Renegociação de dívidas: 4 dicas para você pagar as contas

Não está conseguindo pagar as dívidas? Então confira aqui como renegociar para ficar livre dos débitos!

O endividamento dos brasileiros é um fenômeno que tem crescido muito nos últimos anos. Mais de 62 milhões de pessoas não conseguem pagar suas dívidas e seguem tentando equilibrar as finanças.

A renegociação de dívidas pode ser a resposta para o brasileiro que deseja sair da situação de endividamento e voltar a ter estabilidade. Algumas pessoas não conhecem essa possibilidade e por isso continuam afundados em dívidas.

Para ajudar com esse processo, separamos algumas dicas que podem ajudar você a renegociar seus débitos e voltar a dormir tranquilo sabendo que sua conta bancária não está mais no vermelho.

Como renegociar minhas dividas? 

A renegociação é um ótimo caminho para limpar o nome sujo e garantir a liberdade financeira. Hoje em dia existem diversas possibilidades para realizar essa ação: feirões de negociação, conversar direto com o seu credor ou mesmo refinanciar a dívida. 

O ideal é que você entenda o tamanho da sua dívida e qual é a melhor maneira de lidar com ela.

Para te ajudar com isso, aqui estão quatro dicas que podem ajudar você na hora de pedir uma renegociação de dívidas. 

  • Saber o tamanho da sua dívida

Um dos passos que mais assusta, é encarar o valor da dívida. Isso porque enquanto você não encara os números o problema não é real, você pode ignorar e acreditar que não é tão grande assim. 

Mas para apresentar uma proposta de renegociação é muito importante saber quanto você está devendo. Para isso você deve entrar em contato com o credor e solicitar o valor dos débitos atualizados. Incluindo os juros e as taxas que podem estar incluídos.

  •  Entender as condições de renegociação

Quando se trata de negociar débitos é muito importante que você preste atenção nos detalhes.

Quando você for renegociar suas dívidas, é importante saber qual será o desconto sobre a dívida total. Se você for parcelar o valor, fique atento aos juros, pois, mesmo que a parcela mensal seja menor, pode haver o risco de sair mais caro, no longo prazo. 

Se em algum momento você achar que tem condições de pagar a dívida à vista, não seja tímido e peça um desconto maior. 

  • Analisar bem as propostas

Durante a renegociação o agente financeiro vai apresentar uma proposta inicial para você. Uma dica importante é evitar aceitar propostas que não se encaixam com a sua condição financeira.

Não tenha vergonha e questione cada valor, taxa ou cálculo que ainda não esteja claro para você. 

  • Tenha cuidado para não fazer novas dívidas

Depois de negociar e quitar as dívidas é bom lembrar de pedir ao credor um documento comprovando o pagamento total. Dê uma olhada no Serasa e cheque se seu nome está limpo.

Agora com a saúde financeira em dia, a sua missão é não cair em armadilhas que possam lhe endividar novamente. 

Corte gastos desnecessários, faça renda extra e assim que for possível comece a guardar dinheiro para a sua reserva de emergência, isso vai garantir que você esteja preparado para qualquer imprevisto.

Deu pra entender como é importante renegociar suas dívidas e sair do vermelho? Então se organize e dê o primeiro passo rumo à estabilidade financeira. Boa sorte!

Assine nossa News later e fique por dentro de todos os concursos do Brasil! Entre também no nosso canal do telegram e receba notícias diárias! 

Receba novidades pelo Canal do Telegram

Você também precisa ler:

 

5 dicascomo arrumar empregocomo aumentar a produtividade hojecomo melhorar a produtividade no trabalhoComo renegociar minhas dívidasempregoempregos abertosempregos abertos hojeempregos abertos no exteriorempregos atuaisempregos de hojeestágio na Caixaestágio na Caixa Econômica Federalfeira de emprego e estágio no Senacfeira de emprego e estágio SENAC RJfeira de empregosfeira de estágiosfeira virtual de empregofeira virtual de emprego e estágiomelhorar a produtividadeNegociaçãooportunidade de vagasoportunidadesoportunidades de empregosPagar as contasprodutividade no trabalhoRenegociação de dívidasSaúde financeiratrabalhovaga de emprego atualvagas de empregovagas de emprego em spvagas de emprego exteriorvagas de emprego rjvagas de empregosvagas de hojevagas em empregovagas hoje