Estágio: o que você precisa saber para encontrar o seu

O que você deve levar em consideração na hora de procurar um estágio? Reunimos aqui algumas dicas para guiar você na sua busca. Confira.

A faculdade é uma das portas que os brasileiros usam para entrar no mercado de trabalho. Para concluir uma graduação é exigido um período de estágio em alguma empresa que atue na área que está sendo estudada.

Essa é uma grande oportunidade do estudante ter contato com a futura profissão e experimentar o mercado de trabalho.

Muitas vezes o estágio acaba se tornando uma contratação e através dele o estudante consegue o seu primeiro emprego na área que estuda.

Um estágio pode ajudar muito na hora de montar seu currículo, porque para muitos jovens essa pode ser a única experiência que podem incluir na hora de procurar o primeiro emprego.

Mas o que você deve levar em consideração na hora de procurar um estágio? Para te ajudar com essa questão, reunimos aqui algumas dicas para guiar você na sua busca. Confira.

Você também precisa ler:

Foco na experiência

O sonho de todo universitário é encontrar um estágio remunerado, mas infelizmente não são todas as empresas que estão dispostas a esse acordo.

Sendo assim, é importante que você pense no seu currículo na hora de se candidatar a alguma vaga de estágio. 

Nós sabemos que não são todos os estudantes que podem apenas estudar e estagiar apenas pela experiência.

Se esse é o seu caso, você pode passar mais tempo procurando um estágio remunerado ou terá que se organizar para dar conta das suas responsabilidades com um pouco mais de sacrifício. 

Você pode conversar com a sua instituição de ensino e perguntar se eles não permitem que você estagie na própria faculdade. Assim você facilita a sua rotina e cumpre os requisitos para conseguir o seu diploma.

Mas se você pode estagiar apenas pela experiência, é interessante que você encontre um estágio que se aproxime da área em que você vai atuar.

Por exemplo, se você estuda jornalismo e quer atuar na TV deve procurar um estágio em uma emissora de televisão. 

Assim você já vai pegando o ritmo da rotina de trabalho e entende na prática como você vai desempenhar o seu trabalho.

E até mesmo pode descobrir que aquela área não era bem o que você queria, ou seja, o estágio é o momento ideal para se descobrir como profissional.

Fique atento a reputação da empresa

Não é porque você está buscando um estágio e não uma contratação que você precisa aceitar qualquer vaga de qualquer empresa.

É importante que você faça uma pesquisa antes e avalie se a experiência naquele lugar vai realmente agregar valor ao seu currículo.

Se você puder converse com profissionais que já atuaram nessa empresa e tenha em mente que cada caso é um caso.

Existem empresas de pequeno porte que podem agregar mais valor ao seu currículo do que uma empresa grande. O que importa é você saber onde está entrando e como isso vai ajudar você no futuro. 

Pesquise sobre a lei de estágio e se a empresa que você está pretendendo estagiar cumpre todos os requisitos. Lembre que um estágio não é um emprego disfarçado, você tem direitos e deveres amparados por lei.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

Comentários estão fechados.