O Guia dos Traders com 51 termos, gírias e jargões do Mercado Financeiro

Se você atua ou pretende atuar no mercado financeiro, precisa conhecer o Guia dos Traders com os 51 termos, gírias e jargões mais usados hoje.

Inicialmente, se você atua ou pretende atuar no grandioso mercado financeiro, definitivamente, precisa conhecer as gírias e jargões mais usados!

Nesse sentido, os jargões e as gírias são características muito comuns e usadas atualmente no mercado financeiro e, principalmente, no mundo dos investimentos!

Vale destacar ainda, que m muitas pessoas desistem de entender o assunto nesse primeiro contato, justamente por acreditarem ser um tema muito complexo ou que apenas quem convive com o mercado financeiro pode entender.

No entanto, é essencial conhecer e dominar esses termos! Então, a partir de agora você irá compreender e se familiarizar com o vocabulário “Trader” do mercado financeiro!

Mercado Financeiro: girias e jargões dos Trader mais usadas!

  • 1- Trader

Antes de mais nada, o termo trader é classificado como o especulador na Bolsa de Valores. Dessa forma, ele está interessado basicamente em encontrar oportunidades vantajosas nos milhares de oscilações que ocorrer no dia-a-dia do mercado.

Sob o mesmo ponto de vista, dentre as operações realizadas pelos traders, duas delas são as principais e ainda vistas com maior frequência no mercado financeiro, a saber: o day trade e o swing trade.

Logo, O Day Trader é responsável por fazer operações com um mesmo ativo, que iniciam e finalizam no mesmo dia. Ao passo que Swing Trader espera, necessariamente, mais de um dia para sair a operação.

  • 2- Player

De antemão, o Player é quem de fato está operando ativamente no mercado. Assim, os Players podem ser instituições financeiras, não-financeiras, instituições governamentais e também as pessoas físicas.

  • 3- Agressão

Primeiramente, a agressão não é bater em alguém! Na verdade, agressão não passa de um jargão no mercado financeiro, ele está, basicamente, relacionado quando um lado do mercado – vendedor ou comprador – executam diversas ordens.

Essas ordens fazem com que os preços se desloquem para determinado patamar. Em suma, se o preço de determinado ativo começa a subir, significa que os players estão agredindo. Em outras palavras, aceitando ofertas a preços necessariamente vez mais altos.

Por sua vez, isso acontece inversamente quando os preços também estão caindo, necessariamente, estão aceitando ofertas a preços mais baixos.

  • 4- Bater e Tomar

De antemão, no mercado financeiro, o termo bater significa vender um ativo ao melhor preço ofertado. Por outro lado, Tomar, por outro lado, é o mesmo que comprar ao melhor preço ofertado.

  • 5- Liquidez

Antecipadamente, o termo liquidez está relacionado à facilidade com que um determinado ativo tem de ser convertido em dinheiro. Assim, incluindo o prazo necessário para tal e a quantidade de interessados no ativo.

  • 6- Ordem a Mercado

A ordem a mercado é dada no momento em que o investidor, simplesmente, envia uma ordem, comprando ou vendendo um ativo no preço exato em que ele se encontra, sem se preocupar em “cravar” um valor exato.

A ordem à mercado é muito utilizada para aproveitar movimentações muito rápidas, entretanto, é necessário ter em mente que o fator liquidez também é determinante para que esse tipo de operação seja realizada, pois caso não haja negócios com o ativo a nenhum nível de preço, a ordem pode não ser executada.

  • 7- Ordem Apregoada

Por sua vez, a ordem apregoada é enviada a um preço determinado pelo investidor. Assim, o ativo será comprado ou vendido somente se o preço chegar, definitivamente, naquele patamar, ou seja, se existirem players dando liquidez para aquela faixa de preços.

  • 8- Raspar

No mercado financeiro, o ter Raspar  é o termo utilizado quando determinado player consome todos os lotes apregoados em uma faixa específica de preço.

  • 9- Violinada

A violinada ocorre quando o preço sobe ou desce em um patamar de forma muito rápida e com isso volta ao ponto anterior.

Ademais, esse termo é uma referência ao instrumento musical violino, em que o arco pode subir e descer rapidamente para alcançar determinadas notas, curioso não é mesmo?

  • 10- Derreter

Inicialmente, afirmar que um determinado ativo está “derretendo” significa que o seu preço vem caindo de forma consistente. Outrossim, esse termo foi muito utilizado durante a crise dos meses de março e início de abril, no ano de 2020, em decorrência da pandemia do Covid-19.

  • 11- Bola

À primeira vista, bola é um termo geralmente usado quando um ativo alcança um valor redondo.

Em outras palavras, por exemplo, quando o preço do contrato futuro de dólar chega a 5.000,00 pontos, os players afirmar que chegou em “cinco bola bola”. Com isso, nas ações, por exemplo, imagine que o preço da PETR4 chega em R$ 40,00.

