18 Dicas para passar em Provas e Concursos em 2022 mais valiosas!

Se está em busca do tão sonhado cargo público, você precisa realmente conhecer as 18 Dicas mais Valiosas para Passar em provas e Concursos em 2022.

Primeiramente se o seu objetivo é passar em provas e concursos em 2022 você chegou ao lugar certo! Ademais, passar em concurso público não é um bicho de sete cabeças, igual muitas pessoas acham. Sobre esse viés, é certo que para ser aprovado é necessário um certo grau de comprometimento e foco.

Dessa forma, para se aprovado em concursos em 2022 é essencial adotar uma postura de um concurseiro realmente comprometido, a fim de agarrar com unhas e dentes as oportunidades em 2022. Afinal, muitos concursos estão previsto para 2022, dentre eles estão os concursos das áreas jurídicas, áreas fiscais, áreas polícias e outros.

Então, vamos lá para as 18 Dicas para passar em Provas e Concursos em 2022 mais valiosas!

  1. Como estudar para concurso
  2. Quando vai ser publicado o edital?
  3. É possível conciliar trabalho e estudo?
  4. Quantas horas estudar por dia?
  5. Quem tem empresa no nome pode prestar concurso público?
  6. Limite de idade para concurso público.
  7. Ainda não conclui meu curso superior, posso prestar concurso?
  8. Vagas para portadores de necessidades especiais PNE em concursos.
  9. Estou respondendo processo criminal ou tive problemas com a justiça, posso prestar concurso público?
  10. Faça um curso superior de 2 anos para prestar concurso de nível superior.
  11. Qual o curso de Tecnólogo escolher.
  12. Meu sonho é ser policial federal, quando vai ter concurso?
  13. Não consigo estudar! O que faço?
  14. Faça um planejamento nos estudos para concursos.
  15. Quem tem tatuagem pode ser polícial?
  16. Como escolher um concurso para estudar?
  17. Uma boa redação fará toda a diferença!
  18. Mapa mental: o que fará toda a diferença no estudo!

1- Como estudar para concurso

Em primeiro lugar, essa é uma pergunta que todos, sem exceção, fazem quando querem estudar para concurso, e definitivamente a melhor forma de estudar para concurso  “É AQUELA PELA QUAL VOCÊ SE IDENTIFICA MAIS“. Nesse aspecto, não existe o jeito certo de estudar para provas de concurso público.

Portanto, se está iniciando nos estudos o ideal é adquirir um curso online, assistir a vídeo aulas, fazer resumos, revisar e fazer questões, ou mehor, fazer muitas questões de concursos e provas anteriores.

Basicamente, você pode seguir esse padrão: Vídeo aulas + Resumos + Mapa Mental + Revisão + Questões. 

LEIA MAIS:

2- Quando vai ser publicado o edital?

Inicialmente, não se preocupe com a data de abertura do edital, mas sim se você estará preparado para quando o edital sair! Além disso, o ideal é começar sua preparação o quanto antes, se possível, bem antes da publicação do edital.

É notório que todo ano vários editais são abertos. Não à toa, 2022 promete ser um ano com muitos editais para concursos públicos, mesmo diante das eleições. Em outras palavras, esteja preparado para quando o edital sair!

É comum que os Concursos federais como Polícia Federal – PF, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Auditor da Receita Federal, Depen, Polícia Legislativa do Senado, Bacen, INSS, tendem a demorar uma média de 1 a 3 anos, tem casos que até um pouco mais.

Contudo, é comum pensar que é muito, mas não se engane, esse é o tempo necessário para você fazer uma boa prova de concurso. Além disso, esse tempo passa bem rápido!!

3- É possível conciliar trabalho e estudo?

Com toda certeza!! Mais de 80% que estudam para concurso trabalham. Além disso, é muito importante que você se organize e definia os horários de estudo em meio à sua rotina. Afinal, eles serão dedicados exclusivamente ao estudo.

Dessa forma, acordar mais cedo, estudar à noite, parte nos finais de semana, de madrugada ou no caminho do trabalho, horas vas no trabaho, etc. Em suma, evite procrastinar!!

