Vida financeira: aprenda a planejá-la em apenas 5 passos simples. 

O planejamento da vida financeira é essencial para o nosso futuro, pensando nisso separamos 5 passos simples e eficazes para sua organização.

Todos nós sabemos da importância de planejar a nossa vida financeira a longo prazo. Veja que, tal planejamento exige dedicação e, acima de tudo, total comprometimento entre os envolvidos.

Observe que, uma vida financeira mal planejada e descomedida, pode e possivelmente trará problemas sérios no futuro. 

Em outras palavras, se não quisermos nos preocuparmos com dinheiro lá na frente, precisamos aprender a se comportar com relação ao nosso capital e, acima de tudo, saber utilizá-lo corretamente.

Embora muitas pessoas tenham total noção da importância de se ter uma vida financeira saudável, ainda assim, muitos não conseguem manter-se disciplinados a longo prazo.

Isso ocorre porque não basta só querer se organizar financeiramente, na verdade, primeiro é necessário haver uma mudança de mentalidade. 

Assim, antes de assumir um compromisso de melhora no que se refere a sua atual situação financeira, avalie-se e tente observar quais comportamentos te impedem de atingir esse objetivo.

Contudo, saiba que existem alguns passos a serem seguidos que, apesar de simples, poderão te auxiliar e te orientar durante essa jornada.

Dito isso, confira 5 passos simples para se ter uma vida financeira saudável. 

Aprenda a reduzir os seus gastos

Tenha em mente que ninguém nasceu apenas para pagar conta. Entretanto, precisamos nos atentar aos exageros e, sempre que possível, abrir mão do que não é necessário.

Sendo assim, uma excelente dica é aprender a identificar quando determinada compra está sendo feita por impulso ou não. 

Separe o que é indispensável naquele momento, daquilo que possa vir a ser adquirido no próximo mês. 

Além disso, atente-se ao uso do cartão de crédito. Observe que, o cartão de crédito quando utilizado corretamente, sem exageros, pode se tornar um grande aliado dentro do seu planejamento financeiro.

Por outro lado, o uso desmedido desse recurso pode levar por água abaixo suas intenções de obter uma vida financeira mais saudável. 

Crie uma planilha com todas a sua despesas

Devido a correria do nosso dia a dia, por vezes, acabamos por nos esquecermos das nossas pendências e, quando nos demos conta, gastamos um dinheiro que não deveríamos.

Dessa forma, ao planilhar todas as suas despesas e pendências, fica muito mais fácil honrar com os seus compromissos. 

Contudo, claro, saiba que existem outras formas de organizar as suas contas, que vão desde a utilização de aplicativos até o uso de um caderno, por exemplo.

Livre-se dos seus débitos 

Invariavelmente, o que vemos são pessoas consumindo de forma desenfreada e acumulando novos débitos mês após mês. 

Acontece que, o fato das pessoas acumularem novos débitos sem menor preocupação em liquidar suas pendências antigas, faz com que todos esses compromissos se transformem em uma bola de neve, tornando quase impossível a sua quitação.

Dessa forma, uma das regras mais importantes a serem seguidas durante esse processo de austeridade é a seguinte: antes de fazer uma nova dívida, primeiro, quite as dívidas existentes. 

Em suma, isso evitará futuros transtornos e momentos de desespero sempre que a próxima fatura do cartão chegar na sua caixa de correios.

Tenha uma reserva de emergência 

Estudiosos recomendam que uma pessoa destine pelo menos 15% do seu salário para o fundo de emergência. 

É claro que essa porcentagem não se aplica a todo tipo de orçamento, sobretudo, quando se trata de famílias com financiamentos e dívidas altas a pagar.

Entretanto, caso não consiga separar 15% do seu salário mensalmente, tente ao menos separar 10%. Se 10% ainda ficar pesado, separe 5%.

Em síntese, o importante é ter em mente que, ter uma reserva de emergência é necessário, já que não podemos prever o dia de amanhã. 

Infelizmente, contratempos acontecem o tempo todo, e você não vai querer estar despreparado quando eles chegarem. 

Invista seu dinheiro

Por fim, mas não menos importante, aprenda a investir o seu dinheiro. Em outras palavras, faça com que o seu dinheiro trabalhe para você. 

Muitas pessoas ainda se assustam quando o assunto é investimento. Imaginam ser algo inalcançável, um bicho de sete cabeças.

Entretanto, a verdade é que existem diversos tipos de investimentos, dos modelos mais simples como a poupança e o tesouro direto, aos mais complicados, como o mercado de ações. 

Dessa forma, deixe seu medo de lado e comece a estudar um modelo de investimento que mais se adeque ao seu perfil. 

Dado o primeiro passo, comece a investir seu capital visando um rendimento a longo prazo. 

Não pare com a leitura e fica por dentro de tudo que rola no mundo das finanças clicando aqui.

Receba Novidades pelo Canal do Telegran

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.