Golpes bancários: veja os mais perigosos e saiba como evitá-los

Os golpes bancários estão cada vez mais comuns e perigosos. Para você saber como evitá-los, separamos dicas interessantes. Confira!

Infelizmente muitas pessoas caem em golpes bancários diariamente. A cada dia os criminosos se aperfeiçoam mais e melhoram as suas técnicas de fraudes. Portanto, é importante tomar alguns cuidados para não cair nos ataques que resultam muita perda de dinheiro.

De acordo com uma enquete da PSafe, uma empresa de segurança cibernética, esses tipos de ações quase dobraram em 2022 em comparação com 2021. De janeiro a junho de 2022, foram registradas mais de 5 milhões de tentativas de golpe no Brasil. No mesmo período, em 2021, foram pouco mais de 2,5 milhões.

As medidas para os golpes bancários

O desenvolvimento tecnológico continua avançando para prevenir e evitar golpes bancários, porém, os criminosos não perdem tempo e desenvolvem novos métodos para explorar as vulnerabilidades encontradas nos sistemas.

Uma das práticas mais comuns é o envio de links falsos e maliciosos por e-mail, SMS e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. É importante estar atento e desconfiar do que recebe no seu celular.

Aqui estão alguns dos golpes bancários mais usuais de hoje e como evitá-los. Já é importante ressaltar que você nunca deve divulgar dados como senhas de cartões ou senhas de contas para outras pessoas.

Call center falso

Nesse tipo de situação, o criminoso costuma entrar em contato com a vítima por meio de uma chamada de uma central de atendimento, fazendo-se passar por funcionário do banco onde a pessoa tem conta.

Na ligação ele diz que a conta foi hackeada, clonada ou que representa compras suspeitas e pede que a vítima forneça seus dados pessoais e financeiros. O golpista também pede para a pessoa digitar a senha do cartão, isso é o suficiente para ter acesso à conta e retirar todo o dinheiro depositado.

A dica é desconfiar ao receber qualquer tipo de ligação. Os bancos não ligam para os clientes pedindo senhas, números de cartão ou transferências de dinheiro. Desligue imediatamente o telefone e entre em contato com o banco pelos canais oficiais para explicar a situação.

Roubo de senha

Um dos golpes bancários mais conhecidos é o roubo de senhas. Os criminosos podem, por exemplo, fingir ser um funcionário do banco e olhar o momento em que o cliente coloca a senha do cartão no caixa eletrônico. Outra coisa que eles podem fazer é roubar o celular e olhar o bloco de anotações, e-mails e trocas de mensagens para tentar achar a senha em algum lugar.

Para evitar esta situação, preserve e guarde todas as suas senhas com todo cuidado. Evite anotá-las em locais de fácil acesso. Outro truque é escolher senhas diferentes para cada conta e definir combinações fortes, evitando a repetição de números e aniversários, por exemplo.

Motoboy falso

Esse é mais um dos golpes bancários bem parecido com o falso call center. Os criminosos ligam para você dizendo que seu cartão foi clonado. Eles pedem uma senha e informam que o cartão será cancelado por questões de segurança.

Os golpistas dizem que o banco em breve fornecerá um novo cartão e que um motoboy passará no endereço do cliente para recolher o cartão antigo. Para dar mais veracidade ao caso, até aconselham a vítima a cortar o cartão com uma tesoura, mas o microchip, mesmo neste caso, ainda pode ser usado.

Para evitar é simples, lembre-se que os bancos nunca pedem o cartão de volta, muito menos mandam levar para o seu endereço. Em caso de dúvida, desligue e não forneça os dados solicitados.

Links falsos

O envio de links falsos é um dos golpes bancários mais comuns devido à facilidade oferecida por diferentes canais de comunicação, como aplicativos de mensagens, e-mails, SMS e redes sociais.

Normalmente, os golpistas dizem que há um problema com a conta da pessoa e pedem as informações pessoais da vítima, incluindo senhas de banco.

Ao acessar o site, verifique se o endereço da página (URL) está correto e se há um  cadeado no lado esquerdo da barra de endereço. Não clique em links ou anexos de e-mails de remetentes desconhecidos e não forneça detalhes da conta.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.