4- Quantas horas estudar por dia?

Vale destacar que o é essencial você não se preocupar com a quantidade de horas, mas sim com a qualidade, ou seja, menos é mais! Seja como for, se conseguir estudar 2 horas ou mais por dia, com qualidade, parabéns! Definitivamente, você está no caminho da aprovação.

5- Quem tem empresa no nome pode prestar concurso público?

A princípio, sim, você pode, desde que você não exerça a função de gerência, ou seja, pode ser sócio de empresa, mas não pode constar no contrato social como gerente ou administradora sua empresa. Geralmente essa regra é válida para servidores federais, regidos pela Lei 8.112/90.

Dessa forma, estará expresso em seu edital todas as exigências para tomar posse, bem como os requisitos necessários para participar do certame.

6- Limite de idade para concurso público.

De antemão, depende muito do cargo. Geralmente os concursos militares exigem limite de idade. No entanto, os cargos para tribunais e federais como PF, PRF, Receita, Depen, INSS, Bacen, dentre outros, não tem limite de idade.

Via de regra, estará tudo em seu edital! Dessa forma, é importante ler atentamente antes.

7- Ainda não conclui meu curso superior, posso prestar concurso?

Sim, pode! Em primeiro lugar, a comprovação do grau de escolaridade será feita no ato da convocação, quando você deverá entregar a documentação exigida pelo edital. Assim, mesmo cursando a faculdade você pode se inscrever no concurso e fazer todas etapas, conforme for sendo aprovado.

Geralmente os concursos tem várias etapas, dessa forma demora um pouco até chegar na fase de entrega de documentos.

8- Vagas para portadores de necessidades especiais PNE em concursos.

A princípio, como forma de proteção à pessoa com deficiência, a Constituição Federal garante ao portador de necessidades especiais (PNE) o direito a concorrer a vagas em
concursos públicos em igualdade de condições com os demais candidatos. Em síntese, convocados 20 candidatos, um destes deve ser portador de necessidades especiais, conforme a constituição bem menciona.

9- Estou respondendo processo criminal ou tive problemas com a justiça, posso prestar concurso público?

Antes de mais nada, o simples fato de o candidato ter ‘passagem pela polícia’ ou ter sido processado criminalmente não são motivos suficientes para impedi-lo de assumir o cargo. Ainda assim, há casos específicos nos quais essa restrição existe, como, por exemplo, nos concursos para Magistratura, Ministério Público e Delegado/Agente de Polícia. No entanto,
alguns candidatos já conseguiram assumir o cargo após entrar com uma ação
pleiteando tal direito.

Portanto, se teve problemas com a justiça e mesmo assim sonha em tomar posse em concurso público, vá firme em direção de seu sonho!

10- Faça um curso superior de 2 anos para prestar concurso de nível superior.

De antemão, os concursos públicos para cargos de nível superior são os que tem a melhor remuneração. Nesse diapasão, qualquer curso superior de Tecnólogo de 2 anos, desde que seja reconhecido pelo MEC é válido para assumir cargo de nível superior. No entanto, alguns cargos exigem Nível Superior especifico em determinada área. Portanto, consulte sempre o edital antes.

11- Qual o curso de Tecnólogo escolher.

Antes de mais nada, escolha um concurso e veja quais são as matérias no edital. Feito isso, busque o curso de tecnólogo que tenha as mesmas matérias do edital. Provavelmente você não verá exatamente todas, mas algumas sim!

Vale destacar ainda que os cursos superiores de Gestão financeira e Gestão pública de 2 anos, em faculdades que sejam reconhecidas pelo MEC, são excelentes escolhas.

12- Meu sonho é ser policial federal, quando vai ter concurso?

Inicialmente, o tempo médio de abertura do edital é em média de 3 anos, contudo já existiu casos de demorar um pouco mais. Pode parecer bastante tempo, mas acredite, não é! Geralmente é um tempo bom para se planejar e estudar. Portanto, se pretende ser policial federal PF e tem dúvidas quanto há abertura do edital e o que é necessário para prestar o concurso da PF, acesse aqui. 