Dessa forma, também poderia ser chamado de “quarenta bola bola”.

  • 12- ADR

Inicialmente, as ADRs são títulos emitidos pelas instituições norte-americanas e igualmente similares às BDRs. Ademais, a principal diferença é que os ADRs representam, ou seja, têm um lastro em ativos de empresas brasileiras.

LEIA MAIS:

Isto é, os ADRs são geralmente negociados em grandes Bolsas de Valores Note Americanas. Agora, a Ambev, o Bradesco, a Petrobras e a Vale são alguns exemplos de empresas brasileiras representadas por ADRs no mercado financeiro dos nos Estados Unidos.

  • 13- Benchmark

Desde já, o Benchmark pode ser classificado como “referência”. Assim, um benchmark, necessariamente é utilizado com o objetivo de avaliar o desempenho de uma aplicação em si,  geralmente utilizados em fundos de investimentos.

Por exemplo, você pode medir o desempenho de um determinado fundo de renda fixa, no geral, utiliza-se o CDI como referência para isso.

  • 14- Candlestick

Geralmente, o termo Candlestick, na verdade é um método de leitura muito utilizado na análise gráfica e é representado por velas, que demonstram as variações do mercado ao longo dos pregões.

Sobre esse viés, ele é uma representação conhecida mundialmente, e amplamente utilizada por investidores que buscam nos gráficos, padrões que indiquem algum tipo de reversão, seja de alta ou baixa.

  • 15- IPO

A princípio, IPO  “Initial Public Offering”ou, traduzindo para o português, oferta pública inicial. Basicamente, é quando uma empresa abre o seu capital para que suas ações sejam negociadas ao público geral na Bolsa de Valores.

  • 16- Agulhada

De antemão, a agulhada é um termo utilizado na análise gráfica mencionada igualmente quando ocorre o cruzamento de algumas médias móveis, que são basicamenete os indicadores utilizados pelos players que tomam decisões com base em gráficos.

  • 17- Virar Pó

Inicialmente, o termo Vira Pós é muito utilizado quando um papel especifico deixa de existir. Isso ocorre com opções, pois têm vencimento mensal e no dia que vencem só podem ser exercidas ou deixadas na carteira para que virem pó.

Logo, no próximo dia útil, elas não estarão mais em carteira. Da mesma forma ocorre quando o prazo para subscrição de determinado ativo expira.

  • 18- Urso e Touro

Basicamente, o urso é um símbolo que representa o mercado caindo, ou como falam, em queda! Por seu turno, a semelhança se da porque o animal ataca sempre com a pata batendo de cima para baixo.

Agora, o touro representa o mercado subindo, ou seja, em alta, uma vez que os seus ataques ocorrem de baixo para cima, utilizando os seus chifres.

  • 19- Stop Loss

Antes de tudo o  Stop Loss é uma ordem automática, na qual será enviada ao mercado a um preço predefinido, quando o ativo atingir determinado valor, indicando que a operação que está dando prejuízo em relação ao preço de entrada, precisa ser encerrada rapidamente.

  • 20- Stop Gain

O Stop Gain, assim como o Stop Loss, é uma ordem automática que será enviada ao mercado a um preço predefinido, quando o ativo atingir determinado valor, indicando que a operação está apresentando o lucro realmente esperado.

  • 21- Ativo

Basicamente, os ativos são as ações, contratos ou opções que o investidor está operando.

  • 22- Sessão

De antemão, a sessão é o dia de operação no mercado. Assim, no mercado futuro se inicia às 09:00 e termina às 18:00. Já no mercado à vista ela começa às 10:00 e encerra às 17:00 e às 18:00 no horário de verão.

  • 23- Pregão

Semelhante à sessão, o termo remete ao funcionamento do mercado, ou seja, o dia de operação na bolsa de valores.

LEIA MAIS:

  • 24- Mercado à Vista

Primeiramente, este armazena e simboliza todas as operações de compra e venda de ações a preços estabelecidos em pregão.

  • 25- Abertura

Basicamente o termo utilizado para representar o primeiro preço que um ativo é negociado em uma sessão.

  • 26- Fechamento

O termo Fechamento representa o ultimo preço que um ativo foi negociado em uma sessão.

  • 27- Boleta

Inicialmente esse termo relaciona-se com a ordem de compra e venda no mercado financeiro. Por sua vez, a palavra deriva da época do pregão viva voz quando os operadores preenchiam boletas de papel indicando o preço da operação, lote.

Assim, se uma operação seria de compra ou venda, o seu código de operador e o código do operador da contraparte.

  • 28- Andar de Lado

Significa que o mercado está sem direção definida, sem maiores tendências de alta ou baixa.

