Existe vida além do Uber? Descubra 5 apps de carona

O Uber chegou ao Brasil em 2014 e por muito tempo foi a saída ideal para se locomover. Mas, os tempos mudaram. Veja outros apps.

Em 2014 o Brasil conhecia uma nova forma de se locomover por aí: o Uber. Chegava ao país o aplicativo que prometia viagens mais baratas, porém tão seguras e confortáveis quantos os caríssimos taxis.

De fato, por anos a fio, a plataforma mostrou a que veio e se tornou uma concorrente quase imbatível quando se fala em transporte por aplicativo.

Mas, o que é bom não costuma durar muito. Por isso, devido a mudanças internas e à inflação galopante, chamar um Uber já não é sinônimo de vantagens em todo lugar.

Nem para os passageiros e nem para os motoristas. Na verdade, os preços das corridas no Uber, as que você consegue finalizar, chegam a ficar mais caras que o taxi tradicional, dependendo do horário.

Você também precisa ler:

Por que ficou cada vez mais caro e mais difícil chamar um Uber?

  • Preço do combustível

Inicialmente, o óbvio: está mais caro encher o tanque e alguém tem que pagar por isso. Desde 2004, a ANP monitora os preços do combustível e ele nunca esteve tão caro.

  • Rejeição do motorista

Anteriormente, motoristas estavam rejeitando viagens curtas e baratas por acharem que não valiam a pena. No entanto, houve uma mudança e o valor do serviço não fica mais disponível para o motorista, apenas para o usuário. Dessa forma, a plataforma freou a onda de rejeição de viagens por motivo de valores.

De fato, isso não significa que o Uber não compensa. Mas, ajuda o consumidor a procurar por outras saídas. Por isso, confira alguns aplicativos de transporte e carona que podem te salvar.

Aplicativos concorrentes e inovadores

  • 7 Move

Criado em Belo Horizonte, o aplicativo propõe taxas semanais fixas e não uma porcentagem a cada viagem, como pratica o Uber. Assim, o motorista não paga taxa nos primeiros dias. Do segundo ao sexto mês, são R$30 por semana. A ideia é que os motoristas fiquem motivados a aceitar até as viagens mais curtas e oferecer preços mais atrativos para os consumidores.

  • Mou Driver

Novamente, os criadores pensaram na taxa fixa e mensal. Por outro lado, os valores das corridas são padronizados e não mudam muito dependendo do horário, como acontece no horário de almoço com o Uber, por exemplo.

  • Me busca

Criada para brigar com as gigantes Uber e 99 taxis, a Me Busca quer pagar mais para os motoristas. Mais uma vez, a taxa fixa foi a saída encontrada para manter os colaboradores interessados no projeto.

Opções de apps de carona

  • Bla Bla Car

Mas, outras propostas também podem facilitar a vida de quem utiliza aplicativos de transporte com frequência. O Bla Bla Car, por exemplo, faz a ligação entre motoristas com carros vazios e gente que vai para o mesmo destino que eles. Nesse caso, o motorista divulga hora, locais por onde vai passar e horário de chegada no destino.

Dessa forma, a plataforma calcula o trajeto e já faz o rateio dos gastos pelos passageiros. Uma viagem de cerca de 100Km pode custar pouco mais de R$20 nesse app. Apesar de ser de carona, o motorista é avaliado e tem que apresentar sua documentação.

  • Waze Carpool

Nesse caso, o objetivo é conectar quem já faz os mesmos trajetos todos os dias. Assim, utiliza os dados do Waze e cruza as informações assim que o usuário cadastra seu endereço e o destino diário.

Já o motorista, pode informar o trajeto e a disponibilidade de vagas.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

99 popappapps de caronabla bla carcaronapegando taxitaxitransitouberuber taxivaiajar de taviViagem