Microsoft Windows: conheça a evolução do principal sistema operacional do mundo

Conheça a história de um dos produtos amplamente conhecido e usado no mundo da tecnologia.

A Microsoft apresentou a nova versão do sistema operacional mais popular do mundo. Com isso, a família de softwares já conta com mais de 10 versões principais e completou 36 anos em novembro.

O SO saiu do rústico Windows 1.0, onde estava entre os mais importantes recém-chegados aos aplicativos de calculadora e calendário, passaram pelo memorável Windows 98 – que introduziu uma geração de pessoas aos computadores – ao popular Windows XP com o papel de parede mais famoso de todos os tempos.

Mais recentemente, Nos últimos dez anos atrás, o programa recebeu grandes atualizações como o Windows 8 e depois o Windows 10, o sistema operacional mais recente, ambos trazendo novos serviços como a Microsoft Store, abas de notícias e widgets.

Confira o histórico das principais edições do Windows abaixo.

Windows 1.0 (lançado em 1985)

A primeira versão do sistema operacional foi lançada em 1985 e era mais uma extensão do MS-DOS do que um software completo. Ele se destacou pelo modelo colorido na tela e aplicativos como o Bloco de Notas e até o Paint. Por exemplo, ele não permitia janelas sobrepostas, então todas estavam expostas lado a lado.

Windows 2.0 (lançado em 1987)

O Windows 2.0 chegou ao mercado em dezembro de 1987 e, como seu predecessor e sucessor, usava uma estrutura aritmética de 16 bits. Ele apresentava melhorias na interface do usuário, como a capacidade de mostrar janelas de programas, atalhos de teclado e suporte VGA.

Windows 3.0 (lançado em 1990)

Sucessor do Windows 2.0, que trouxe poucas alterações em relação ao primeiro, foi 3.0 1990 lançado com melhorias de memória. Também apresentava um visual mais limpo e melhor organização dos arquivos, e apresentou ao mundo o Campo Minado, que se tornaria um destaque nos computadores antes da Internet.

Você também precisa ler:

Windows 95 (lançado em 1995)

Considerado um dos mais importantes da história, O Windows 95 abriu uma nova era para a Microsoft. Programado em 32 bits, trouxe melhorias que incluíram o sistema plug-and-play, recursos de acessibilidade e o navegador Internet Explorer.

Introduzido em agosto de 1995, o sistema foi o primeiro a apresentar o menu Iniciar, o sobrevive até hoje e foi responsável por tornar o computador um item popular nas casas das famílias de todo o mundo.

Windows 98 (lançado em 1998)

O Windows 98 foi mais a fundo na revolução iniciada por seu predecessor. Lançado em junho de 1998, era mais estável, suportava mais de um monitor e componentes USB, particionamento de disco, serviço de e-mail do Outlook, hibernação e muito mais. Foi o primeiro contato com o PC para muitas pessoas em todo o mundo, pois ainda estava presente em muitos computadores mesmo após a virada do século.

Windows 2000 (lançado em 2000)

O Windows 2000 foi lançado em fevereiro de 2000 e consolida esse fim definitivo da nomenclatura do NT. O Windows NT, que se tornou disponível em 1993, destinava-se a usuários corporativos, de servidores e estações de trabalho, não ao público em geral. Por isso sua menção é importante, além de trazer importantes funções e novos sistemas de segurança.

Windows XP (lançado em 2001)

O Windows XP foi lançado em outubro de 2001 e foi bastante inovador na época, principalmente visualmente . Ele optou por um menu iniciar verde e barras azuis, que se tornaram muito populares entre os usuários.

Entre os muitos recursos novos que ele introduziu em seus lançamentos estava a capacidade de alternar contas de usuário sem fechar arquivos abertos, Suporte para DSL e sem fio. Ele popularizou os programas do Windows Media Player porque os CDs podiam ser lidos das unidades e reproduzidos no programa. Seu papel de parede, uma foto de planícies na Califórnia, tornou-se uma das imagens mais icônicas da era da internet.

Windows Vista (lançado em  2006)

O Windows Vista estava bem distante de seu antecessor se ignorarmos as atualizações e novas versões do XP. Lançado em novembro de 2006, ele apresenta um novo visual com janelas transparentes e melhores recursos de segurança.

No entanto, não foi bem recebido, pois muitos usuários reclamaram que deixava o computador mais lento, o que muitas pessoas faziam.

Windows 7 (lançado em  2009)

Apresentado em julho de 2009, o Windows 7 foi um pouco melhor recebido em comparação com o Vista e melhorou significativamente o esquema visual e o desempenho do sistema operacional. Ele também se destacou em recursos como suporte a tela sensível ao toque e tela multitoque, reprodução de Blu-ray, Windows Defender, modo Windows XP e muito mais.

Windows 8 (lançado em 2012)

Embora não seja muito popular, o Windows 8 trouxe mudanças que ainda podem ser vistas no software da Microsoft hoje. Lançado em outubro de 2012, reformulou completamente a interface dos sistemas operacionais, trouxe um novo sistema de widgets, janelas retangulares e a retirada do clássico menu iniciar, o que foi bastante polêmico.

No entanto, uma importante integração começou com os smartphones que eram já estava em alta na época. Era compatível com Windows Phone, sistema operacional móvel da Microsoft, e tinha integração com diversos aplicativos móveis.

Windows 10 (lançado em  2015)

O último software da Microsoft foi lançado em julho de 2015. Ele trouxe de volta o menu Iniciar e um dos principais diferenciais é o foco multimídia, evidente na integração com Xbox, notebooks e tablets. Outra grande novidade que ele apresentou foi o assistente virtual Cortana.

Segundo o site Net Marketshare, ele é hoje o sistema operacional mais usado no mundo, encontrado em mais de 66% dos computadores do mundo. Logo atrás está o Windows 7, que ainda está presente em 17% dos PCs mais de dez anos após seu lançamento.

Windows 11 (lançado em  2021)

Em junho de 2021 a Microsoft apresentou o futuro de um dos seus mais populares produtos. Embora anunciado nesta data, apenas foi lançado no final de 2021 e disponível em uma atualização gratuita para quem possui a versão anterior.

O sistema operacional tem várias novidades, incluindo um visual mais moderno, mais segurança e rapidez e uma nova forma de organizar as janelas. Além disso, pela primeira vez na história, os aplicativos Android estão presentes na Microsoft Store, inaugurando uma nova era de integração entre ecossistemas de aplicativos.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

8 e 10download windows 10microsoft windowsmicrosoft windows 10microsoft windows 10 downloadmicrosoft windows 10 promicrosoft windows 11microsoft windows 7microsoft windows 7 downloadmicrosoft windows 7 usb/dvd download toolmicrosoft windows downloadmicrosoft windows versoesnoções de informática: windows versões 7noções de sistema operacional (ambiente windows versões 7sistema operacional windows versõeswindowswindows 10windows 10 downloadwindows 11windows 7windows 93windows clubwindows versoeswindows versões 10windows versões 7windows versões antigaswindows versoes wikipedia