Aparelho superaquecido: motivos e práticas para evitar

É comum ter algum aparelho superaquecido, mas é importante entender a causa do problema para evitar dano ao celular. Confira algumas dicas!

Ter um aparelho superaquecido ao carregar pode ser normal. Entretanto, diferente do que algumas pessoas pensam, isso pode danificar o celular, o notebook e o tablet, por exemplo.

No momento de carregar é, sim, comum que o aparelho ou o carregador esquentem. O sinal de alerta é quando isso se torna frequente. Isso porque esse superaquecimento pode avariar os produtos e levar a grandes e inesperados prejuízos. 

Por isso, é importante entender como agir nessas situações. Separamos algumas dicas que podem ajudar você. Confira!

Veja como evitar aparelho superaquecido

Primeiro, é fundamental que entenda o motivo para o aparelho superaquecido, assim, conseguirá resolver na raiz do problema. Isso evitará que volte a acontecer. Existem várias razões para isso e estão relacionadas a diferentes componentes que envolvem o carregamento.

O carregador está danificado ou é incompatível

Seu carregador pode estar danificado internamente, seja no cabo ou na fonte. Esse dano pode fazer com que a energia elétrica se dissipe com calor, assim, aquece os fios e a entrada do dispositivo.

Além disso, o carregador pode não ser adequado para o seu telefone. Cada smartphone ou outro dispositivo possui uma tensão e potência específica necessária para o carregamento. Então, se o seu carregador não tem essas especificações e entrega mais ou menos carga, é o seu aparelho eletrônico que vai pagar o preço.

Nesse sentido, o melhor a se fazer é sempre usar o carregador original do seu aparelho, já que as configurações são padrões.

Bateria

Outro motivo para o aparelho superaquecido é a bateria. Afinal, ela possui uma certa vida útil e, geralmente, é medido em ciclos de carregamento, determinado pelo uso e carga total. Por isso, é importante entregar seu aparelho a um técnico que possa identificar o problema e possa resolvê-lo por um preço menor do que a compra de um novo dispositivo eletrônico.

Tomadas

Outro causador de aparelho superaquecido pode ser a tomada em que você conecta o carregador. Pode não estar aterrado, fornecer uma corrente diferente e até ter um contato ruim. Além disso, é possível que vários dispositivos já estejam conectados ao mesmo espaço, usando benjamim.

Portanto, evite colocar o dispositivo em uma tomada cheia de outras conexões. Caso não, chame um eletricista para analisar os fios.

Dicas rápidas para o aparelho superaquecido:

  • Desative os recursos não aplicados;
  • Remova aplicativos e arquivos que não são usados ​​com frequência;
  • Evite usar aplicativos pesados por períodos muito longos;
  • Reduza o brilho da tela;
  • Retire a capa do celular.

Como resfriar o celular rapidamente? Instale o aplicativo de monitoramento de uso do dispositivo de segurança Dfndr, um aplicativo de segurança gratuito para Android. Ele tem um recurso interessante de CPU que envia alerta caso seu dispositivo superaqueça e fecha aplicativos que pesam seu telefone.

Uso indevido

Por fim, se nada disso funcionar o aparelho superaquecido mantiver, tente não usá-lo enquanto estiver carregando. Assim, a bateria é poupada de empenhos desnecessários. Afinal, o carregamento costuma demorar alguns minutos, mas é só esperar.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.