13- Não consigo estudar! O que faço?

Primeiramente, guarde bem esse número “21”. Isso porque, neurocientistas confirmaram que 21 dias é o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança. Acontece que quando você repete essa ação muitas vezes o cérebro cria um caminho neural que envolve os atos de pensar, sentir e agir.

Assim, concluíram que são necessários 21 dias de repetição de uma ação para que ela se torne um hábito. Em suma, é coerente que exista a individualidade de cada
um que pode levar a uma variação. Mas, desafio você a fazer esse teste, estude por 21 dias consecutivos e veja o que acontece.

Leia mais:

14- Faça um planejamento nos estudos para concursos.

A princípio, de um jeito simples e objetivo, sem muita enrolação. Crie uma planilha no Excel para saber o que estudar em determinado dia, por exemplo;

Vale destacar ainda que no sábado você pode fazer uma revisão de todo conteúdo da semana e colocar 2 matérias que tenha maior dificuldade ou que tem um peso maior na prova. Por exemplo: português e raciocínio lógico matemático.

Ademais, no domingo faça um simulado. Caso tenha dificuldade em criar uma planilha no Excel ou realmente precise de um cronograma detalhado para melhor organização dos estudos. Acesse aqui. 

15- Quem tem tatuagem pode ser policial?

Inicialmente, uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal STF declarou inconstitucional a proibição de tatuagem para candidatos de concurso público. 
Sobre esse viés, “Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais, em razão de conteúdo que viole valores
constitucionais”, foi a tese de repercussão geral fixada.

16- Como escolher um concurso para estudar?

Na maior parte das vezes, nem sempre é fácil escolher uma área, principalmente quando não se conhece muito bem o universo dos concursos publicos. Nesse sentido, é preciso ter uma noção geral de localidade das lotações dos mais diversos certames (para você saber o local onde você poderá trabalhar). Além disso, é primordial analisar a sua familiaridade com as disciplinas de maior peso em cada área, verificar se a formação educacional exigida é compatível com os seus estudos prévios, e o principal, saber qual é a área que você se identifica mais.

17 – Uma boa redação fará toda a diferença!

Primeiramente, em alguns concursos a redação é o que define se você está dentro ou fora do certame. Além disso, ela pode colocar você no topo, como também nas últimas posições. Portanto, a redação é, sem dúvidas, muito importante.

Pensando nisso é imprescindível que faça uma redação coerente. Sobre esse viés, a redação precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão muito bem
definidos, para isso é necessário calcular o tempo. Dessa forma você precisa saber exatamente o que pode ou não ser feito; Além disso, é imprescindível seguir o tema principal e não se desviar do assunto. Então, respeite o  o número de linhas e não ultrapasse as margens.

18 – Mapa mental: o que fará toda a diferença no estudo!

Inicialmente, os mapas mentais é o nome dado para um tipo de diagrama, eles são voltados para a gestões de informações e de conhecimentos. Além disso, eles são representações livres que se dividem a partir de um conceito central, para compreensões, melhorando a memorização e o aprendizado.

Portanto, o mapa mental é um método eficaz, que ativa a concentração, melhora a memória e a compreensão através da representação visual de informações. Então, confira a imagem abaixo:

Por fim, os mapas mentais são de extrema importância na preparação do concurso, além de ter um valor bem acessível! Veja alguns, acesse aqui.

Conclusão

Hoje conferimos as 18 Dicas para passar em Provas e Concursos em 2022 mais valiosas! Ademais, esperamos que tenham gostado e te ajudado de alguma forma! Afinal, quanto mais informações temos mais afiado e preparados ficamos.

Pensando nisso, separamos inúmeras outras Dicas de concurso. Acesse aqui.

Acompanhe no site diariamente para essas e outras dicas sobre concursos, além de Notícias dos principais Concursos Públicos do Brasil!

Até a proxíma!!

Receba novidades pelo Canal do Telegram

Leia mais:

 

Comentários estão fechados.