Divórcios no Brasil atingem recorde com 80.573 atos no ano de 2021

A pandemia do novo coronavírus foi marcado pela realização de 80.573 divórcios no Brasil, número recorde desde 2007. Confira!

Em 2021, o segundo ano da pandemia do novo coronavírus, foi marcado pela realização de 80.573 divórcios no Brasil, número recorde na série histórica iniciada em 2007.

O computador e a videoconferência com o cartório são agora o caminho mais rápido para quem estão querendo se divorciar no país.

As informações são do Colégio de Notários do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF).

O órgão representa institucionalmente o cartório brasileiro e reúne as 24 seções dos estados e os 8.580 cartórios do país, onde desde 2007 podem ser realizadas separações, divórcios, inventários e cisões.

O número registrado em 2021 Isso significa um aumento de 4% em relação a 2020, quando 77.509 escrituras de divórcio foram lavradas em cartórios, registro anterior de dissolução de casamento por meio notarial no Brasil.

No geral, houve 2.800 divórcios a mais em relação a 2020.

Divórcios por Estado

Os maiores aumentos ano a ano de divórcios em 2021 foram registrados no Distrito Federal (40%), Amapá (33%), Acre (27%), Pernambuco (26%) e Roraima (19% ).

Em termos absolutos, o Distrito Federal também teve a maior expansão em registros judiciais, com 733 divórcios a mais em 2021 em relação a 2020. Seguem-se Rio Grande do Sul (477), Rio de Janeiro (469), Pernambuco (373) e Bahia ( 343). ). Os dados são da Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), plataforma de dados gerenciada pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF).

Você também precisa ler:

Segundo Giselle Oliveira de Barros, Presidente do CNB/CF, divórcios em cartórios, chamados de extrajudiciais, vêm crescendo ano após ano à medida que as pessoas se conscientizam de seus benefícios, tais como: Agilidade, prazo e preço.

Com a mudança dos cartórios para os meios eletrônicos, a facilidade de preencher a escritura online sem se deslocar tornou-se um diferencial ainda maior, pois muitos estavam isolados e podiam resolver pendências pessoais remotamente.

Regulado nacionalmente pelo Regulamento nº 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a plataforma e-notarial permite que quase 100% dos atos notariais sejam realizados eletronicamente, como todos os tipos de escrituras, procurações, testamentos e registros notariais.

Divórcio online

Para prosseguir com o divórcio autenticado em formato virtual, o casal deve estar de acordo com a decisão e não deve ter processos judiciais pendentes com filhos menores ou deficientes.

O processo é realizado online por meio da plataforma e-notário, onde o casal, de posse de certificado digital gratuito emitido por cartório, pode declarar e manifestar sua vontade em videoconferência realizada por cartório.

Conforme à assessoria de imprensa da CNB/CF, após contato com o cartório de sua escolha, o casal organizou uma videoconferência com o cartório para preenchimento da escritura, que será assinada digitalmente com certificado digital autenticado ICP-Brasil, padrão digital nacional assinatura, que é usada, por exemplo, para declarar imposto de renda.

Os serviços dessa plataforma também estão disponíveis em telefones celulares.

No estado do Rio de Janeiro, em 2021 os cartórios registraram recorde histórico de divórcios (6.039), um aumento de 8 % em relação a 2020, mais de 5.570 escrituras de divórcio foram lavradas em cartórios.

Em números absolutos, houve 469 divórcios a mais do que no ano anterior. Houve também um aumento em 2018 em relação a 2020, quando foram concluídos 5.858 divórcios, 288 a mais do que no primeiro ano da pandemia de corona. Antes de 2018, o número médio de divórcios no estado do Rio era de 3.217 por ano.

Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.