Plano de negócios: porque seu empreendimento precisa de um?

O plano de negócios é um item indispensável para o empreendedor. Confira como criar um e entenda a importância dele para o seu negócio.

O plano de negócios é um item indispensável para o empreendedor, é através dele que você vai explicar para possíveis investidores do que se trata o seu negócio e porque vale a pena investir nele.

Quando um empreendedor tem um bom plano de negócios, é possível saber quais são as oportunidades de crescimento do empreendimento, se vai haver espaço para ele no mercado. Também é possível determinar quais serão os custos necessários para tirar o negócio do papel.

É através do plano que as orientações para a execução dos trabalhos serão dadas. Quais metas precisam ser atingidas e em quanto tempo espera-se que isso aconteça. Basicamente o plano de negócios é a semente de um empreendimento que precisa ser plantada em solo fértil.

Você também precisa ler:

Qual o principal objetivo de um plano de negócios?

Um plano de negócios é como um cartão de visitas, através dele os possíveis investidores vão compreender as razões pelas quais as pessoas vão comprar o produto que você está oferecendo.

Muito além das questões de custos e receitas, um plano vai mostrar qual o propósito do seu empreendimento, quais valores ele agrega.

Por isso, um plano de negócios bem construído costuma abrir portas para quem está em busca de investimentos. O empreendedor que tem uma ideia de negócio mas não possui o capital inicial, vai precisa ter um bom plano de negócios à mão.

Mas para quem você deve mostrar o seu plano de negócios? Bom, para todos os que possam se interessar pelo seu empreendimento. Investidores, bancos, possíveis sócios, até mesmo para os futuros clientes.

Como o plano vai ajudar meu negócio?

Com um cronograma bem definido dentro do seu plano, você terá um maior controle sobre as metas e prazos que precisam ser fechadas para que o negócio possa começar. Especialmente sobre questões envolvendo metas a longo prazo, já que estas são as mais delicadas.

No plano você vai pesquisar sobre os obstáculos que podem ser encontrados pelo caminho e como evitá-los. Compreender melhor o seu ramo de atividade e quais ações de marketing podem ser usadas no seu caso. Além de compreender os aspectos financeiros que tornam o seu negócio viável.

Quais os elementos que devem compor meu plano?

  • Capa: Lembre que a primeira impressão é a que fica;
  • Indíce: Para que as pessoas encontrem informações rapidamente;
  • Sumário executivo: Para que você possa vender seu negócio em alguns parágrafos;
  • Descrição do empreendimento: Nesta parte você vai descrever os detalhes físicos da empresa. Terreno, fachada, plantas, lembre sempre de justificar suas decisões;
  • Produtos e serviços: Agora é o momento de explicar sobre o que se trata o seu negócio. Fale das vantagens do mercado e do seu diferencial;
  • Análise do mercado: Essas são as informações que você vai usar para alcançar o público alvo;
  • Estratégia de negócios: Nessa parte você fala como será o negócio, onde vai funcionar e como os clientes vão encontrar você;
  • Organização e administração: Quem vai cuidar da empresa? Como as decisões serão tomadas? 
  • Plano financeiro: Nesse tópico você detalha as despesas da empresa, desde o capital de giro ao pagamento dos funcionários;
  • Anexos: Aqui vão informações relevantes que não se encaixam nos temas acima.

Pronto! Agora você sabe como criar seu plano de negócios. Boa sorte.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Como fazer um plano de negóciosempreendedorismoPlano de negóciosPlano de negócios: Porque seu empreendimento precisa de um?