Roubo pelos aplicativos bancários – Como acontece?

Aplicativos bancários são solução para a correria do dia a dia. Mas, eles se tornam uma dor de cabeça se o telefone é roubado. Saiba se proteger.

Você perde o celular e seu chão some sob os seus pés. Afinal, só de pensar em todos os aplicativos bancários instalados no dispositivo, você treme.

Quem nunca teve esse medo? De fato, hoje em dia, praticamente todas as nossas atividades e transações financeiras estão centralizadas no smartphone, certo?

Então, como evitar que a perda de um aparelho transforme a sua vida em um inferno por causa dos aplicativos bancários?

Prejuízos por causa doa aplicativos bancários

Bruno de Paula perdeu mais de R$140 mil por meio de transferências, empréstimos contratados e pagamento de boletos, todos realizados em aplicativos bancários que estavam instalados em seu smartphone.

Infelizmente, o aparelho foi roubado e o sofrimento do rapaz só piorava, à medida que os ladrões invadiam um app após outro.

Diante do caso, que foi amplamente noticiado, até o PROCON-SP quis saber o que houve com a segurança desses softwares.

Afinal, em teoria, eles deviam ser impenetráveis para estranhos. Por isso, é importante entender como os ladrões atuam e o que você pode fazer para impedir maiores danos em caso de roubo do seu aparelho celular. Confira.

O que fazer para evitar roubos pelos apps bancários?

De acordo com especialistas da área de segurança de dados, ultimamente, os roubos acontecem sem a necessidade de grandes tecnologias ou habilidades.

Na verdade, a grande vilã é a falta de atenção. Como assim? Bom, os ladrões já sabem o que procurar.

Por isso, eles costumam encontrar falhas na segurança ou descuidos dos donos dos aparelhos.  Depois de roubar um aparelho, eles agem da seguinte forma:

Modificam a senha

Em seguida, os ladrões podem configurar o aparelho para que a senha não seja mais necessária. Dessa forma, eles conseguem acesso sem nenhuma resistência ao conteúdo do aparelho.

Depois, é tentativa e erro.

Senhas manjadas 

Se você usa a data de nascimento como senha, saiba que isso é um convite para os ladrões. Afinal, como vimos, os ladrões sabem o que procurar.

Então, assim que encontram algum dado seu, eles vão tentar de todas as formas para testar a senha.

Caso o aparelho não esteja desbloqueado, eles ainda podem tentar usar as informações de emergência para tentar desbloquear. Ou seja, nada de usar datas como senha.

Mesma senha para tudo!

Para quem costuma usar a mesma senha para todos os sites, senhas, cadastros e aplicativos, só um aviso:

Se a senha abriu uma porta, os ladrões vão tentar em todas as portas possíveis.

Por isso, evite utilizar a mesma senha para o e-mail, para os aplicativos bancários, para os cadastros em sites de compras etc. Dessa forma, pelo menos você limita o acesso do meliante aos seus dados.

Atualize os aplicativos bancários

Um dos maiores erros de quem costuma utilizar aplicativos bancários no celular é deixar os softwares desatualizados. Acontece que cada atualização fornece para o app novas informações, incluindo soluções para problemas de vulnerabilidade.

Sendo assim, aplicativos com versões ultrapassadas são prato cheio para ladrões que sabem dessas falhas e que não vão pensar duas vezes antes de usá-las.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

 

 

4 dicas de aplicativos para você se manter organizadoAplicativos para organizaçãoappleapple condenadaAppscelular roubadoComo aumentar vida útil de notebookcomo contar um segredocomo denunciar o stalkingComo se manter organizadoComo se proteger de golpes no whatsAppcompra vituralcompras onlinecriar metaversocuriosidades metaversodecentralanddicas de tecnologiadicas de tecnologia hojedicas do instagrameletrônicos preçoempregos estranhos metaversoempregos no metaversoevitar o roubo de dadosfacebookfashion week metaversonfuturo da internetgb whatsappGolpes no WhatsAppgoogleigreja no metaversoinformações de internetinstagraminteligência artificialinternetinternet atualinternet hojelei de proteção de dadoslei sansionada stalkearlgpdlgpd na práticalinkdmmark zuckbergmedicinamedicina do futuromedicina hojemetaverso hojemundo digitalnanotecnologianotíciasnotícias do metaverçoo que é lgpdo que é metaversoo que é stalkingo que é vpno que é youtube vancedpáginas de confissão anônimapreços altos dos eletrônicosrealidade aumentadarealidade virtualrealidade virtual hojerobôs na medicinaRotina Organizacionalroubo appsroubo de aplicativos bancáriosroubo de dadossegredos anônimos na internetSegredos obscurosSegurançasoftwaresoftware metaversosstalkeadorstalkearstalkingtecnologiatecnologia aumentadaTecnologia como previnir o roubo de dadostecnologia hojetecnologia na medicinatelefone roubadotik toktiktoktrabalhar no metaversoVeja como aumentar a vida útil do seu notebookVida útil aparelhovideo-conferenciavpnwhatsappyoutube como usaryoutube vanced