Veja os 5 livros indispensáveis sobre educação financeira!

Separamos 5 livros importantes e de fácil leitura sobre educação financeira para você que tem interesse e deseja aprender mais sobre o assunto.

A psicologia por trás da educação financeira é extremamente abrangente e vai muito além do simples exercício de economizar parte do seu salário quando necessário.

Nesse sentido, observe que as circunstâncias e situações experênciadas ao longo da sua vida, tem forte impacto na maneira como você gasta seu dinheiro.

Sendo assim, uma autoanálise se faz importante, para que assim você consiga entender o motivo por trás dos seus gastos e, principalmente, alocar o seu dinheiro de maneira mais prudente.

O que é educação financeira?

A princípio, educação financeira, basicamente, consiste no ato de entender melhor como gastar o seu dinheiro. Por essa razão, não é necessário explicar a importância do dinheiro quando se vive em sociedade.

Entretanto, entender como despendê-lo é essencial para que se leve uma vida mais tranquila e com menos preocupações. Portanto, aprender a utilizar corretamente o seu capital se torna a principal premissa da educação financeira.

Dada a importância desse assunto e sua amplitude, muitos autores se dispuseram a falar a respeito desse tema. Logo, nos dias de hoje, possuímos diversos livros publicados que nos ensinam de forma simples e didática como nos educarmos financeiramente.

Inclusive, falaremos justamente sobre isso nesse artigo. Então confira abaixo, 5 livros essenciais sobre educação financeira que te ajudarão gastar seu dinheiro de maneira mais responsável e consciente.

1. Pai rico e pai pobre

À primeira vista, nesse livro best seller escrito por Robert Kiyosaki, acompanhamos a história do pai de Robert, Ralph Kiyosaki (pai pobre), e seus ensinamentos passados ao longo dos anos. Dessa forma, seu pai, apesar de trabalhador e astuto, nunca conseguiu trazer estabilidade financeira para sua família.

Em contrapartida, o pai rico é retratado pelo melhor amigo do autor, um homem que adquiriu riquezas devido a forma com que lidava com o dinheiro. Com isso, o livro nos mostra como pessoas ricas ensinam seus filhos a prosperarem financeiramente e a perpetuarem essa riqueza.

2. Os segredos da mente milionária

Inicialmente, em “Os segredos da mente milionária”, de T. Harv Eker, o autor aborda diferentes tipos de mentalidades entre pessoas pobres e pessoas ricas. Segundo o autor, a forma com que lidamos com o dinheiro determinará se levaremos uma vida próspera ou não.

Acontece que, geralmente, a forma como pensamos em educação financeira já se encontra defasada. Sobretudo, por ter sido algo herdado dos nossos pais. Assim sendo, o autor nos convida a pensar diferente e a sairmos da nossa zona de conforto.

3. Me poupe

Leitura rápida, simples e necessária para quem quer aprender sobre educação financeira. De maneira prática, o livro aborda diferentes maneiras de fazer com que o seu dinheiro trabalhe por você.

Além disso, o livro mostra o que é preciso fazer para sair das dívidas, bem como alocar o seu dinheiro da maneira correta para que não falte no fim do mês.

4. Sonho grande

Primeiramente, o livro conta a trajetória de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira durante formação de um dos maiores conglomerados empresariais da atualidade.

Dessa forma, os 3 mosqueteiros, como são conhecidos, nos mostram um modelo de gestão pouco ortodoxo, focado na meritocracia, bem como simplicidade e na busca ininterrupta por redução de custos.

Simultaneamente, nos dão dicas importantes sobre como lidar com seu capital e a perder o medo de assumir riscos.

5.O poder da educação financeira (Robert Kiyosaki)

Por fim, mais um livro indispensável do grande autor, Robert Kiyosaki. Nessa obra, Kiyosaki nos leva a entender o motivo pelo qual é tão difícil abandonar velhos hábitos adquiridos na infância, mesmo que esses hábitos não nos levem a lugar algum.

Logo, tornar-se educado financeiramente baseando-se em preceitos antigos e ultrapassados, invariavelmente se torna um problema. Sob esse ponto de vista, o autor busca nos mostrar como é possível através da mudança de certos hábitos, ter maior controle sobre suas finanças e a permanecer financeiramente estável.

Então, o que achou? Gostou do artigo e deseja continuar com a leitura? Clique aqui e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.