Drone com Inteligência Artificial voa a 70 km/h desviando de obstáculos

Pesquisadores da Universidade de Zurique desenvolvem drone que usa inteligência artificial para rastrear sua própria trajetória e evitar obstáculos.

Que incrível! Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, desenvolveram um novo drone que usa inteligência artificial (IA) para rastrear sua própria trajetória e evitar obstáculos.

O novo gadget também é ágil, atingindo velocidades entre 50 e 70 km/h.

Durante a pesquisa, um drone com quatro hélices recebeu sensores, sistemas de monitoramento de voo, entre outros componentes a bordo, para que os dados fossem processados ​​em tempo real. Para a parte de IA, foi adicionado o kit de desenvolvimento NVIDIA Jetson TX2, que pode executar tarefas complexas com rapidez suficiente para permitir um voo ágil e suave.

Os testes de campo incluíram o drone realizando diversos voos. daqueles com velocidades mais lentas e constantes quando estão a toda velocidade com desvio de obstáculos.

Drone possui a capacidade de aprender

Na prática, o sistema mostrou que pode realizar rastreamento de trajetória, onde a posição do drone é continuamente monitorado no ar. Além disso, foi observado em simulações de realidade virtual que o sistema é capaz de aprender, com o drone melhorando o desempenho de voo ao longo do tempo. Você pode ver o dispositivo em ação no vídeo neste link.

Segundo os pesquisadores, a tecnologia poderia ser usada, por exemplo, em operações de busca e salvamento ou até mesmo na entrega de mercadorias.

Você também precisa ler:

O artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista Science Robotics. A equipe também disponibiliza o software e o hardware como código aberto, para que qualquer pessoa possa usar o sistema.

O que são drones e quais regras você precisa seguir para voar no Brasil

Estes equipamentos são veículos aéreos não tripulados de vários tamanhos que originalmente tinham fins militares mas hoje em dia possuem uma variedade de usos, desde captura de imagens para eventos, transmissão de imagens para atividades jornalísticas, entrega de objetos nas lojas e, claro, diversão.

No Brasil, os drones também são chamados de VANTs, veículos aéreos não tripulados.

Inicialmente,  eles tinham como objetivo proteger a vida dos soldados, já que enviar unidades não tripuladas em missões militares era menos arriscado do que tirar a vida dos soldados em perigo.

O uso militar de drones começou a se fazer sentir na década de 1980, quando foram usados ​​pela Força Aérea Israelense contra a Força Aérea Síria em 1982.

Hoje, os dispositivos de controle remoto não são mais exclusivos aos militares e chegaram a cenários mais populares, muito comuns ao lado de filmes e séries em jogos como Call of Duty e Battlefield.

Regulamentação de drones no Brasil

Conquanto a regulamentação de drones no Brasil seja nova desde que começou em 2017, foi necessário definir normas, leis e regras que regem o uso desses dispositivos, seja para atividades profissionais ou de lazer.

No Brasil, os esses veículos são regulamentados em conjunto por três órgãos: ANAC, ANATEL e DECEA. Cada agência é responsável pela área que afeta a operação dos drones.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.