Celular caiu na água! Veja 6 dicas para salvar seu aparelho

Ver que o celular caiu na água dói o coração. Saiba como evitar danos graves e dar uma segunda chance para o aparelho.

Poucas coisas causam tanta dor a um ser humano do que ver que o seu celular caiu na água! Afinal, o celular já deixou de ser só telefone há muito tempo.

Hoje em dia, o aparelho gerencia a vida, o trabalho, a paquera, o ciclo menstrual, manda beber água, nina até dormir e acorda todo mundo pela manhã. Ou seja, ver a engrenagem central da vida todo molhado, dá um desespero compreensível.

Mas, a boa notícia é que nem sempre os danos são irreversíveis. De fato, muito depende do local onde o celular caiu na água, a profundidade, o tempo que o aparelho ficou submerso e do modelo do seu celular.

No entanto, uma boa parcela da sobrevivência do seu telefone vai depender do você vai fazer ao ver que o celular caiu na água. Então, confira 6 dicas que podem salvar seu aparelho.

  • 1. Retire com cuidado da água
  • 2. Não tente use secador se o celular caiu na água
  • 3. Desmonte e seque
  • 4. Espere para religar o aparelho
  • 5. Grão de arroz para secar celular?
  • 6. Teste

O que fazer se o celular caiu na água

1. Retire com cuidado da água

Apesar do desespero ser grande, mantenha a calma e não coloque as mãos na água se o aparelho estiver ligado à tomada. Nesse caso, a corrente elétrica pode causar sérios danos e até a morte. Então, seja rápido, mas prudente também.

2. Não tente use secador se o celular caiu na água

Para começar, depois de deixar o aparelho de pé para escorrer o excesso de líquido, evite usar jato de ar, como do secador. Dessa forma, pode ser que a água seja empurrada ainda mais fundo no aparelho. Pelo mesmo motivo, evite aspiradores também.

3. Desmonte e seque

Não faça nada que você não tenha certeza. Ou seja, não desmonte totalmente um celular que caiu na água. No entanto, retirar o chip, o cartão de memória e, se possível, a bateria, já resolve bastante e ajuda a secar outros cantos do telefone.

4. Espere para religar o aparelho

Jamais, sob nenhuma hipótese, religue o aparelho ou coloque para recarregar pouco depois que o celular caiu na água. Acontece que a água oxida as partes elétricas do aparelho. Então, passar uma corrente elétrica por esse componentes danificados, pode causar danos irreversíveis.

5. Grão de arroz para secar celular?

Sim! Acontece que os grãos secos de arroz cru absorvem muito bem a humidade. Por isso, ao recuperar o celular que caiu na água, retirar as partes móveis e secar, coloque tudo dentro de um pote ou um saquinho com arroz suficiente para cobrir e deixe por 24 horas, no mínimo. Depois, descarte o arroz.

6. Teste

Depois de se certificar de o aparelho está completamente seco, você pode remontá-lo e tentar ligar. Assim, se tudo der certo, seu aparelho celular que caiu na água pode voltar a funcionar perfeitamente. Mas, em alguns casos pode ser que os alto falantes precisem de uma forcinha para expulsar o líquido.

Para isso, você pode recorrer a aplicativos próprios para esse fim, que utilizam frequências específicas e que realmente funcionam.

Mas, se o aparelho apresentar defeitos no funcionamento, o melhor a fazer é levar para um técnico conferir se o aparelho celular que caiu na água tem salvação.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

 

Comentários estão fechados.