Os novos termos de privacidade do Zoom e os desafios da IA

Saiba como o Zoom está usando a inteligência artificial para oferecer novos recursos aos seus usuários e quais são os riscos dessa tecnologia.

O Zoom, um dos aplicativos de videoconferências mais usados durante a pandemia, fez algumas mudanças na sua política de privacidade depois de lançar recursos que usam inteligência artificial (IA).

Um desses recursos é uma ferramenta de IA que faz um resumo das reuniões que o usuário não pôde participar.

Essa e outras funções que usam IA mostram que a plataforma quer explorar um novo mercado no futuro.

Como a política de privacidade do Zoom mudou?

Para oferecer esses recursos, o Zoom precisa coletar alguns dados pessoais e relatórios de desempenho dos usuários para melhorar a sua IA.

Isso gerou preocupação entre os especialistas em cibersegurança e privacidade, pois um dos novos termos de serviço diz que o usuário concorda em fornecer dados para aprendizado de máquina (machine learning, em inglês).

Dessa forma, isso significa que os dados dos usuários podem ser usados para treinar e aperfeiçoar a IA do Zoom.

Segundo o site Hacker News, os dados dos usuários podem ser usados para ensinar os algoritmos e modelos de IA do aplicativo.

O Zoom disse que os usuários têm a opção de não usar os recursos de IA generativa e de não compartilhar seus dados com o Zoom para melhorar o produto.

“Os clientes do Zoom escolhem se ativam recursos de IA generativa e compartilham separadamente o conteúdo do cliente com o Zoom para melhorar o produto”, afirmou um representante da plataforma.

Termos de privacidade do Zoom

Veja abaixo um trecho de um dos termos:

termos de privacidade zoom
Novos termos de privacidade zoom.

A plataforma garante que os usuários que usam ferramentas generativas recebem um aviso para aceitar o uso dos dados para treinamento de IA.

Se não aceitarem, devem sair da reunião ou desativar o recurso experimental.

Quais são os benefícios e os riscos da IA na paltaforma?

A inteligência artificial da plataforma pode trazer vantagens para os usuários, como melhorar a comunicação, a produtividade, a experiência e as funcionalidades.

Por exemplo, a ferramenta de IA que faz um resumo das reuniões pode ajudar os usuários a se informarem sobre o que foi discutido sem precisar ver o vídeo todo.

Mas a coleta e o uso dos dados dos usuários também podem trazer riscos à privacidade e à segurança. Os dados podem ser vazados, atacados, usados indevidamente ou acessados sem autorização por terceiros.

Além disso, os usuários podem não ter controle sobre como seus dados são processados, compartilhados ou armazenados pelo Zoom ou por seus parceiros.

Por isso, é importante que os usuários saibam das consequências da política de privacidade da plataforma e dos recursos de IA que usam.

É aconselhável que os usuários leiam com atenção os termos de serviço antes de aceitá-los, verifiquem as configurações de privacidade e segurança do aplicativo e decidam quais dados querem compartilhar ou não com a plataforma.

Comentários estão fechados.