Panela de pressão: Quais alimentos devem ser evitados nela?

Várias pessoas possuem medo de cozinhar na panela de pressão. Saiba, abaixo, quando o medo é justificável.

A panela de pressão trabalha para otimizar o cozimento dos alimentos. Isso porque consegue elevar a temperatura do líquido que contém muito mais rápido, reduzindo o tempo de cozimento e o consumo de gás. Para isso é necessário que haja vapor, que é responsável por pressurizar a panela.

Para que esta operação seja realizada corretamente, as panelas possuem uma válvula de segurança e um sistema de segurança lateral. No entanto, tudo isso não pode ajudá-lo se você estiver fazendo comida que não pertence à panela de pressão.

Alimentos que devem ser evitados na panela de pressão

Os usuários de panelas de pressão precisam entender o mecanismo de uso para que todo o processo seja seguro. Um dos princípios básicos é que a pressão deve ser aumentada de forma gradual e controlada.

Portanto, evite qualquer coisa que possa explodir dentro da panela ou liberar muito gás. Por isso, listamos alguns alimentos que simbolizam perigo justamente por violarem os princípios de segurança da panela:

Leite condensado em caixa

Primeiramente deve ser mencionado o doce de leite. Ele é feito de leite condensado que é fervido em altas temperaturas e por muito tempo.

Porém, o que muita gente não sabe é que a lata de leite condensado pode explodir se não for colocada corretamente na panela, pois a diferença de pressão entre a panela e a lata vai derreter a embalagem de papelão. Por isso, opte pela lata de alumínio.

No entanto, se você tiver apenas a embalagem de papelão, siga estas instruções: Embrulhe a caixa inteira em papel alumínio e adicione água suficiente à panela para cobrir a caixa embrulhada em papel alumínio. Cozinhe normalmente a partir de então.

Bebidas gaseificadas

Muitas receitas surgem de combinações improváveis ​​e experimentos duvidosos. No entanto, podemos garantir que colocar embalagens com gás na panela de pressão não é uma boa ideia! Quando aquecidos, os gases se expandem e aumentam a pressão no recipiente.

Isso pode fazer com que o recipiente da bebida exploda.

Carnes com cortes grandes que são congeladas

Os fornos de micro-ondas costumam ter a opção de descongelar. Se não tiver, há outras opções: deixe a carne descongelar na geladeira de um dia para o outro ou deixe a carne descongelar em uma mesa por algumas horas.

De qualquer forma, adicionar carne congelada à panela de pressão pode não ser a melhor opção.

Embora os vegetais congelados possam ser cozidos com facilidade, a carne congelada – especialmente pedaços grandes – pode expandir e exceder a capacidade máxima da panela. Exceder este limite máximo pode causar acidentes.

Cevada, aveia e ervilha seca

Ervilha seca é um grão, cevada é um cereal e a aveia é um cereal integral. O que eles possuem em comum? Todos, quando submetidos a altas temperaturas, liberam muita espuma.

Logo, esta espuma irá aumentar a pressão da panela. Como consequência disso, pode ser que a pressão aumente em níveis não controlados, aumentando e muito o risco de explosão.

Portanto, tome cuidado especial com estes alimentos, especialmente a ervilha – que costuma ser utilizada para preparo de sopa.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.