Energia solar: Brasil é quarto país que mais cresceu no ramo

Levantamentos estimam que o Brasil adicionou em 2021 aproximadamente 5,7 gigawatts de capacidade a partir de usinas de geração de energia solar.

Em resumo, a energia solar é a energia onde a fonte é a luz solar, uma energia alternativa e sustentável que pode ser utilizada tanto para produzir eletricidade (através da energia fotovoltaica) quanto para aquecer água (com a energia solar térmica).

A energia solar é uma energia alternativa, renovável e sustentável que funciona utilizando a luz solar como fonte de energia e pode ser aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias, como: aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.

A definição de energia solar é comumente associado à energia fotovoltaica, que é a geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte de energia. Portanto, pode-se dizer que energia solar e energia fotovoltaica são a mesma coisa.

Crescimento no setor de energia fotovoltáica

A forte taxa de crescimento na implantação de projetos de energia solar no Brasil – seja em sistemas de geração descentralizada ou em grandes usinas – garantiu ao país o quarto lugar no ranking mundial das nações com maior capacidade de expansão na matriz elétrica. em 2021. Isso diz um mapeamento do portal solar, com base em dados publicados pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) e pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

De acordo com o levantamento, o Brasil adicionou cerca de 5,7 gigawatts (GW) de capacidade solar em 2021, levando em conta sistemas de autogeração residenciais e empresariais e grandes empresas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Medido por esse volume, o país ficou atrás da China com adições de 52,9 GW, dos EUA com adições de 19,9 GW e da Índia com adições de 10,3 GW.

Você também precisa ler:

Em termos de capacidade total de geração solar do país, o Brasil subiu uma posição para a 13ª posição no ranking global. Segundo a Absolar, o país fechou o ano passado com mais de 13,6 GW de capacidade operacional da fonte solar.

Na última semana, a empresa anunciou que o Brasil havia superado a marca histórica de 15 GW. a fonte solar fotovoltaica, considerando grandes sistemas e sistemas de autoalimentação em telhados, fachadas e pequenas propriedades.

Desses, 4.97 GW são provenientes de grandes sistemas solares, o que corresponde a 2,6% da matriz elétrica brasileira. O segmento de autogeração responde por 10,03 GW de capacidade instalada da fonte solar. Juntos, grandes e pequenos painéis fotovoltaicos ocupam o quinto lugar na matriz elétrica brasileira.

Segundo a Absolar, a fonte solar já trouxe mais de R$ 78,5 bilhões em novos investimentos para o Brasil. Desde 2012, foram exigidos pagamentos de mais de R$ 26 bilhões apenas para grandes projetos.

Em termos de capacidade total de geração solar do país, o Brasil subiu uma posição no ranking global para a 13ª posição. Segundo Absolar, o país terminou o ano passado com mais de 13,6 GW de capacidade operacional da fonte solar.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.