Saiba como estudar para a prova do concurso da PRF

Para ajudar quem quer fazer a prova do concurso da PRF, reunimos algumas informações relevantes sobre o conteúdo da prova. Confira.

Passar em um concurso público, em especial, na PRF, é o sonho de boa parte da população brasileira, os benefícios de uma carreira estável fazem com que os concurseiros de plantão virem as noites estudando para terem maior chance de passar nas provas. 

Um dos concursos que mais chamam a atenção é o da Polícia Rodoviária Federal (PRF) , e por ser uma prova bastante concorrida é recomendado que o candidato comece a se preparar com antecedência.

Geralmente a PRF disponibiliza informações como o edital e o calendário de provas, isso ajuda o candidato a programar o cronograma de estudos.

Para ajudar você que quer fazer a prova do concurso da PRF, reunimos algumas informações relevantes para que você saiba o que estudar para estar preparado na hora de fazer a sua prova. Confira.

Você também vai gostar de ler:

Qual é o perfil da prova da PRF?

Levando em consideração editais anteriores, a prova da PRF é feita em etapas. As provas são do tipo discursivas e objetivas.

A primeira fase dura em média 4 horas e 30 minutos. Essa primeira prova tem caráter classificatório e eliminatório. Isso significa que  é necessário acertar um mínimo de questões para ser aprovado.

A prova objetiva possui 120 questões e os candidatos devem escolher entre “Certo” ou “Errado” para cada resposta. A prova é dividida em blocos temáticos e estes por sua vez se dividem em três:

  • Bloco I: português, informática, raciocínio lógico, física, geopolítica, língua estrangeira e ética e cidadania;
  • Bloco II: legislações do trânsito;
  • Bloco III: direito constitucional, direito penal, direito processual penal, direito administrativo, direitos humanos, legislação especial.

Além da prova objetiva, a primeira etapa do concurso da PRF também conta com uma prova discursiva.

É necessário alertar que essa prova discursiva só será corrigida se a nota da prova objetiva estiver entre as 6 mil melhores. Essa avaliação também possui caráter classificatório e eliminatório.

As questões avaliadas na prova discursiva são:

  • Conhecimento do tema;
  • Escrita;
  • Capacidade de expressão;
  • Uso da norma culta da Língua Portuguesa;
  • Coesão textual;
  • Coerência Textual.

O que é proibido na prova da PRF?

Existem algumas regras específicas que precisam ser respeitadas durante a prova. Por exemplo, você não pode responder a prova de lápis, o correto é usar uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Também não são permitidos borrachas, marca-texto ou lapiseiras. 

Também não são permitidos nos locais de prova: aparelhos eletrônicos, boné, gorro, óculos escuros, protetores de ouvido e recipientes que não sejam fabricados em materiais transparentes.

Agora você já sabe como funciona a prova do concurso da PRF e como deve se preparar para ela. Não esqueça de usar essas informações para montar seu cronograma de estudos para arrasar na sua prova.

Caso você não saiba, o concurso da PRF  tem validade de 2 anos e este tempo é contado da data de homologação, podendo ser prorrogado.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.