ID Jovem: saiba o que é e como funciona o benefício

O ID Jovem é um documento destinado a jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos. Saiba mais e colha os benefícios desta iniciativa.

O ID Jovem é um programa que tem crescido em popularidade nos últimos anos, pois beneficia mais de 150.000 pessoas em todo o país. É justamente por causa desse pico que muitas pessoas têm dúvidas sobre vários aspectos do programa.

Para esclarecer o máximo possível dessas questões, preparamos este artigo sobre Dúvidas e Respostas à Identidade Juvenil. Reunimos aqui as informações mais importantes sobre o documento para que você possa se cadastrar facilmente e usufruir de todos os seus benefícios.

Então, continue lendo para entender como o programa funciona e para que não haja inconvenientes relacionados a ele.

O que é ID Jovem?

Identidade Jovem ou ID Jovem é um programa criado em 2016 pelo governo federal do Brasil com o objetivo de ajudar jovens considerados em situação de vulnerabilidade socioeconômica status e atender a alguns requisitos estabelecidos.

Assim, com este documento em mãos, os jovens terão melhor acesso aos direitos previstos no Estatuto da Juventude. O objetivo do programa é garantir e promover o acesso dos jovens à cultura, ao lazer e à participação em espaços antes reservados a pessoas com melhores condições no transporte público local nos estados federais.

Vamos explicar com mais detalhes como funciona a reserva de assentos por meio da identidade juvenil.

Como viajar de graça com o ID Jovem?

Vamos entender melhor essa sensacional vantagem, que é a possibilidade de viajar de graça pelo país.

Em qualquer veículo, trem ou navio do serviço de transporte interestadual convencional de passageiros por viagem, são reservados dois lugares gratuitos.

Você também precisa ler:

 

Se estes lugares estiverem ocupados, estão disponíveis mais dois lugares com pelo menos 50% de desconto sobre o preço total do bilhete. As reservas de assento são válidas até 3 horas antes da saída do transporte.

No entanto, recomendamos fazer o pedido de reserva com a maior antecedência possível para evitar problemas como esgotamento do assento. Quanto maior a antecedência, menores são as hipóteses de não encontrar bilhete para o dia e hora pretendidos.

Para efectuar a sua reserva, basta dirigir-se ao balcão da empresa e retirar o seu cartão jovem e o seu ID com foto.

Observação: Este benefício é válido apenas para transporte interestadual, ou seja não se aplica a viagens entre cidades do mesmo estado.

Quais são os requisitos para se cadastrar no ID Jovem?

 Essa é uma dúvida muito comum entre os interessados ​​em participar do programa. No caso de um programa de cunho voltado a sociedade, são especificados alguns requisitos que devem ser cumpridos, nomeadamente:

  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • O benefício vale também para não estudantes;
  • Estar no cadastro federal de solteiros (Para cadastrar ou atualizar datas, entre em contato com o CRAS ou o departamento responsável pelo Cadastro Único  de sua cidade);
  • Seu cadastro deve estar atualizado;
  • Ter cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Ter o NIS – Número de Identificação Social;

Assim, se você atende a todas essas especificações, Excelente! Desse modo você já está apto a se inscrever.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.