FIES: Entenda de uma vez por todas como funciona o programa!

O FIES foi criado pelo Governo Federal já tendo ajudado mais de 2 milhões de estudantes a financiar faculdades particulares. Saiba mais!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado pelo governo federal em 2004. Desde então, o programa já ajudou mais de 2 milhões de estudantes a financiar faculdades particulares.

Nos últimos anos, o FIES passou por uma série de mudanças. As regras de participação tornaram-se mais rígidas, o número de financiamentos diminuiu e, com isso, é mais difícil obter o benefício. Mais difícil sim, mas não impossível.

O que é Fies?

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, programa do Departamento de Educação (MEC) que ajuda estudantes de baixa renda a pagar mensalidades de cursos presenciais em faculdades particulares por meio de financiamento. Então é como se o estado pagasse a mensalidade ou parte dela em vez do aluno. Somente após a formatura esse aluno paga o valor acumulado.

Quando acontece?

O programa ocorre normalmente duas vezes ao ano, no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre. No segundo semestre, a abertura costuma ser em julho, logo após a divulgação dos resultados do programa Universidade para Todos (Prouni). Mas atenção: o período de inscrição costuma ser curto, quatro dias corridos, por isso é importante observar os prazos.

Quem pode se inscrever no programa?

Para participar do processo seletivo do Fies, devem ser atendidos os seguintes critérios:

  • aproveitamento mínimo de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação em qualquer edição do Enem presente a partir de 2010;
  • máximo três salários mínimos por pessoa;

Os alunos não podem participar do programa se:

  • Já tiverem sido beneficiados com a bolsa do Fies;
  • Inadimplência no Programa de Crédito Educacional (PCE/CREDUC);
  • Você é bolsista integral do ProUni;
  • Ser bolsista parcial do ProUni em outro curso que não seja o Fies;

Eu já sou graduado. Posso participar do programa?

Sim. Qualquer pessoa que já tenha concluído o ensino superior pode se inscrever para participar do programa. Ressalta-se, no entanto, que não é tão fácil para esses candidatos que já concluíram um curso universitário receberem financiamento, pois a concorrência é acirrada e os cursos de licenciatura são os preferidos.

O programa cobre todos os cursos?

O Fundo de Financiamento Estudantil apoia eventos presenciais com nota 3 ou superior no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) das instituições participantes do programa.

A lista de cursos disponíveis e a distribuição das ofertas de emprego mudam a cada edição e podem ser consultadas durante o período de inscrição para o processo seletivo.

Como funciona a seleção?

A seleção do Fundo de Financiamento Estudantil é baseada na pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A competição é entre candidatos que escolheram o mesmo curso, corpo docente, campus (unidade) e turno.

Quanto maior a pontuação do Enem, maiores são as chances de conseguir uma vaga no Fundo de Financiamento Estudantil.

 

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.