  • 29- Direcional

Inicialmente é o oposto de andar de lado. Também chamado de tendência, o termo diz que o mercado tem uma direção definida, seja ela de alta ou baixa.

  • 30- Posição

A Posição, representa aos ativos que o investidor detém e pode também ser chamado de “carteira”. Deriva de “posição” o termo “posicionado”, que, na maior parte das vezes, é utilizado quando o operador decide manter a sua posição por mais de um dia.

  • 31- Comprado

Basicamente, Comprado representa o operador que comprou um certo ativo e ainda detêm essa posição de dono.

  • 32- Vendido

Obviamente, como o próprio nome diz, representa o operador que vendeu um ativo e ainda detêm essa posição.

  • 33- Financiar

Constitui uma compra no mercado à vista e uma venda no mercado de opções.

  • 34- Papel

O Papel possui significado semelhante ao de ativo. No entanto, diz respeito exclusivamente as ações no mercado financeiro.

  • 35- Girar

Por sua vez, Girar é o ato de trocar uma posição no mercado, trocando suas ações por outras. Vale a pena destacar que diferentemente de investimento, pois no giro não há entrada de dinheiro na operação.

  • 36- Operação

Equivale a qualquer tipo de negócio realizado no mercado de ações, seja comprar, vender, financiar, girar entre outros.

  • 37- Swing Trade

Inicialmente o Swing Trade, possui ideia semelhante a ficar posicionado. Nesse aspecto, ele representa, basicamente, o ato de começar uma operação de compra ou venda em um dia e finalizar pelo menos no dia seguinte. Em suma, essas operações tem duração máxima de um a dois meses, logo, como objetivo especifico de auferir rendimentos no curto e médio prazo.

  • 38- Position

Este termo “Position” que representa o ato de manter uma posição em ações no mercado por longo tempo, com o objetivo único de obter rendimentos no longo prazo e, consequentemente, poder lucrar mais no mercado financeiro.

  • 39- Manada

Primeiramente, o termo Manada, corresponde  a um movimento em conjunto no mercado, normalmente baseado em um senso comum no qual os investidores agem igualmente.

  • 40- Derreter

De antemão, o termo Derreter representa a queda forte do merado, logo um movimento exacerbado de venda generalizado.

LEIA MAIS:

  • 41- Estar Zerado

Por seu turno, Estar Zerado, geralmente é usado para representar a ausência de qualquer posição do Trader, ou seja, significa que ele não possui nenhum ativo.

  • 42- Mico

Basicamente é uma ação que perdeu todo a seu valor de mercado.

  • 43- Pull Back

De antemão, Pull Back é certo movimento no mercado direcional, no qual os preços vão a sentido contrário à direção para somente depois voltar a sua tendência.

  • 44- Reversão.

Este configura a inversão da direção do mercado. Por exemplo: as ações da Petrobras estavam em alta durante o dia, inesperadamente ocorreu uma reversão devido ao aumento dos estoques de petróleo.

  • 45- Executar

O termo Executar, significa proceder com uma operação, seja ela de compra e venda.

Por exemplo: a ordem de compra de 1000 ações da VALE5 ao preço de R$50,50 foi executada com sucesso!

  • 46- Fila

A princípio, o termo Fila representa o local que uma ordem que é lançada e fica aguardando para ser executada, as filas geralmente se encontram no book de ofertas.

  • 47- Book de Ofertas

Basicamente este termo define todas as operações de compra e venda de um ativo que estão na fila para assim serem executadas. Isto é, demonstrando os compradores, vendedores  e suas respectivas corretoras juntamente com os preços, bem como com as quantidades que desejam realizar seus negócios.

  • 48- Stop

Primeiramente o termo Stop, são os objetivos de saída da operação. Vale mencionar que existem vários tipos de STOP.

Contudo, os mais comuns são: Stop Loss, quando a perda máxima determinada pelo trader é alcançada e o Stop Gain, quando o ganho máximo definido pelo trader é alcançado com sucesso!

  • 49- Pedra

Pedra é quando uma ordem ainda não foi executada, mas já foi lançada no mercado, semelhantemente ao termo “ficar na fila”.

  • 50- Rally

O termo Rally representa um movimento direcional muito rápido dos preços com pull backs muito pequenos.

  • 51- Virar Pó

Como o próprio nome já diz, ou seja, quando uma opção perde todo o seu valor no mercado.

Conclusão

Notadamente sempre irão existir inúmeros termos e jargões no mercado financeiro que provavelmente você nunca tenha ouvido falar.

Entretanto, isso não deve desmotivá-lo! Pelo contrário, basta revisar com periodicidade e com toda certeza, logo você estará familiarizado!

Definitivamente com esse Guia dos Traders e seus 51 jargões e gírias mais usadas no mercado financeiro, você está pronto para se aprofundar cada vez mais no funcionamento do mercado de ações e obter grandes lucros!

Você vai gostar de ler:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.