Cronograma de estudos: 28 Dicas essenciais de como montar o seu.

Você sabe como montar um cronograma de estudos efetivo para concursos? Se deseja saber, leia este artigo até o final e saiba mais.

Em algum momento, você já teve dúvidas no momento de montar o seu cronograma de estudos?

Acredito que este é um dos pontos mais difíceis no momento de estudar para concursos, não é mesmo?

Porém, no artigo de hoje, vamos falar sobre como montar um cronograma de estudos efetivo para alcançar a sua aprovação.

Veja as 28 Dicas essenciais.

  1. O que é um cronograma de estudos?
  2. Diferenças entre plano, ciclo e cronograma de estudos
  3. Como se organizar para estudar da forma correta
  4. Organize os horários do seu cronograma de estudos
  5. Mantenha-se focado
  6. Revise o conteúdo
  7. Tenha prioridades
  8. Encontre o método de estudos que se adapte a sua realidade
  9. Confie em si mesmo
  10. Seja comprometido e autorresponsável
  11. Como montar o seu cronograma de estudos
  12. Defina seu objetivo de estudos
  13. Construa um cronograma de estudos de acordo com a sua realidade
  14. Escolha um método de estudos
  15. Organize a sua rotina e seu cronograma de estudos
  16. Mapeie as suas dificuldades
  17. Defina como será a sua rotina pessoal
  18. Descanso e lazer também é fundamental
  19. Imprevistos acontecem
  20. Cronograma de estudos para quem trabalha
  21. Aplicativos para gerenciar tempo e o cronograma de estudos
  22. Aplicativos para gerenciar tempo e o cronograma de estudos
  23. Produtividade no cronograma de estudos
  24. Organização de ideias
  25. Gestão do Tempo
  26. Calendário e lista de tarefas
  27. Bloqueio de distração
  28. Gerenciamento de Estudos

O que é um cronograma de estudos?

Antes de tudo, você deve compreender que um cronograma de estudos é muito mais do que elencar as disciplinas que você deve estudar e colocar horários.

Um cronograma de estudos tem como principal objetivo lhe auxiliar a controlar os estudos e gerir o seu tempo de forma muito mais efetiva.

Com ele, você saberá o que deve estudar, como e quando estudar, tornada a sua jornada de estudos muito mais organizada e tranquila.

Entretanto, existem alguns detalhes que você deve se atentar em seu cronograma de estudos, como por exemplo, o seu tempo de concentração e foco.

Diferenças entre plano, ciclo e cronograma de estudos

Muito se fala em cronograma de estudos, plano e ciclo. Mas será que eles são a mesma coisa?

Primeiramente, um plano de estudos tem como principal objetivo organizar todo o seu ciclo de estudos, definindo metas, objetivos e em seguida, o cronograma de estudos.

Já o ciclo de estudos é o método de estudos que divide o seu tempo em sessões de estudo ativo e minutos de descanso, onde você distribui os conteúdos do seu edital de acordo com o seu tempo disponível.

Por isso é importante que você conheça a sua rotina e não coloque muitas disciplinas e um horário muito denso de estudos, pois ao final não conseguirá cumprir.

Por fim, o cronograma de estudos irá lhe ajudar a organizar e gerenciar o seu tempo de estudos.

Sabemos que estudar para concursos exige tempo, disciplina e dedicação, e um bom cronograma de estudos pode lhe proporcionar toda a base necessária para cumprir as suas metas.

Como se organizar para estudar da forma correta

Chegamos ao momento de ir para a prática e organizar o seu cronograma de estudos. Para lhe ajudar, trouxemos algumas dicas e ações que você deve praticar no momento de se organizar e dar o primeiro passo.

Organize os horários do seu cronograma de estudos

Antes de tudo, você deve conhecer bem a sua rotina e seus horários, tanto para ter uma noção de quantas horas pode dedicar aos estudos e assim definir os seus ciclos de estudos.

Lembre-se que quando falamos de ciclos de estudos de estudo, estamos nos referindo às sessões de estudo e suas pausas para beber água, fazer um lanche e descansar a mente.

Outra dica de ouro para lhe ajudar a organizar a sua rotina de estudos é fazer um planejamento realista, onde todos os conteúdos sejam estudados e revisados.

