O que você não deve fazer quando está desempregado

O desemprego é uma situação a qual todos estamos expostos. Por isso confira dicas do que não fazer quando se está desempregado.

Infelizmente estar desempregado faz parte das nossas vidas, todos nós já passamos por situações de desligamento de uma empresa. Apesar de nos sentirmos tristes e frustrados em uma situação dessas, a vida continua correndo no ritmo normal. 

Isso significa que as contas ainda precisam ser pagas e você precisa encontrar uma nova direção. Se você se encontra nessa situação neste artigo você vai encontrar algumas dicas que podem guiar você nesse mar turbulento que é o desemprego.

Por isso, listamos aqui algumas dicas do que você não pode fazer enquanto estiver desempregado. Isso mesmo, este texto vai dizer o que você deve evitar neste momento para que possa superar essa fase o quanto antes. Confira.

Abandone a rede

É normal que após ser demitido tudo o que se quer fazer é ficar de pijama e resmungar. Tudo bem tirar alguns dias para descansar se a sua situação permitir, mas é fundamental que você não suma do seu círculo profissional. 

Afinal você ainda vai precisar ir atrás de um outro emprego, não é mesmo? E manter os hábitos de networking ativos são essenciais para você neste momento.

O networking é o que vai manter você atualizado sobre as oportunidades na sua área, e também é o que vai apresentar profissionais que estão ativos no mercado. Então aproveite esse tempo desempregado para conversar com pessoas, sejam amigos do antigo trabalho ou da sua faculdade. 

Use a internet a seu favor, o LinkedIn está a sua disposição para você fazer contatos novos e ficar por dentro das vagas disponíveis. Aproveite esse mundo de possibilidades para se conectar inclusive com pessoas de fora do país, quem sabe a sua carreira internacional está apenas a um clique de distância de você?

Você também precisa ler: 

Não se endivide

Nesse momento em que você está sem o apoio financeiro pode ser que o dinheiro fique escasso, então é o momento de economizar. Faça uma avaliação financeira e veja quais despesas podem ser cortadas.

É por situações como essas que os especialistas em economia estão sempre recomendando que você monte uma reserva de emergência enquanto está trabalhando. Se você possui uma quantia guardada para situações como essa não precisa perder o sono pensando nas contas. 

Mas para o bem da sua saúde financeira, tente ao máximo não contrair dívidas novas, especialmente aquelas em que corre o risco de serem cobrados juros em caso de atraso no pagamento.

Desistir de ser produtivo

Estar desempregado não significa que você deve deixar de investir em si mesmo e na sua carreira. Use esse tempo para estudar, fazer um curso extra, criar ou atualizar o seu portfólio.

É possível unir os momentos de lazer com o aprendizado, quem sabe um novo hobbie pode acabar virando uma oportunidade de carreira? Inclusive essa é uma boa hora para você analisar se quer tentar algo em uma área de atuação diferente. Aproveite o tempo desempregado para se conhecer melhor e tomar decisões bem pensadas.

Como você pode ver, ficar desempregado é uma situação que todos corremos o risco de passar. Mas nós podemos escolher transformar esse momento turbulento em oportunidades. 

Assine nossa News later para receber conteúdos exclusivos! Entre também no nosso canal do telegram e receba notícias diárias! 

Receba novidades pelo Canal do Telegram

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.