Eleições 2022: Lula e Bolsonaro vão para o segundo turno

Resultado das urnas nessas eleições confirma a polarização da disputa eleitoral. Assim, a disputa ao Planalto será definida no dia 30 de outubro.

Resultado das urnas nessas eleições confirma a polarização da disputa eleitoral. No momento em que o Tribunal Superior Eleitoral confirmou que haveria 2º turno, com 96,93% das urnas apuradas, o candidato Lula tinha 47,85% dos votos válidos, e o então presidente Bolsonaro tinha 43,7%.

Nesse sentido, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão concorrer entre si o segundo turno das eleições presidenciais.

A constatação de que haveria segundo turno foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 21h25, momento em que 96,93% das urnas já tinham sido apuradas. Nisso, àquela hora, Lula tinha 47,85% dos votos válidos, e Bolsonaro 43,7% como já mencionado.

Dessa maneira, com o resultado, daqui a cerca de quatro semanas, no dia 30 de outubro, eleitores de todo o Brasil vão decidir entre a volta do Partido dos Trabalhadores – o qual governou o país por cerca 14 anos, somando os governos Lula e Dilma Rousseff – e a permanência do governo Bolsonaro, que foi iniciado em 2018.

O candidato eleito em segundo turno toma posse no cargo no próximo dia 1º de janeiro, em cerimônia no Congresso Nacional. Desta vez, o mandato presidencial terá quatro dias a mais: uma reforma eleitoral aprovada em 2021 definiu que, em 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro.

Ritmo da apuração das eleições 2022

O candidato Lula iniciou liderando assim que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a apuração nas primeiras urnas. O presidenciável do PT perdeu a dianteira para Bolsonaro às 17h13. Nesse sentido, o candidato Bolsonaro, então, ficou na frente por quase 2 (duas) horas. Ele voltou à segunda posição às 20h02.

Veja também:

A partir daí, o petista aumentou a diferença para o atual presidente. Por outro lado, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) apareceu em terceiro lugar entre 17h04 e 17h10, quando perdeu o posto para a candidata Simone Tebet (MDB).

O dia dos candidatos

Os dois candidatos principais nestas eleições chegaram cedo às seções eleitorais para registrar seus respectivos votos neste domingo. Assim, os dois votaram antes das 9h, ainda durante a primeira hora de votação.

O presidenciável Lula votou na escola estadual ‘João Firmino’ em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Por outro lado, Bolsonaro registrou seu voto na ‘Vila Militar’, Zona Oeste do Rio.

Quando há segundo turno em uma eleição?

No Brasil, a resposta para essa pergunta pode ser achada nos arts. 28, 29, inciso II, e 77, todos da Constituição Federal de 1988.

Conforme esses dispositivos, o 2º (segundo) turno poderá acontecer apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 (duzentos) mil eleitores.

Assim, são elegidos em uma única votação os senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores, assim como prefeitos e vice-prefeitos de municípios com menos de 200 mil eleitores.

Desse modo, nos casos expressamente elencados na Constituição, o que define a possibilidade de realização de 2º (segundo) turno é a adoção do critério da maioria absoluta de votos, característico do conhecido sistema eleitoral majoritário de dois turnos.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.