Uma maneira interessante para fazer isso é organizando o seu cronograma em blocos, adaptando-os nos melhores horários e dividindo o seu tempo disponível para estudar de forma organizada.

Além disso, você deve equilibrar disciplinas que você domina melhor com disciplinas que não domina tanto, para que o seu cronograma seja realmente efetivo e que todas as disciplinas sejam estudadas de acordo com a necessidade.

Mantenha-se focado

A nossa mente é completamente treinável, se adaptando e se condicionando a rotinas, horários, fatores e lugares, associando todos esses fatores à uma rotina.

Com o tempo, o seu cérebro irá entender que você tem esse compromisso nos horários definidos e no local onde você escolheu para estudar.

Por isso, é importante que você mantenha um padrão de horários e de lugar para estudar, pois assim a sua mente será condicionada a se manter focada.

Além disso, a constância é a palavra chave do foco e da aprovação. Sendo assim, mantenha-se focado no seu plano e rotina de estudos e não sabote o seu cronograma em nenhum dia.

> Ser aprovado em concurso estudando somente duas 2 horas por dia.

Revise o conteúdo

A revisão é fundamental para o aprendizado e para a fixação dos conteúdos, porém nem todos os concursandos fazem as revisões de maneira correta.

Sendo assim, existem várias maneiras de fazer a sua revisão, seja por meio de um caderno de revisões ou de mapas mentais que trabalhem os principais elementos do conteúdo.

Contudo, uma dica para fazer um resumo efetivo é escrever o conteúdo com as suas próprias palavras, facilitando o seu entendimento.

Outro método para fazer revisões é por meio de flashcards, onde você pode colocar os principais conceitos e palavras chaves, revisando-os e estimulando a sua memória.

Ademais, você também pode fazer questões, provas anteriores e simulados para ajudar no treino e na revisão do conteúdo de forma aplicada.

Tenha prioridades

Um dos pontos mais importantes nos estudos para concursos é ter prioridade, tanto na jornada quanto no dia a dia.

Por isso, é fundamental que você se lembre que há momento para estudar, mas também deve ter momentos de lazer e descanso, para combater a procrastinação.

Assim, se você se planejar direitinho, não ficará perdido nos conteúdos e revisões, tornando os estudos muito mais produtivos e a rotina muito mais equilibrada.

Você também precisa ler:

Encontre o método de estudos que se adapte a sua realidade

Muitos concursandos tem a imagem errônea de que existe um método que pode mudar tudo, quase como uma fórmula mágica, e na verdade não é bem assim.

Antes de tudo, é fundamental compreender que cada pessoa aprende de uma forma diferente, e em um determinado tempo, e por isso é difícil encontrar um método que seja milagroso.

Por exemplo, alguns concursandos aprendem melhor com vídeo aulas, outros aprendem melhor com PDF e resumos, e outros aprender com podcasts e resoluções de questões.

Sendo assim, você deve testar os métodos e observar como você aprende melhor e qual é mais efetivo, para assim aplicar em seu cronograma de estudos.

Confie em si mesmo

Muitos de nós admiramos os professores de concursos e os grandes aprovados pela sua persistência e confiança, e até mesmo tentamos desenvolver essa confiança.

Mas como construir a confiança em si mesmo e o que um cronograma de estudos tem a ver com isso?

Uma boa rotina de estudos lhe possibilita uma visão muito mais racional e organizada do concurso, fazendo com que você não se sinta perdido e domine os conteúdos do seu edital.

Consequentemente, você vai para a prova muito mais confiante e pronto para enfrentar a banca organizadora.

Seja comprometido e autorresponsável

Não tem como fugir: apenas você é responsável pelo seu sucesso e pela sua aprovação, portanto não fique esperando por ninguém nem procrastinando.

Seja comprometido com o seu cronograma de estudos e com a sua rotina, para colher os frutos do seu esforço no futuro.

Como montar o seu cronograma de estudos

Para montar o seu cronograma de estudos, é importante estar atentos aos detalhes. A seguir, vamos falar do passo a passo para ter um cronograma organizado e efetivo.

Defina seu objetivo de estudos

Esse é o primeiro passo para quem deseja construir o seu cronograma de estudos.

