Recipiente plástico no micro-ondas é danoso, diz pesquisa

Você sabia que esquentar comida em potes de plástico no micro-ondas pode liberar bilhões de partículas de plástico nos alimentos? Saiba mais!

Recentemente foi divulgado que potes de plástico no micro-ondas liberam bilhões de partículas, de acordo com cientistas.

Você costuma esquentar comida em potes de plástico no micro-ondas? Se sim, você pode estar ingerindo bilhões de partículas de plástico que se soltam dos recipientes e contaminam os alimentos.

Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Universidade de Nebraska-Lincoln (EUA), publicada na revista Environmental Science & Technology (acs.org).

Como o plástico no micro-ondas se solta?

Os pesquisadores analisaram recipientes de alimentos para bebês fabricados com polipropileno e polietileno, dois tipos de plástico aprovados como seguros para uso pela FDA (Food and Drug Administration), a agência reguladora dos EUA.

Eles colocaram diversos líquidos nos recipientes, como água, leite e suco, e os aqueceram por três minutos em um micro-ondas de 1.000 watts.

Em seguida, eles mediram a quantidade de microplásticos (partículas com pelo menos um milésimo de milímetro de diâmetro) e nanopartículas de plástico (ainda menores) que se soltaram dos recipientes e foram para os líquidos.

Experimentos feitos

De acordo com o experimento quando recipiente de plástico é aquecido, especialmente no micro-ondas, o aumento da temperatura pode causar a liberação de pequenas partículas do plástico.

Essas partículas são liberadas no ar e podem entrar em contato com os alimentos ou líquidos que estão dentro do recipiente de plástico.

Portanto, se você aquecer comida ou líquidos em um recipiente de plástico inadequado, essas partículas de plástico podem ser transferidas para o que você está consumindo.

Quais são os riscos dos microplásticos para a saúde?

Ainda não está claro qual é o impacto dessas partículas plásticas microscópicas no nosso organismo.

Pesquisas mostraram que elas podem ser potencialmente prejudiciais para o organismo humano e para processos biológicos essenciais.

Além disso, os nanoplásticos podem atravessar as membranas celulares e alcançar lugares que não deveriam, como o cérebro.

Os cientistas alertam que é preciso desenvolver novos tipos de plásticos que não liberem essas partículas, ou pelo menos rotular os produtos que contêm microplásticos ou nanoplásticos.

Enquanto isso não acontece, a recomendação é evitar colocar recipientes de plástico no micro-ondas.

Como esquentar comida no micro-ondas sem usar plástico?

Uma alternativa mais segura para esquentar comida no micro-ondas é usar recipientes de vidro ou cerâmica, que não liberam partículas nocivas.

Também é importante verificar se o recipiente é próprio para uso em micro-ondas, pois alguns materiais podem conter metais ou substâncias químicas que podem reagir com as ondas eletromagnéticas.

Outra dica é cobrir os alimentos com papel toalha ou papel manteiga, em vez de filme plástico, para evitar o contato com o plástico.

Comentários estão fechados.