Ser aprovado em concurso estudando somente duas 2 horas por dia.

Muitos acabam pensando que o tempo é um dos fatores mais importantes para garantir a aprovação em um concurso. Entretanto, isso não é o caso. O tempo é um dos fatores importantes, mas não o mais importante de todos. Aqueles que tem tempo demais para estudar podem acabar caindo na procrastinação, o que piora a rotina de estudos.

>>Mapas Mentais – BAIXAR<<

Por isso, acreditamos que o tempo é um dos três pilares para garantir aprovações nos concursos. Os outros dois são: técnica e disciplina. Nesse artigo nós apresentaremos o que são esses três pilares e como você pode trabalhá-las para conseguir aprovação em um concurso com apenas duas horas de estudo por dia. Para facilitar sua leitura, separamos este texto da seguinte maneira:

  1. Os três pilares: disciplina, tempo e técnica 
  2. Dê atenção ao que importa  
  3. Crie questões usando seu material 
  4. Faça o seu resumo   
  5. Tempo, disciplina e prática   
  6. Considerações finais

Os três pilares: disciplina, tempo e técnica

Como falamos acima, os três pilares do estudo de concursos públicos são os seguintes: tempo, disciplina e técnica.

O tempo é o período que você tem disponível para sentar e estudar para o concursos. Disciplina é o quanto você consegue aderir aos seus planos de estudos. Técnica, por outro lado, é um conjunto de práticas que administra seus recursos nos estudos. Não há estudo sem um ou mais desses pilares.

>> Saiba Como Ler 3 X Mais Rápido<<

Você precisa de tempo para estudar, afinal, não há técnica e nem disciplina se não houver tempo. Sem técnica, você acaba dependendo de muito tempo e disciplina para que seja aprovado. E sem disciplina, não há tempo ou técnica eficiente para você.

Então, como conciliar os três pilares?

Dê atenção ao que importa

Grande parte do conteúdo que aparece no edital de um concurso não cai na prova. Isso significa que você deve estudar o que realmente cai na prova. Consulte bancos de questões de concursos e provas antigas do concurso em questão. Assim você terá uma ideia dos conteúdos do concurso e o que deve estudar mais e menos. Nem sempre vale a pena estudar todo o conteúdo do edital, pois quantidade muitas vezes é pior do que qualidade.

Crie questões usando seu material

Após estudar um conteúdo e fazer um resumo, faça questões que retomem conceitos centrais do seu estudo. Formular e responder questões é a uma das formas mais eficientes de fixar conceitos e o conteúdo de maneira consistente.

>>Planilha para Organizar Estudos – BAIXAR<<

Resolva as questões e anote os erros e acertos. Ao longo de um mês, você terá visto uma evolução ou não do seu progresso. Assim, você conseguirá se planejar ainda mais e ver se o seu método tem eficiência.

Faça o seu resumo

Fazer o próprio resumo é bastante importante. Muitas pessoas têm memória visual, o que significa que elas conseguem armazenar mais informações pela visão. A memória pode ser trabalhada com criação de desenhos, uso de cores e mapas mentais. Fazer esquemas também ajuda muito no próprio resumo. Isso depende do que você considera mais importante para que você memorize o conteúdo.

Tempo, disciplina e prática

Com essas dicas, você conseguirá manter o seu pilar de tempo, disciplina e prática. Tempo porque você saberá qual técnica é mais eficiente à longo prazo a partir do seu relatório de acertos e erros de questões de concursos.

Disciplina porque você organizará o seu próprio material, o que facilita consideravelmente manter uma consistência nos estudos. E prática porque, a partir do uso eficiente do tempo e de ser disciplinado, você terá o hábito de estudar de modo contínuo. Juntando esses três, sua aprovação está cada vez mais próxima.

Considerações finais

Dito tudo isso, agora você sabe como pode melhorar seus estudos com apenas duas horas por dia. Organize os três pilares de estudo, tempo, disciplina e prática, e seus resultados serão bem melhores.

>>Técnicas de MEMORIZAÇÃO para passar de UMA VEZ POR TODAS em Concurso<<

De maneira geral, é assim que você pode conseguir a aprovação no concurso com apenas duas horas de estudo por dia. Continue lendo os textos em nosso site. Assine nossa newsletter e confira nossas redes sociais para ver notícias diárias sobre concursos nacionais, municipais e estaduais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.