Por isso, é fundamental que você saiba os seus objetivos e as razões que o motivam a estudar para concursos, pois serão eles que irão lhe direcionar e lhe manter no caminho.

Você pode fazer as seguintes perguntas:

  • Qual o meu objetivo ou o que eu espero do serviço público?
  • A carreira que escolhi condiz com os meu estilo de vida e com a minha personalidade?
  • Como é o certame e o edital: curto, simplificado, denso?

Todos esses aspectos são essenciais para que você dê o primeiro passo e saiba muito bem o que irá enfrentar no caminho.

Construa um cronograma de estudos de acordo com a sua realidade

Como dissemos anteriormente, não adianta criar um cronograma de estudos que propõe 6 ou 8 horas líquidas se você não consegue cumprir.

Sendo assim, você deve construir um cronograma de estudos dentro da sua realidade, considerando o seu tempo disponível e o tempo que você consegue se manter focado.

Além disso, você deve considerar as suas outras atividades, como atividades domésticas, tempo para alimentação, descanso, lazer e atividade física.

Nesse sentido, você deve seguir os seguintes passos:

  • Colocar todas as suas atividades no papel, a fim de compreender a sua rotina e como distribui o seu tempo. Aqui você deve incluir seus compromissos, atividades diárias e por fim, os seus ciclos de estudo;
  • Monitore o seu tempo, estabelecendo um tempo para realizar todas as suas atividades, principalmente tempo no celular e em redes sociais, pois a internet pode ser a sua maior vilã.

Em seguida, escolha um método de estudos para lhe ajudar na sua rotina.

Escolha um método de estudos

Para tudo o que vamos fazer, é necessário um método, inclusive para estudar.

O método consiste no modo padrão de fazer algo, e no caso dos estudos, ele irá lhe direcionar em cada atividade, fazendo com que você não perca tempo demais.

No mundo dos concursos, os principais métodos de estudo são:

  • Método Pomodoro, que divide os estudos em ciclos de 25 minutos de estudo focado e 5 minutos de descanso;
  • Curva do esquecimento, que determina a frequência das revisões e auxiliando na fixação da matéria. Aqui, você faz 03 (três) revisões para cada conteúdo estudado, sendo elas:
    • Uma revisão após 24 horas;
    • Uma revisão após 07 (sete) dias;
    • Uma revisão após 01 (um) mês.
  • Regra das cinco horas, que propõe uma hora por dia voltada para o aprendizado, que pode assumir diversas formas, seja a leitura, filmes, documentários, dentre outros.

Organize a sua rotina e seu cronograma de estudos

Para fazer com que o seu cronograma de estudos seja efetivo, você deve ter uma rotina muito bem organizada.

O primeiro passo para organizar a sua rotina é ser realista com os seus horários e limitações, construindo um cronograma que você é capaz de cumprir diariamente.

Por isso é fundamental ter metas realistas, respeitando suas limitações físicas e mentais, pois não irá adiantar se você for aprovado no concurso e não poder tomar posse por apresentar alterações nos seus exames admissionais, não é mesmo?

Além disso, você deve estabelecer pequenas metas onde você consiga alcançar os seus objetivos e se motivar ao ver que o seu cronograma de estudos está sendo cumprido.

Uma das técnicas que você pode utilizar é a técnica SMART, que consiste em uma espécie de checklist onde as suas metas são analisadas por requisitos, sendo eles:

  • Specific,

    que significa que as suas metas devem ser específicas e detalhadas, e para analisar isso é importante definir:

    • Responsável pela ação dos seus estudos e rotinas, ou seja, quem está envolvido nela;
    • Seus objetivos e metas ao estudar para concursos;
    • Prazo que você possui para estudar;
    • Razões específicas e meta clara, como por exemplo, ficar entre os classificados e atingir tal pontuação nas provas.
  • Mensurable, que define todos os aspectos da sua meta, como por exemplo o que você irá gastar, benefícios e prejuízos e como você saberá que atingiu a sua meta;
  • Attaibable, que significa que a sua meta deve ser alcançável dentro de um determinado tempo, incluindo o que será necessário para atingi-la;
  • Relevant, que deve indicar a relevância dessas metas para a sua vida, e por isso você deve saber quais os seus objetivos e o porquê está estudando para concursos;
  • Time-related, que são os prazos e horários dos seus estudos, que é a base do cronograma de estudos.

