vergonha ou medo de denunciar uma situação de assédio moral.

Existem algumas formas de fazer a denúncia, o profissional pode procurar o sindicato da sua categoria, o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia.

Esses órgãos contam com canais de comunicação que permitem fazer denúncias preservando a identidade do profissional, assim é evitada qualquer tipo de retaliação por parte da empresa. 

É importante que você junte toda e qualquer prova possível, sejam testemunhas ou documentos, tudo conta na hora de fazer a denúncia.

Mensagens de WhatsApp ou outras plataformas de comunicação também contam. Mas o testemunho de alguém que viu a ação ocorrer tem um peso maior na hora do processo. 

Se o assédio for comprovado, o juiz vai estipular um valor para que o profissional seja indenizado. O juiz geralmente leva em conta o dano causado à vítima para estipular o valor da indenização.

Se você se identificou com as situações apresentadas em primeiro lugar avise amigos e família para que eles possam formar uma corrente de apoio emocional.

Em seguida reúna as provas necessárias para formalizar a denúncia e evite conversar a sós com o seu agressor. O próximo passo é buscar ajuda jurídica para dar início ao processo.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

Comentários estão fechados.