Seguro-desemprego: o que é? Quem tem direito? Entenda!

Empregados domésticos têm direito ao benefício do seguro-desemprego confira mais neste post o básico do que você tem que saber.

Se você já trabalhou com carteira assinada e foi demitido sem motivo válido, deve ter recebido assistência financeira do governo por um período de tempo.

Entenda o que é o seguro-desemprego, quem é elegível, como funciona e as regras de benefícios.

Seguro-desemprego: quem tem direito ao recebimento?

O seguro-desemprego pode ser concedido a:

  • Trabalhador formal demitido sem justa causa, inclusive nos casos de rescisão indireta (quando o trabalhador demite o patrão). trabalhadores domésticos.
  • Trabalhadores com carteira assinada cujo contrato de trabalho tenha sido suspenso para frequentar curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador.

Como funciona o seguro desemprego?

Após a demissão sem justa causa, o empregado pode solicitar o seguro-desemprego. O benefício é pago em três a cinco parcelas, de forma contínua ou alternada, dependendo das horas trabalhadas.

Você também precisa ler:

Quais são as regras aplicáveis ​​ao seguro-desemprego?

Para empregados com carteira assinada, aplicam-se as seguintes regras:

  • Ser demitido sem justa causa
  • Estar desempregado no momento do pedido do seguro-desemprego
  • Não ter todos que é suficiente para sustentar a família (pessoas que possuem CNPJ em seu nome, mesmo que de empresa inativa, não têm direito ao seguro).
  • Também não podem receber benefícios INSS de benefícios continuados como idosos – provisão por idade, com exceção de auxílio-acidente e auxílio-morte.

Também precisa ter trabalhado por um período, que varia de acordo com a quantidade de vezes que o trabalhador já deu entrada no seguro-desemprego:

  • Primeiro pedido: pelo menos 12 dos 18 meses antes da demissão
  • Segundo pedido: pelo menos 9 dos 12 meses antes da demissão
  • Terceiro pedido em diante: nos 6 meses antes da demissão

O trabalhador é obrigado a devolver as parcelas recebidas indevidamente, caso saque o benefício e tenha alguma ocupação.

As seguintes regras se aplicam aos trabalhadores domésticos:

  • Ser demitidos sem justa causa
  • Ter trabalhado como trabalhador doméstico por pelo menos 15 nos 24 meses anteriores à demissão
  • Ter feito pelo menos 15 pagamentos de FGTS como trabalhador doméstico
  • Ter sido contribuinte individual para estar inscrito na previdência social e ter pago pelo menos 15 contribuições ao INSS
  • Não ter renda de qualquer tipo que seja suficiente para sustentar a família.

Onde e como pedir o seguro-desemprego?

É possível fazer o pedido do seguro-desemprego pela internet, aplicativo e presencialmente.

Para fazer pela internet você deve entrar no portal de Serviços do Governo e clique em “Iniciar”. Coloque login e senha e depois clique em “Seguro-Desemprego”. Na sequência, siga as instruções apresentadas. O empregado doméstico deve fazer a solicitação do seguro-desemprego aqui. Clique em “Iniciar” e siga as instruções.

Quando posso solicitar o seguro desemprego?

  • Empregados com carteira assinada: entre 7 e 120 dias após o desligamento
  • Trabalhadores domésticos: entre 7 e 90 dias após o desligamento
  • Empregados em licença de qualificação: durante a suspensão do contrato de trabalho

Qual é o valor do seguro?

O valor do benefício não será inferior ao salário mínimo atual.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

agendar seguro-desempregocaixa seguro-desempregocomo dar entrada no seguro-desemprego pela internet 2020depois de quanto tempo posso receber seguro-desemprego novamenteministério do trabalho seguro-desempregomte seguro-desempregoquanto tempo de trabalho para receber seguro-desemprego 2020quanto tempo de trabalho para receber seguro-desemprego 2021se eu pedir demissão tenho direito ao seguro-desemprego 2021seguro-desempregoseguro-desemprego agendamentoseguro-desemprego consultaseguro-desemprego mteseguro-desemprego onlineseguro-desemprego parcelasseguro-desemprego quantas parcelasseguro-desemprego quem tem direitoseguro-desemprego regrasseguro-desemprego solicitarseguro-desemprego telefoneseguro-desemprego webtrabalhei 6 meses tenho direito a quantas parcelas do seguro-desempregotrabalhei 6 meses tenho direito a quantas parcelas do seguro-desemprego 2020