Mapeie as suas dificuldades

Agora que você já sabe as suas metas e razões, vamos falar de pontos fortes e fracos.

No caso do concurso público, você deve ter em mente e ser sincero consigo mesmo para admitir em quais matérias tem mais ou menos domínio, compreendendo quais delas irão demandar mais tempo de você.

Por isso é importante avaliar o seu desempenho em provas anteriores, simulados e questões, pois eles são o termômetro dos seus pontos fortes e fracos.

Defina como será a sua rotina pessoal

Esse é um dos pontos essenciais para que o seu cronograma de estudos corra bem.

Por isso, defina e organize a sua rotina, seja no papel ou em aplicativos no celular/computador, definindo todas as suas atividades diárias, além de:

  • Ter um ambiente de estudos para que você se dedique e se mantenha focado;
  • Definir um horário específico para estudar e cumprir os seus ciclos de estudos, criando um padrão;
  • Estabelecer a quantidade de horas líquidas você irá estudar diariamente, dividindo-as entre as disciplinas do seu edital;
  • Dedicar um tempo para praticar atividades físicas, desde uma caminhada leve, meditação ou alongamentos.

Rateio de Cursinhos para Concursos, você pode ser preso!

Descanso e lazer também é fundamental

Muitas pessoas defendem que o concursando deve abrir mão do lazer e do descanso para ter foco total nos estudos.

Contudo, antes de buscar desempenho, você deve considerar a sua saúde física e mental, e por isso deve descansar o suficiente para lidar com a sua rotina de estudos e absorver os conteúdos.

Além disso, o descanso é essencial para aliviar a pressão e a tensão que é estudar para concursos, equilibrando a sua jornada.

Outro ponto que você deve se atentar é sua saúde física, e por isso praticar atividades físicas e manter uma boa alimentação é importante para a sua disposição.

Imprevistos acontecem

Um aprendizado que todo concursando deve levar para a vida é compreender que imprevistos acontecem, e que nem tudo é perfeito.

Por isso, não tente controlar tudo e ser perfeito sempre, e esteja preparado para se adaptar quando necessário, seja mudando a sua rotina de estudos ou compensando horas.

Mas claro, não carregue culpa por não conseguir cumprir tudo perfeitamente. O feito é melhor que é o perfeito.

Cronograma de estudos para quem trabalha

Se você já trabalha e possui uma rotina onde o seu tempo para estudos é curto, o seu cronograma de estudos deve ser muito mais organizado e planejado para que realmente tenha resultados.

Aqui, é importante que você lembre que além da sua rotina de trabalho, irá lidar com o cansaço e com dias mais e menos produtivos.

Nesse caso, você deve elencar todas as suas atividades e horários, verificando o tempo restante e dividindo-o entre o descanso e o estudo.

Por isso, uma das maneiras é encaixar os estudos no seu horário de intervalo e de almoço, aproveitando as brechas do seu dia para fazer com que o seu cronograma seja cumprido.

Mas devo te lembrar que você não pode abrir mão do seu descanso e de momentos de lazer para estudar, pois assim a sua motivação e seu desempenho serão cada vez menores, sendo o motor para que você desista da sua jornada.

Aplicativos para gerenciar tempo e o cronograma de estudos

Sabemos que estudar para concursos exige dedicação, tempo, persistência e acima de tudo, organização. Por isso, quanto mais focado e organizado você for, melhores serão os seus resultados.

Com o avanço da internet e dos celulares, é possível se organizar e utilizar ferramentas que lhe auxiliem em sua rotina, seja na gestão do tempo, na produtividade e na construção da sua rotina e cronograma de estudos.

Produtividade no cronograma de estudos

No caso da produtividade, um dos melhores aplicativos é o Evernote, que tem a função de um bloco de notas inteligente, que pode ser utilizado no celular, tablet ou computador.

Sendo assim, o Evernote está disponível para Android, iOS e Windows, e pode te ajudar a:

  • Organizar as suas anotações, resumos e ideias;
  • Digitalizar os seus resumos;
  • Gravar as aulas, palestras ou até mesmo a leitura dos seus resumos;
  • Gerenciar tarefas e lembretes.

