Vale a pena fazer Resumo para Concursos? Saiba mais

Resumos para concursos realmente valem a pena? Nesta artigo falaremos detalhadamente tudo o que você precisa saber sobre resumos.

De modo geral, os concurseiros costumam perguntar se vale realmente a pena fazer resumo para concursos. A resposta comum é que sim, na maior parte das vezes, vale a pena! Mas será que isso é verdade? É importante que você saiba as vantagens e desvantagens de fazer resumos para concursos antes de dizermos se vale ou não a pena. Confira!

Nesse sentido, nós resolvemos trazer este artigo. Dividimos ele da seguinte maneira para facilitar a leitura:

  1. Resumo para concursos: vantagens
  2. Resumo para concursos: desvantagens
  3. Resumo para concursos: alternativas para estudar
  4. Resumo para concursos: considerações finais

Resumos para Concursos: vantagens

Parece haver muitas vantagens em se fazer resumo para concursos. Muitos alunos costumam fazer resumos em seus cadernos todas as teorias estudadas em sala de aula.

De modo geral, esses cadernos são coloridos e bem organizados. Ainda assim, é possível fazer bons resumos organizados sem o uso de cores e outros detalhes que são dispensáveis.

A ciência nos diz que escrever o que está sendo visto, ouvido e lido facilita muito a fixação, por isso esta é uma das vantagens de se fazer resumos para concursos.

E os resumos são modos de fixação por leitura rápida, o que no futuro pode ser feito por você caso queira retomar algum conteúdo estudado anteriormente.

Resumos para Concursos: desvantagens

Entretanto, muitas desvantagens podem aparecer ao fazer resumos para concursos. Elas são:

  • O estudo pode se tornar monótono e desmotivador;
  • O estudo pode ficar cansativo;
  • Os conteúdos para concursos aumentam a cada dia, o que dificulta o acompanhamento com o caderno de resumos;
  • Resumir legislações pode não ser o melhor jeito de estudar para concursos públicos; já imaginou resumir as várias legislações?

Os resumos talvez não sejam as melhores alternativas. Por isso, apresentamos a você duas alternativas para estudar para concursos sem resumos.

Resumo para concursos: alternativas para estudar

A primeira delas é fazer fichas ou mapas mentais. Os famosos fichamentos, como se chamam, são importantes ferramentas no momento de estudar.

Eles funcionam da seguinte maneira: ao ler um conteúdo, decore as palavras principais do texto e ligue palavras-chave entre si.

Assim, o conteúdo fica amarrado e, ao mesmo tempo, você decora a teoria toda, sem precisar fazer resumos.

Os fichamentos devem ficar guardados e recorrentemente serem lidos para que você não esqueça o conteúdo. Eles são fáceis de carregar e bem simples de memorizar.

Veja também:

Outra boa dica é fazer exercícios do conteúdo que está sendo estudado. Resolver questões anteriores é uma ação importante para compreender onde foi o erro do seu estudo e qual conteúdo deve ser mais estudado.

Essa estratégia é eficiente, pois mostra quando você está melhorando e onde pode melhorar.

Nesse sentido, o desempenho fica ainda maior na prova. Além disso, você já se prepara para resolver as questões como se estivesse na prova, fazendo também uma simulação do tempo de prova.

Portanto, é importante fazer exercícios do conteúdo que está sendo estudado.

Escrevê-los e então procurar as alternativas corretas com justificativa. Só assim é possível um estudo eficiente, rápido e motivador.

Resumos para concursos: considerações finais

Em suma, é muito melhor focar em fazer fichamentos e mapas mentais do que propriamente resumos.

Os resumos são longos e difíceis de montar, o que pode tornar o estudo um pouco monótono.

Os fichamentos e os exercícios, por outro lado, tornam a atividade do concurseiro mais aproveitável. Nesse sentido, vale mais a pena optar por fichas e mapas mentais!

Se você gostou deste artigo que destacou dicas para estudar para concursos, siga-nos nas redes sociais e saiba mais sobre concursos nacionais, estaduais e municipais. Assine também nossa newsletter.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.