Vale a pena fazer um saque no cartão de crédito?

Quando estamos no vermelho recorremos a qualquer método para pagar as contas. Será que vale a pena fazer saques no cartão de crédito?

É uma situação comum chegar no final do mês e precisar de algum dinheiro extra para sair do aperto financeiro. Entre as opções de crédito rápido você pode recorrer ao saque no cartão de crédito. Mas será que essa é a melhor opção para uma situação dessas?

Se você usar seu cartão de crédito de maneira cautelosa e disciplinada, ele se mostra uma forma de pagamento excelente. Quando você paga a fatura do seu cartão de crédito sem anuidade, você não tem problemas . 

Entretanto, quando as contas apertam, e você decide fazer um saque, as coisas mudam de figura. O cartão de crédito além de possibilitar fazer compras e parcelar, também disponibiliza um limite para saque em dinheiro, que pode ser feito com facilidade em caixas eletrônicos.

O problema é que essa decisão pode custar caro no bolso do consumidor, por isso é importante pensar bem antes de recorrer aos saques no cartão de crédito. Para ajudar você a entender melhor esse assunto aqui estão algumas dicas.

Você também precisa ler:

Vale a pena?

Não! Apesar de socorrer você por um momento, a taxa de juros cobrada por saque no cartão de crédito é a mesma que é cobrada no parcelamento da fatura, com a diferença que você vai pagar juros apenas em caso de atraso. 

No caso de um saque no cartão de crédito, os juros vão sendo contabilizados até o dia de fechamento da fatura, e de fato esse risco não vale a pena. Os juros do cartão de crédito passam facilmente dos 10% ao mês na maioria das vezes. 

À primeira vista parece ser muito fácil não precisar pedir dinheiro emprestado a parentes e conhecidos, ou não ter que solicitar um crédito pessoal, e apenas se dirigir ao caixa eletrônico e fazer o saque. Entretanto, este dinheiro vai sair muito caro no final das contas, e não valerá a pena. Você só vai estar contraindo uma dívida maior.

Vamos pegar como exemplo o Nubank, que cobra de acordo com o cliente, taxas que variam de 2,75% e 14% ao mês. Além disso, o cliente precisa pagar IOF de 6,38% sobre o valor da operação em saques nacionais, e a tarifa do caixa eletrônico, que normalmente fica entre R $2,50 e R $15,00.

Para saques internacionais, é necessário pagar ainda a conversão da moeda utilizando o dólar PTAX Venda + 4,00%. Você percebe quantas taxas estão escondidas por trás de um simples saque?

Pense bem a respeito

O ideal é fazer um saque no cartão de crédito somente em último caso. Você pode optar por pegar um empréstimo consignado, por exemplo. Assim você vai evitar gastar o seu dinheiro com o pagamento de juros, que serão bem altos. 

Leve em consideração que você, muito provavelmente, tenha optado por cartões de crédito sem anuidade, e não faz nenhum sentido pagar juros sem necessidade, afinal você escolheu esse tipo de cartão a fim de evitar taxas abusivas, não é mesmo?

Agora que você entende os riscos de fazer um saque no cartão de crédito, previna-se para não precisar tomar essa decisão. 

Assine nossa News later e fique por dentro de todos os concursos do Brasil! Entre também no nosso canal do telegram e receba notícias diárias! 

Receba novidades pelo Canal do Telegram

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.