Confira 3 dicas valiosas para quem quer trabalhar de casa

Trabalhar de casa é vontade de muitos profissionais. Se esse é o seu caso, confira aqui 3 dicas para quem deseja trabalhar de casa.

Trabalhar em casa pode parecer um sonho mas é uma empreitada que demanda muita disciplina e foco. Como o isolamento social nos mostrou que não é nada fácil conciliar o ambiente doméstico com as demandas profissionais.

Mesmo assim muitas pessoas têm o desejo de abandonar os escritórios tradicionais e manter o estilo home office permanentemente. Os motivos são os mais variados, seja para ter mais tempo com a família ou porque o ambiente do escritório pode ser um pouco estressante.

Bem, seja qual for a razão, algumas dicas básicas sobre trabalhar em casa são bem vindas para quem está pensando em entrar de cabeça nessa jornada. Sendo assim, aqui estão algumas dicas para quem deseja trabalhar em casa.

Você também precisa ler:

Você vai precisar de uma rotina

É muito fácil misturar os horários de trabalho e descanso quando se está em home office. Por isso você vai precisar criar uma rotina que faça seu cérebro entender quando é hora de trabalhar.

Acorde em um horário definido, tome um banho, tenha um bom café da manhã, se perfume e ponha uma roupa confortável mas que transmita a ideia de que você está trabalhando. Assim a sua mente vai entender que está na hora de se concentrar em assuntos profissionais.

Um dos maiores erros de quem começa a trabalhar de casa é acreditar que vai poder usar pijama o dia inteiro e ainda assim continuar produtivo. Isso só vai passar a ideia de que você pode ficar de preguiça o dia todo e vai acabar atrapalhando seu desempenho nos assuntos de trabalho.

Estabeleça seus horários

Defina uma hora para começar seu expediente e uma hora para encerrar, e decida quando é o momento de fazer ou não hora extra. Sem horários definidos você vai começar a sentir que está trabalhando o tempo todo e isso pode ser prejudicial a sua saúde.

Estabelecendo limites você mostra às pessoas que trabalham com você quando elas podem ou não enviar mensagens ou marcar reuniões. Lembre-se de resistir a tentação de estar disponível 24 horas por dia, carregar o trabalho por onde você vai não é uma atitude produtiva, embora você possa acreditar no contrário.

Tenha momentos fora de casa

É muito importante para a sua saúde mental que você tenha momentos de lazer fora da sua casa. Isso porque quando você decide trabalhar em home office grande parte do seu tempo será passado entre as paredes do seu lar.

Por isso, sempre que possível saia para fazer algum programa, seja em um café, restaurante ou em um parque. Mesmo que seja uma pequena caminhada no quarteirão já é importante, o importante é mudar de ares.

Se você tiver possibilidade, tire um dia para trabalhar em um lugar diferente, pode ser uma cafeteria ou um escritório compartilhado. Existem lugares que alugam um espaço para profissionais trabalharem, se na sua cidade tiver essa opção vale a pena dar uma conferida e quem sabe experimentar.

Agora que você já tem ideia de como organizar sua rotina de trabalho em casa, é hora de dar o primeiro passo para realizar o seu sonho. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.