Correios passam a exigir CPF do remetente a partir do dia 1º

CPF do remetente deve melhorar a rastreabilidade das encomendas. Os Correios garantem que os dados serão protegidos conforme a LGPD.

Para aumentar a segurança das entregas e melhorar a rastreabilidade, os pedidos enviados pelos correios passaram a ser marcados com o CPF do remetente. A mudança entrará em vigor nesta quinta-feira, 1º de setembro. Se as informações não forem fornecidas, o pedido não será publicado. Saber mais.

Além do CPF, os remetentes também podem fornecer o CNPJ ou o número do passaporte para estrangeiros. Caso queira facilitar o preenchimento das informações, basta inserir os dados nos sistemas de pré-reserva.

CPF do remetente nos Correios

De acordo com os Correios, os dados do remetente são mantidos em sigilo de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Desta forma, tais informações não estão nas etiquetas, mas sim no sistema postal. O CPF do remetente deve constar em todos os pedidos em dinheiro ou fatura.

Outro detalhe é que nos lockers e também nos pontos de clique e recolha, os dados do destinatário passam a ser obrigatórios, além dos dados completos do remetente. Você é:

  • CPF, CNPJ ou passaporte;
  • Número de celular ou e-mail;

Segundo os Correios, a obrigação de cumprir a legislação tributária é de responsabilidade do cliente. Por exemplo, as remessas internacionais já exigem esse tipo de informação conforme definido pelos regulamentos alfandegários. De acordo com o anúncio, a novidade visa melhorar o sistema de reservas.

A indicação do CPF do remetente visa facilitar o acesso aos serviços de rastreamento de lotes e cacifos, uma vez que será mais fácil retirar os pedidos, que reúne todas as informações.

Dessa forma, a partir da mudança que entrará em vigor no início de setembro, os Correios poderão recusar a aceitação caso a pessoa se recuse a fornecer os dados. Estão amparados pela nova regra anunciada e aplicável em território nacional.

Sobre os Correios

Inicialmente, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente Correios, é uma sociedade anônima federal responsável pela implantação do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil, mas não se limita a essa atividade.

Além das já citadas, ela realiza a distribuição de encomendas em todo o território território nacional, além de outros serviços de apoio ao governo – em todas as áreas.

Outrossim, também se presta ao apoio à população, como distribuição de vacinas e medicamentos, livros didáticos para escolas, serviços bancários, entrega de exames do ENEM e outros serviços sociais como a Carta Social dos Beneficiários do Bolsa Família.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.