Organização de ideias

Para te ajudar a organizar as suas ideias, temos três indicações de aplicativos fáceis e descomplicados de usar.

O primeiro deles é o MindMeister, que pode ser utilizado para construir mapas mentais e permitir que você organize os seus conteúdos e conceitos principais em um único lugar.

Além disso, todos os mapas são salvos em nuvem e com isso não será necessário baixar arquivos ou fazer atualizações.

Outra opção de aplicativo para lhe ajudar na organização de ideias é o Google Keep, que é o bloco de notas do Google.

Basicamente, possui a mesma função do Evernote, mas é integrado com ferramentas como o Google Agenda e o Google Docs, permitindo o compartilhamento de arquivos e notas.

Ambos estão disponíveis para Android e iOS, e o melhor: são gratuitos!

Gestão do Tempo

Em uma rotina e cronograma de estudos, a gestão do tempo é essencial, e para te ajudar a controlar o tempo e seus ciclos de estudos, temos 03 (três) opções de aplicativos: Be Focused, Pomello App e Tomato Timer.

As três opções seguem a mesma proposta, que é a do Método Pomodoro: 25 minutos de estudo e 5 minutos de descanso.

O aplicativo Be Focused está disponível apenas para iOS. Já o Pomello App está disponível para computador, suportando Mac, Linux e Windows.

Contudo, para quem busca uma opção online, temos o Tomato Timer, que você controla o tempo direto no site.

Calendário e lista de tarefas

Para listar as suas atividades diárias e lhe ajudar na organização dos seu cronograma, existem os seguintes aplicativos:

  • Remember the Milk, que é um aplicativo onde você lista todas as suas atividades, compromissos, gerencia a sua rotina e ainda pode fazer anotações;
  • Todoist, onde você lista as suas atividades e as organiza em tarefas e atividades menores, possibilitando o acompanhamento detalhado da sua rotina;
  • Trello, onde você cria cards e anotações, gerencia tarefas, anexa arquivos e controla prazos. E o melhor, pode ser acessado pelo celular ou pelo site;
  • Microsoft To-Do, que é a lista de tarefas da Microsoft, onde você cria tarefas, define prazos e lembretes para lhe ajudar na rotina.

Bloqueio de distração

Para quem tem dificuldade em manter o foco, existem aplicativos onde você pode bloquear as distrações. Podemos citar como os mais usuais:

  • ClearLock, onde você pode baixar o aplicativo para o seu computador e bloquear as distrações com senha;
  • StayFocusd, que é uma extensão para Google Chrome que limita o tempo de acesso no navegador em sites que possam lhe distrair;
  • AntiSocial, que identifica o seu uso pessoal do celular e padrão de uso, lhe permitindo gerenciar, controlar e bloquear o celular enquanto estuda.

Gerenciamento de Estudos

Por último, mas não menos importante, trouxemos indicações de aplicativos de gerenciamento de estudos para lhe ajudar no cronograma.

Sendo assim, os principais são:

  • EstudAqui, onde o próprio aplicativo monta um ciclo de estudos personalizado e automatizado, onde você monitora e analisa o seu desempenho, percentuais de acertos e erros, dentre outros;
  • Partiu Revisar, onde você pode agendar e gerenciar as suas revisões dentro de uma frequência adequada para o seu edital;
  • Easy Study, onde você escolhe o objetivo do seu estudo e cria o seu próprio plano de estudos, sendo um aplicativo bem prático e fácil de usar;
  • Aprovado, que pode lhe auxiliar a organizar os seus estudos, adicionando as disciplinas, monitorando o tempo e seus exercícios, sendo ideal para organizar o cronograma de estudos.

Considerações Finais

Como dissemos, a organização é essencial para a aprovação em concursos públicos, independente da carreira que você escolheu.

Compartilhe conosco a sua experiência e as suas dificuldades no momento de organizar o seu cronograma de estudos e sua rotina.

Até a próxima, concursando! Juntos somos mais fortes!

Receba novidades pelo Canal do Telegram

Você também precsisar ler: 

 

Comentários estão fechados.