Confira 4 erros que investidores iniciantes cometem

Você está perdido com tanta informação sobre investimentos? Confira aqui quatro erros que investidores iniciantes cometem na hora de investir.

Começar a investir é um sonho de muitos brasileiros, fazer o dinheiro trabalhar a nosso favor parece coisa de filme não é mesmo? Mas alguns riscos acompanham as oportunidades de ganho financeiro, principalmente, para os investidores iniciantes.

Por ser um território que a maioria da população não possui familiaridade, é muito fácil cair em erros e acabar comprometendo os resultados esperados dos investimentos.  

É claro que errar é parte do aprendizado, você não precisa desistir de ser um investidor porque fez algumas escolhas erradas. O que precisa ser feito é aprender com essas falhas para que elas não voltem a se repetir.

Pensando em ajudar você a ter mais segurança na hora de fazer seus investimentos, separamos quatro dos principais erros que os investidores iniciantes cometem. Confira!

Investidores iniciantes focam nos lucros e esquecem os riscos

Existem muitas opções dentro do mercado de investimentos, e é um erro comum que o investidor iniciante queira escolher aquele que aparenta ter uma rentabilidade maior. 

No entanto, é necessário entender que às vezes junto com a promessa de alta rentabilidade vem atrelada a grandes riscos. Principalmente quando se fala de renda variável, pois como o próprio termo mostra não é algo fácil de prever.

Você também precisa ler:

Não criar uma reserva de emergência

Ter uma reserva financeira de emergência significa que você tem um valor disponível para cobrir imprevistos com dinheiro. É ela quem vai socorrer você de um possível endividamento. 

Na empolgação de começar o primeiro investimento, muitas vezes esse passo é deixado de lado. Mas veja bem, isso pode prejudicar a sua estratégia de investimento. Se uma emergência acontecer você terá que retirar o dinheiro investido. Tendo uma reserva isso não é necessário.

Não conhecer o seu perfil de investidor

Um dado importante na hora de começar a investir é saber o seu perfil de investidor. Ele é um tipo de análise que identifica as suas expectativas em relação aos seus investimentos.

É através dele que você vai entender qual o melhor tipo de investimento, pois ele leva em consideração a sua tolerância ao risco e o tempo de investimento.

Se você prefere investimentos menos rentáveis porém mais seguros em relação a perda de dinheiro, por exemplo, a renda variável pode não ser para você. 

Entendeu? A ideia é traçar um perfil que vai ajudar você a realizar suas expectativas em relação ao mundo dos investimentos.

Fazer empréstimos para investir

Se alguém sugerir essa ideia para você, fuja dela! Lembre-se que investimentos envolvem riscos, mesmo que sejam pequenos. As taxas do empréstimo e do investimento são diferentes.

Se o seu investimento não tiver uma boa rentabilidade, você não vai conseguir pagar a dívida. Afinal as taxas de juros dos bancos geralmente são mais altas que os juros de um investimento.  

Agora você já sabe o que não fazer, guarde essas dicas na memória e comece a organizar a sua entrada no mundo dos investimentos. Tenha em mente que para ter sucesso é necessário foco e paciência. 

Quando surgirem promessas de ganhos milagrosos ou algo do tipo, lembre-se que é a sua independência financeira que está em jogo e mantenha os pés no chão. Boa sorte!

Assine nossa News later e fique por dentro de todos os concursos do Brasil! Entre também no nosso canal do telegram e receba notícias diárias! 

Receba novidades pelo Canal do Telegram

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.