Grupo hacker pode ter sequestrado dados do Governo Federal

O Governo Federal Brasileiro pode ter sido vítima de um ataque hacker com 3 TB de informações internas roubadas. Confira mais!

O Governo Federal Brasileiro pode ter sido vítima de um ataque hacker com 3 TB de informações internas roubadas.

Isso mesmo! O governo brasileiro pode ter sido hackeado com 3TB de informações internas roubadas. A invasão do tipo ransomware – um programa malicioso de seqüestro de dados – foi revelada ontem pela Darktracer, uma empresa de detecção de ameaças digitais, em um post no Twitter (30).

A ação ilegal teria sido realizada pelo grupo cibercriminoso Everest.

Nesse sentido, o cibercrime foi adicionado à lista de vigilância da Darktracer após um post controverso no site da Deepweb Everests – a rede digital não rastreável que os cibercriminosos usam para se comunicar.

Lá, o grupo malicioso anunciou a suposta invasão dos sistemas federais nacionais com a seguinte mensagem:

“Para venda, acesso à rede do GOV Brasil, mais de 3 TB de dados. Para dúvidas, entre em contato” (em tradução direta para o português).

É comum que criminosos especializados em ransomware vendam dados coletados ou informações sobre entradas comprometidas no sistema comprometido a terceiros.

Outra opção seria pedir um resgate à própria vítima, que não poderá acessar os arquivos até que pague por isso. Aparentemente, este não é o caso.

Ainda não foram divulgados quais itens foram coletados pelo grupo. Em comunicado, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) informou que os sistemas desenvolvidos e mantidos pela empresa ainda estão em pleno funcionamento e não há indícios de cibercrime em nossos bancos de dados.

Ataques hackers: Everest é um risco frequente

Em 2021, o Everest Group já foi citado no relatório da agência de segurança digital NCC Group como uma das possíveis ameaças de ataques a plataformas governamentais.

Segundo a empresa, um padrão tem sido observado nas ações dos cibercriminosos, coletando dados para venda e comercializando o acesso a sistemas hackeados.

Os governos do Peru, Estados Unidos e Argentina já foram alvos de ataques cibernéticos ao Everest. Também não é a primeira vez para o Brasil.

Nisso, o grupo já havia investido nas redes de instituições federais, como os sistemas da Procuradoria Geral da Fazenda do Estado e do Ministério da Economia.

Se você gostou do conteúdo, acompanhe nosso blog diariamente!

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!
Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.