CNH: Motoristas serão obrigados a trocarem em julho?

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entrou em vigor em junho, levantando dúvidas entre os motoristas brasileiros.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira foi atualizada em junho e o novo modelo do documento foi emitido em todo o país. Com a mudança, a grande questão para os motoristas é: agora tenho que substituir a versão antiga pela nova?

Inicialmente, a troca de documentos está prevista, mas ocorrerá gradualmente. Como os motoristas precisam trocar a CNH, as autoridades emitirão o modelo atualizado.

Neste primeiro momento, apenas quem tirar a primeira via, renovar ou tirar a segunda via terá acesso à nova carteira. Para os demais brasileiros, a antiga poderá ser utilizada normalmente dentro de seu prazo de validade.

Alterações na CNH

A reformulação visa adequar o documento ao padrão internacional, além de garantir mais Segurança e Prevenção à Fraude. Confira as principais alterações da nova CNH:

  • Assinatura do motorista abaixo da foto;
  • Nome social e filiação afetiva;
  • Tabela informando quais veículos o motorista pode dirigir;
  • Letra P , indicando permissão para dirigir e letra D, indicando carteira de habilitação permanente;
  • código MRZ, usado em passaportes.

No que tange às questões de segurança, a CNH recebe um holograma de identificação e é impresso em tinta fluorescente, que brilha no escuro . Além disso, alguns itens só são visíveis sob luz ultravioleta.

Você também precisa ler:

 

Preciso trocar minha carteira de motorista?

Depende. A nova norma será obrigatória para os motoristas que renovarem a CNH ou completarem a carteira de habilitação secundária ou primária a partir de 1º de junho de 2022. Isso significa: Se você possui documento válido nesta data, só precisa alterar após expirar a validade ou se sua carteira de motorista for perdida ou roubada.

Por que a nova CNH é mais segura

O novo formato de documento contém elementos gráficos destinados a dificultar a falsificação, assim como as cédulas. A nova carteira de motorista é impressa com tinta fluorescente que brilha no escuro. Também possui elementos que só são visíveis com luz ultravioleta, além de um holograma na parte inferior.

Qual é a validade da nova carteira de motorista?

Ainda vale a pena mencionar os muitos A novidade é a validade da nova Carteira Nacional de Habilitação, a mesma que entrou em vigor em 12 de abril do ano passado, quando entrou em vigor a nova Lei de Trânsito.

Assim, à semelhança da anterior, a nova carta de condução deve ser renovada de dez em dez anos para os condutores com idade inferior a 50 anos; cinco para cidadãos de 50 a 69 anos; e três para motoristas com 70 anos ou mais.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.