Enem: Quais são as 4 áreas de conhecimentos do exame?

O Enem é uma das provas anuais mais aguardadas pelos estudantes porque com a nota obtida no exame é possível ingressar na universidade.

O Enem é uma das provas anuais mais aguardadas pelos estudantes porque com a nota obtida no exame é possível ingressar em universidades públicas ou privadas.

Mas não se trata apenas de responder a perguntas. É necessária uma boa nota para se candidatar a uma bolsa ou financiamento estudantil com a nota do Enem.

Inicialmente, o primeiro passo é conhecer as quatro áreas de conhecimento do Enem e incorporá-las ao seu plano de estudos. Pensando nisso, preparamos um conteúdo com todas as informações sobre cada um deles para te ajudar na hora do exame. Continue lendo!

Quais são as áreas de conhecimento do Enem?

As áreas de conhecimento que fazem parte do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são disciplinas que são vistas durante o Ensino Médio, considerando que essas envolve avaliar o conhecimento dos alunos na educação básica. No entanto, eles não são divididos por assunto e sim por área em quatro cadernos além da redação.

Você também precisa ler:

 

Cada área de conhecimento do Enem possui 45 questões objetivas envolvendo interpretação de texto, raciocínio e cálculo. Como já mencionado, a redação de redação argumentativa também é obrigatória no Enem, além da nota máxima na prova, ou seja, de maior peso em cada área e como é a distribuição do conteúdo na prova? Responderemos a essas e outras perguntas abaixo, continue acompanhando!

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Inicialmente, esta área geralmente é aplicada no primeiro dia do exame e, como o nome sugere, inclui disciplinas de Humanidades, nomeadamente: filosofia, geografia, história e sociologia. Para se sair bem nestas questões, é muito importante estar atento aos acontecimentos atuais ao redor do mundo e, claro, estudar cada assunto.

Ao contrário do que possa parecer, os assuntos abordados neste a+ prova não exige que o aluno memorize datas ou fatos históricos, mas suas conexões com movimentos sociais, conflitos históricos, culturais, etc. Neste caso, desenvolver e atualizar a interpretação será crucial.

Ciências naturais e suas tecnologias

De outro modo, nesta parte do exame, disciplinas como: biologia, física e química formam a lista de questões. Às vezes você vai se deparar com cálculos e fórmulas, mas esse não é o foco. O objetivo é avaliar sua capacidade de usar os conhecimentos adquiridos nessas disciplinas e sua relação com outras questões atuais, como o aquecimento global. Esta área será aplicada no segundo dia.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Durante o primeiro dia do exame, a seção de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias inclui português, arte e um idioma estrangeiro de sua escolha (inglês ou espanhol). Aqui o objetivo é testar seus conhecimentos nessas matérias.

Além disso, no mesmo dia você também deve escrever a redação no formato dissertativo-argumentativo. Esse momento da prova exige muita atenção e dedicação por parte do aluno, afinal um texto bem escrito faz muita diferença na média final. Portanto, concentre-se em escrever!

Matemática e suas tecnologias

Algum fã de ciência exata aqui? Essa área de conhecimento do Enem acontece no segundo dia da prova, e como o nome sugere, a principal é Matemática, que inclui disciplinas como Geometria, Probabilidade, Estatística, Equações, Regra de Três, Cálculos, Fórmulas, Raciocínio, etc.

Mas fique atento, embora às vezes seja necessário fazer cálculos, a prova não é só isso.

O objetivo aqui é usar o conhecimento adquirido neste campo para resolver problemas matemáticos através do pensamento lógico. Então prepare-se bem.

Desse modo, mostrado as principais áreas de conhecimentos, o primeiro passo é se organizar para fazer uma ótima prova.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.